TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCUMENTAÇÃO DE PROJETO

Por:   •  4/7/2017  •  Resenha  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

DOCUMENTAÇÃO DE PROJETO

Documento Inicial

SHV Gas Brasil

Versão:        0.1

Data:        xx/xx/2007


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. CONTEÚDO DO DOCUMENTO        3

3. CONFIDENCIALIDADE        3

4. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA        3

5. O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA        4

5.1. Atividades de Preparação da empresa        5

5.1.1. Comunicação e Sensibilização dos colaboradores        5

5.1.2. Capacitação da equipe de IC        5

5.1.3. Definição da missão e dos objetivos de IC        5

5.1.4. Estruturação da área e definição da equipe de IC        6

5.1.5. Definição e Implantação de Sistemas de Informação        6

5.1.6. O processo de IC        6


  1. Introdução

A Dupla Consultoria Ltda tem o prazer de apresentar o Documento inicial do Projeto Diagnostico e Desenho de Processo de Inteligência Competitiva para a SHV Gas Brasil, com o foco na Diretoria de Marketing, de forma a viabilizar a confecção de produtos de inteligência que subsidiem a tomada de decisão desta diretoria e da empresa. Salientamos que este recorte para a Diretoria de Marketing está sendo realizado por solicitação do cliente.

  1. Conteúdo do Documento

Este documento tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre Inteligência Competitiva para dar a SHV Gas Brasil um entendimento melhor sobre o processo e produto de IC que está sendo desenhado e produzido.

  1. Confidencialidade

As informações contidas neste documento, referentes às metodologias utilizadas, são de propriedade intelectual da Dupla Consultoria Ltda. Estas informações não podem ser reproduzidas sem a prévia autorização da mesma.

Todas as informações obtidas individualmente nas entrevistas e questionários são sigilosas, não podendo ser alvo de divulgação nominal, sendo para uso exclusivo da Consultoria nos pontos de análise.

Todas as informações contidas neste documento a respeito de informações internas e de operações da SHV Gas Brasil são de propriedade da própria empresa, não podendo ser alvo de divulgação.

  1. Inteligência Competitiva

As organizações vêm tentando manter-se em posições de destaque no mercado em que atuam. Algumas com processos bem estabelecidos de entendimento do ambiente de negócio em que estão inseridas e outras agindo por “sentimentos”. Com a globalização dos mercados, essas mesmas organizações têm entendido que é preciso haver um relacionamento sintonizado entre elas e o seu ambiente de negócios. A identificação clara das ameaças e oportunidades que este ambiente apresenta, não apenas para a própria organização, mas também para seus concorrentes diretos, e a obtenção do conhecimento acerca das forças e fraquezas desses mesmos concorrentes, contribui de forma significativa para um planejamento estratégico adequado a essa nova perspectiva.

Portanto, para que conquistem e mantenham uma posição de vantagem no mercado é necessário que possuam um processo de análise de informação, com recomendações, que chamamos de inteligência competitiva - IC, e que nesse contexto assume um papel estratégico importante dentro do processo de obtenção, pela organização, de um conhecimento contínuo, e cada vez mais preciso, sobre o seu ambiente de negócios influenciado por variáveis políticas, sociais, econômicas e tecnológicas.

  1. O Processo de Inteligência Competitiva

A implantação de um processo de Inteligência Competitiva altera a cultura de uma organização, pois altera a hierarquia de poder. Por ser um processo que trabalha diretamente com análise de informações possui um enfoque diferente dos processos tradicionais da organização, e, portanto é necessário prepará-la adequadamente quanto às mudanças culturais e estruturais, para que as atividades a serem desenvolvidas não sejam mal interpretadas e nem interrompidas, garantindo o bom andamento do processo.

A figura 1 apresenta de forma esquemática o processo e os 6 (seis) sub-processos da Inteligência Competitiva, bem como as outras ações que têm que ser realizadas para garantir o sucesso desse processo, conforme mostrado a seguir: 1. Identificação de Necessidades de Inteligência; 2. Identificação de necessidades de Informação; 3. Coleta e armazenamento de informações; 4. Análise de informações; 5. Disseminaçao de produtos de inteligência e 6. Avaliação dos produtos de inteligência.

Conforme citamos acima, além destes sub-processos é necessário executar atividades que chamamos de preparação da empresa, conforme listado: Capacitação da Equipe de IC; Comunicação e Sensibilização dos colaboradores da empresa; Definição e implantação de sistemas de informação, Definição da missão e dos objetivos da Inteligência Competitiva, e a Estruturação da área e definição da equipe necessária para conduzir este processo.

[pic 3]

Figura 1: Processo de IC

Fonte: Gomes&Braga, 2005

A seguir vamos explicar resumidamente cada item da figura 1.  

  1. Atividades de Preparação da empresa
  1. Comunicação e Sensibilização dos colaboradores

É importante conscientizar a empresa da importância da informação competitiva, o que significa conscientizar os colaboradores internos da importância de participar do processo de IC, tanto como clientes quanto como fornecedores de informação relevantes à construção dos produtos de inteligência. Para tal costuma-se realizar um encontro com os principais executivos da empresa para obter seu engajamento desde o primeiro estágio do desenvolvimento deste processo até a contribuição para a estruturação de produtos de inteligência consistentes visando o sucesso das ações da organização.  Mesmo nas organizações mais motivadas é preciso mostrar que a direção reconhece a contribuição dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (123.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com