TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISTÂNCIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul CEP 64001-280 – Teresina PI

Sistemas de Apoio a Decisão Exercícios

João Bosco Ferreira Chaves; Polo Campo Maior

1) Quais são as principais funções de um gerente em uma organização?

Supervisionar o trabalho de outras pessoas, direcionar esforços e acompanhar resultados, elo de ligação entre o operacional e o estratégico, precisa de ferramentas para planejar, organizar, executar e monitorar.

2) Explique as principais atribuições dos gerentes nos três níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional).

Operacional – os gerentes são responsável pela sua supervisão, isto é, ele supervisiona se as tarefas estão sendo executadas.

Tático – os gerentes se comunicam com o nível estratégico, passando informações sobre o andamento da produção.

Estratégico – Os gerentes cumprem as ordens deste nível.

3) Quais são as funções do administrador, segundo a visão de Fayol?

• Prever e planejar (nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)

• Organizar (o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)

• Comandar (o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)

• Coordenar (o gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)

• Controlar (o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização

4) O que é uma hierarquia?

É a forma com que os recursos e pessoas são organizados conforme as regras da organização e as relações de autoridade. A hierarquia pressupõe uma estrutura de poder, onde a divisão organizacional inferior se reporta à superior.

(ROBBINS, 2001).

5) Como se caracterizam cada tipo de decisão segundo o nível da organização?

Nível Operacional - as decisões são caracterizadas por curto prazo, para resolverem problemas operacionais normalmente onde envolve um baixo grau de complexidade.

Nível Tático - as decisões são caracterizadas a médio prazo e consideram a implementação das estratégias elaboradas pelo nível estratégico da organização.

Nível Estratégico -

6) Explique as cinco fases do processo de tomada de decisão.

1- Identificação do problema ou oportunidade - Tudo começa com um problema, uma frustração, interesse, curiosidade. Há uma necessidade de se ultrapassar este obstáculo, encontrar uma solução para este problema.

2- Diagnóstico –Conhecer as causas e as consequências do problema. Técnicas mais conhecidas são: Diagrama de Ishikawa, Principio de Pareto.

3- Geração de Alternativas - algumas das técnicas disponíveis para a geração das possíveis alternativas de solução aos problemas identificados são a técnica de brainstorming, a de brainwriting e o método do delineamento de problemas organizacionais, chamado também de MDPO.

4- Avaliação de Alternativas – Identificar, avaliar e escolher: analise as vantagens e desvantagens, árvores das decisões, análise de campo força, ponderação por critérios, análise de ponto de equilíbrio.

5- Avaliação de Decisões – serve para avaliar se o que foi planejado está seguindo o rumo correto, caso não esteja se reinicia o ciclo do processo para resolver problemas, o ciclo de resolver problema se completa quando a decisão é implementada e seus efeitos são avaliados, racionalidade e intuição no processo de tomar decisões.

7) Diferencie os modelos de tomada de decisão individual e organizacional.

Decisão Individual: Algumas decisões requerem rapidez e responsabilidade rapidamente definida pela decisão tomada ou ainda quando se considera a experiência do decisor, a intuição, em determinado assunto, o que é considerado inconscientemente na escolha das alternativas para a posterior decisão, nesses casos uma decisão individual pode ser muito eficiente. Entretanto, uma decisão individual pode ser limitado e não conseguir avaliar dos os aspectos do problema.

Decisão Organizacional: Barnard (1979) apresentou um conceito de organização que considera a união de duas ou mais pessoas que possuem objetivos em comum e que cooperam para que aquele objetivo seja atingido. Assim, se transportarmos esse conceito para os modelos organizacionais de tomada de decisão, estes tratam em essência da decisão em grupo.

8) Quais as principais técnicas e ferramentas aplicáveis à análise de decisões? Quais suas características principais?

Soft System Methodology (SSM) - Essa metodologia procura enriquecer a compreensão de uma determinada situação, sem se preocupar diretamente com a resolução algorítmica de um problema.

Desenvolvimento de opções estratégicas e análise – SODA (Strategic Options Development and Analysis) (1989 apud ROSSONI, 2006) afirmam que a metodologia SODA vai além da SSM. Seu início consiste em uma técnica chamada mapeamento cognitivo, que se encaixa dentro de uma metodologia fechada, a SODA. A técnica tem como origem a psicologia cognitiva, que se detém na preocupação em compreender como os seres humanos pensam e raciocinam a respeito de suas experiências.

Mapas Cognitivos - Eden (1989 apud ROSSONI, 2006) afirma que um mapa cognitivo pode ser usado para captar as visões das pessoas para desenvolver um modelo explícito dessas visões. Esses mapas são utilizados para se entender os elementos do pensamento de uma pessoa ou grupo. Tais ferramentas foram construídas para ser usadas por analistas durante entrevistas, com o objetivo de capturar as ideias do entrevistado. Eden (1989 apud ROSSONI, 2006) afirma que um mapa cognitivo pode ser usado para captar as visões das pessoas para desenvolver um modelo explícito dessas visões. Esses mapas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com