TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Democracia e Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Democracia

A democracia põe em prática os direitos humanos, estabelecendo o respeito às normas para que cada indivíduo tenha a liberdade individual.

Ao se referir a democracia como antiga, quando as decisões eram tomadas nas praças, e democracia moderna, é interessante quando o texto cita que após um tempo “a praça desaparece, mas não o poder”. (pág 6.).

Ao ligar o poder à democracia, os interesses podem causar problemas. A ideia da democracia também é garantir a igualdade, mas a partir do momento que o poder é obtido, grupos específicos podem ser favorecidos.

A ética deveria ser um exemplo num país democrata, mas a partir do momento em que o poder é usado para apenas um lado, a ética está sendo deixada de lado.

A democracia garante a liberdade e a ética é o dever do cidadão, respeitando as normas estabelecidas pela sociedade que convive.

A ética existe em diversos meios, mas no contexto profissional torna-se primordial. Isto vale para a organização na gestão da empresa e para os funcionários. Os funcionários já agem com ética de acordo com a sociedade que vivem, as empresas precisam criar o ambiente para atrair os colaboradores e fazer com que a ética e a responsabilidade social seja vista externamente, pois colabora com o desenvolvimento.

Desenvolvimento sustentável e Gestão Socioambiental

O papel da empresa na sociedade é um tema intensamente discutido na atualidade e que influencia diretamente na vida das pessoas e nas estratégias das organizações. No início deste século, nota-se a crescente valorização de uma nova postura empresarial, voltada não só para obter lucros, mas para o relacionamento com a sociedade em geral e para os impactos gerados sobre a mesma.

A partir da Revolução Industrial e nas décadas que a seguiram, as atenções estiveram voltadas para o fator financeiro, enquanto as demais formas de capital pareciam não merecer atenção. Recentemente, essa imagem está sendo questionada, à medida que a degradação ambiental e os desequilíbrios sociais entre nações e grupos humanos começam a apresentar as contas a serem pagas pelas futuras gerações. Fatos como o aquecimento global, mudanças climáticas, conflitos por fontes de energia e violência urbana passaram a influenciar a qualidade de vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com