TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definiçao de Biotecnologia

Por:   •  24/3/2017  •  Resenha  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de biotecnologia

Biotecnologia é uma ciência aplicada que integra conhecimentos das Ciências Naturais e de Engenharia para o processamento de materiais e substancias por agentes biológicos para a obtenção de produtos e serviços.

A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:

  • bio significa vida
  • tecnos representa o uso prático da ciência
  • logos significa conhecimento

  

A Biotecnologia é um conceito muito amplo que pode ser separado em duas partes, são elas a:

  • Biotecnologia tradicional: que envolve, por exemplo, a produção de cerveja, a fabricação de queijo e iogurte e a seleção de plantas híbridas;
  • Biotecnologia moderna: que faz a aplicação dos conhecimentos da Biologia Molecular da Bioquímica e das Tecnologias de DNA Recombinante numa perspectiva da produção.

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA

INTRODUÇAO

É de conhecimento geral que, a biotecnologia é uma área multidisciplinar que utiliza princípios científicos como a microbiologia, bioquímica, genética, engenharia química, entre outros, no processamento de materiais por agentes biológicos (microrganismos, células, moléculas) com várias contribuições à sociedade para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura.

Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos que acompanha a produção de alimentos e bebidas os levando em sua composição, como queijos e cervejas. E serve também para pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares aprimorando técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.

Nisso vale ressaltar que contando que a biotecnologia é a mais promissora estratégia para elevar a produção mundial de alimentos e melhorar a qualidade de vida do homem.

DESENVOLVIMENTO

Embora pensemos a biotecnologia como uma tecnologia recente, sua origem pode ter ocorrido há mais de seis mil anos, a partir dos relatos de que os micro-organismos eram usados nos processos fermentativos para produção da cerveja e do pão. No entanto, as bases fundamentais da biotecnologia agrícola consideram a biologia molecular e as técnicas relacionadas como os eventos mais importantes da história da biotecnologia.

Num primeiro momento, a biotecnologia esteve centrada na questão da saúde humana e animal, em que se utilizou de micro-organismos para a fabricação de antibióticos. Relatos de culturas de células in vitro são datados da Segunda Guerra Mundial, quando cultura de Penicillum notarum era usada para a produção do antibiótico penicilina cuja ação como antibiótico foi descoberta por Alexander Fleming em 1929 (Bennett & Chung, 2001). Mas foi na década de 1970 que ocorreu o início das metodologias de uso do DNA recombinante e do sequenciamento do DNA que proporcionaram grandes avanços na ciência de plantas O estabelecimento de uma agricultura sustentável, que preserve o meio ambiente e proporcione segurança alimentar futura, é um fator primordial para o desenvolvimento da humanidade ante as mudanças climáticas e o declínio das reservas energéticas não renováveis. Diante das previsões de crescimento populacional mundial, atingindo nove bilhões de habitantes em 2050 (Ash et al., 2010), existe o desafio de criar métodos avançados e eficientes para aumentar a produção de alimentos e energia renovável sem, contudo, esgotar os recursos naturais.

Atualmente, o Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) fornece suporte financeiro para projetos que têm por objetivo promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil Entre esses projetos, estão em andamento estudos que visam à análise funcional de genes envolvidos na fotossíntese da cana-de-açúcar, ao aumento do teor de sacarose, à análise da biossíntese da parede celular, à obtenção de plantas que apresentem tolerância a seca, entre outros. O objetivo comum desses projetos é o desenvolvimento, em curto prazo, de tecnologias que permitam uma produção eficiente de energia renovável.

. Para aperfeiçoar a eficiência do uso da água na agricultura, a biotecnologia atua em duas frentes: no desenvolvimento de espécies tolerantes a seca, diminuindo a irrigação intensiva e conservando a água no solo, e no melhoramento genético de variedades para resistência a pragas e doenças, reduzindo a necessidade da utilização de produtos químicos nas lavouras.

Na produção de alimentos, a biotecnologia pode fornecer meios para o aumento da produção agrícola pela aplicação do conhecimento molecular da função dos genes e das redes regulatórias envolvidas na tolerância a estresse, desenvolvimento e crescimento, "desenhando" novas plantas (Takeda & Matsuoka, 2008). A transformação genética de plantas cultivadas possibilita a validação funcional de genes individuais selecionados, bem como a exploração direta dos transgênicos no melhoramento genético, visando à inserção de características agronômicas desejáveis.

Atualmente, a produção de transgênicos está difundida em praticamente todas as regiões agrícolas do planeta, e a adoção da biotecnologia pelos produtores atinge níveis nunca alcançados por outras tecnologias avançada, em toda história da agricultura. Em 2009, culturas modificadas geneticamente foram plantadas por mais de 14 milhões de agricultores, em 134 milhões de hectares, distribuídos em 25 países (James, 2010). O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior área cultivada com transgênicos no mundo, cerca de 21,4 milhões de hectares, atrás apenas dos Estados Unidos com 62,5 milhões de hectares (Isaaa, 2010). A razão desse indiscutível sucesso são os benefícios obtidos com a produção de plantas transgênicas resistentes a doenças e insetos, a redução no uso de defensivos e o aumento da produção.

Através da manipulação genética é possível modificar os processos alimentares existentes, o controlo de qualidade e o desenvolvimento de novos produtos.

 

Microrganismos

Matéria -  prima

Produtos

 

 

Bactérias lácticas

Couve-branca

Legumes

Leite

Soro lácteo

Carnes

Couve fermentada

Pickles

Iogurte, queijo

Requeijão

Chouriço, salsicha

Leveduras

Fruta

Vinho, vermute

Malte

Cerveja, whisky

Cereais

Pão

Cana-de-açúcar

Rum

Bactérias lácticas e leveduras

Vegetais

Cereais

Gengibre

Pickles

Pão ácido

Cerveja

Bactérias lácticas e bolores

Vegetais

Leite

Molho de soja fermentado

Queijo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (302.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com