TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fixamento - Democracia Participativa: Instrumento Contributivo Ao Desenvolvimento Político Sustentável

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

FIXAMENTO

Titulo: Democracia Participativa: Instrumento Contributivo Ao Desenvolvimento Político Sustentável

Autores: Daiana Felix de Oliveira e Luciana de Vasconcelos Gomes Monteiro

Ano de Publicação: 2017

Artigo Disponível em: https://www.conpedi.org.br/publicacoes/roj0xn13/42q5qa76/B7hh9588t66A1qqZ.pdf

Introdução

O trabalhado das autoras baseia-se na abordagem sobre a democracia em sua classificação e aspectos históricos, procura mostrar a necessidade acerca da representatividade atual. Percebe-se que o sistema eleitoral brasileiro se tornou insuficiente para o desenvolvimento democrático, modo pelo qual se compreende a democracia participativa como forma para o desenvolvimento de uma politica sustentável, especialmente para o combate da temática da corrupção.

Segundo elas o surgimento da democracia nos remete aos tempos passados, tendo o surgimento na Grécia antiga, porem, ao longo dos tempos passou por varias modificações tanto para melhor quando para pior, contudo foi a partir do século xx que muitos países principalmente europeus encontravam-se utilizando o sistema democrático.

Desenvolvimento

O termo democracia nos remete ao “governo do povo”, mas tal expressão se conceitua de forma mais extensa é em muitos aspectos, como a igualdade e da liberdade. Nesse sentido, José Afonso da Silva afirma ”a democracia não possui apenas um conceito abstrato e estático, mas configura um processo politico que tem o seu cerne na vontade popular, marcado pelo povo conquistando os seus direitos fundamentais a cada governo” (silva 2010).

A temática da democracia esta estritamente ligada ao conceito de povo, já que é o povo quem da legitimidade ao poder politico do Estado. Mas o que quer dizer “povo” as autoras usam um conceito defendido por Abraham Lincoln em 1963 “são aqueles detentores do poder, titular da soberania politica”. Alguns autores clássicos dizem que o povo tem um papel secundário no precoce democrático, pois eles não governam literalmente ainda mais em países como o Brasil que os governantes atuam como representantes políticos da maioria são eleitos pelo povo que em tese teriam que governar para os mesmo, mas essa e uma realidade não compartilhada em nosso país.

Conclusão

Portanto, o presente artigo nos esclarece como surgiu a democracia, sua modificação ao longo da historia e alguns aspectos, nos mostra como ainda estamos um pouco longe de alcançarmos a verdadeira democracia, tema esse que sucinta sempre em nosso meio ainda mais depois da deflagração da operação lava jato que expos uma corrupção nos mais altos escalões da politica brasileira, políticos esses que deveriam ser exemplos para que o nosso país crescesse e alcançando a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.

Critica

Ao analisar o presente artigo percebe-se que as autoras atentaram a mostrar todo o contexto do assunto, mostrando a democracia desde sua concepção ate os dias de hoje, mostrando também suas divisões e classificações colocando assim a importância de uma maior participação da sociedade para exercer de fato a democracia.  O titulo faz jus ao artigo pois necessitamos de uma maior participação da sociedade na politica e o sistema eleitoral se mostra pouco eficaz para realizar essa participação direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com