TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição da Logística

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A definição da palavra Logística vem do grego “LOGISTIKOS”, derivado do latim “LOGISTICUS”, que se traduz como o cálculo e raciocínio no sentido matemático, e pode ser definida como:

O processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. (NOVAES, 2007, p.36)

Mesmo antes de receber um nome ou de sua definição aparecer, a logística sempre foi amplamente usada. A percepção de seu inicio se deu nas guerras, onde recursos como armamentos, alimentos e o deslocamento de soldados precisavam ser organizados previamente, pois erros poderiam ocasionar em grandes catástrofes. A partir de então, o ato de se organizar, executar e supervisionar começou a ser implantado em todas as áreas conhecida, desde uma simples vivência em família até grandes empresas.

E com a evolução através dos tempos, as tendências da atividade logística passaram a acompanhar o mercado empresarial que se modernizava a cada dia. A utilização do recurso logístico se atrelou a identificação e o controle de problemas que resultariam em redução de custos, redução de tempo e maior qualidade no prazo de entrega, a disponibilidade contínua dos produtos, melhor organização na gestão de pedidos, novas metodologias de custeio e incrementos em inovação tecnológica.

Entre todas as vias desta atividade, uma das mais fundamentais se resume na estocagem de produtos. O estoque pode ser considerado como o cerne, a parte intermediária da logística, já que é neste espaço que chegam os produtos fabricados e que depois saem para o consumo.

Desta maneira, o estoque de uma empresa necessita estar perfeitamente alinhado com as outras áreas para que a eficiência do processo funcione plenamente. Porém, com tempo e após incongruências acontecerem, percebeu-se que a mão de obra humana era muito falha para controlar esta parte vital da logística. Vindo disto, os empresários passaram a considerar investir em inovações tecnológicas para automatizar o controle de estoque, a fim de eliminar as falhas humanas.

Com este pensamento voltado a inovações tecnológicas, encabeçando as maiores e melhores empresas, o projeto apresentado neste trabalho tem como objetivo geral simular, através de um protótipo, a automatização do controle de estoque de produtos variados, representados aqui por cargas, que são compostas por caixas de fósforos. Este protótipo consiste em um robô cartesiano, que se movimenta sobre seus eixos horizontais e verticais, deslocando a carga para a armazenagem sobre prateleiras. A identificação das cargas se dará por leitura de código de barras impresso no mesmo, que também servirá para indicar a devida prateleira aonde deverá ser armazenado. Além disto, o projeto possui uma interface digital que fará a contabilização de entradas e saídas das cargas do estoque e supervisão do processo.

Para o desenvolvimento do projeto, chamado SAE (Sistema Automatizado de Estoque), o presente trabalho foi dividido em capítulos, facilitando sua compreensão:

No capítulo 1, é apresentada a fundamentação teórica do assunto. Seus subcapítulos incluem a menção de sistemas de automatização já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com