TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Economia

Por:   •  4/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

Definição de Economia

Os níveis de satisfação que o ser humano pode obter se encontram limitados por diversos fatores como o tempo, nossos rendimentos e o que podemos pagar por eles, estas limitantes recebem o nome de escassez; ao enfrentarmos a escassez devemos escolher entre as alternativas disponíveis, como sociedade devemos escolher entre saúde, segurança ou a educação, estas escolhas dependem dos incentivos.

Podemos dizer então que a economia é a ciência social que estuda tanto as escolhas que tomam as empresas, os governos e as sociedades para encarar a escassez ao igual que os incentivos que influem e justificam estas escolhas. A matéria divide-se em duas partes importantes:

A microeconomia e a macroeconomia.

Microeconomia: estuda as escolhas que fazem os indivíduos, empresas e governos.

Macroeconomia: é o estudo do funcionamento da economia nacional e da economia global.

Duas Grandes Economias

O que, como e para quem?

Os bens e serviços são produzidos para satisfazer as necessidades das pessoas. Os bens são objetos físicos. Os serviços são as tarefas realizadas pelos indivíduos ou empreiteiras.

Que?

O que produzimos muda com o tempo, há 70 anos atrás 25% dos norte-americanos trabalhavam em fazendas, esse número diminuiu para 3% hoje em dia. Isso é causado pela expansão do setor de Serviços.

Como?

Mediante a utilização de recursos que os economistas conhecem como fatores de produção que são:

A terra: são os recursos naturais nos que se engloba o chão, os metais preciosos, o petróleo, o gás, o carvão, a água e o ar, muitos destes recursos não são renováveis.

O trabalho: é o tempo e o esforço que a gente dedica a produzir bens e serviços. Em outras palavras é o esforço físico e mental. A qualidade da mão de obra depende do capital humano, que é o conhecimento das habilidades que a gente obtém a partir da educação a capacitação trabalhista e a experiência no trabalho.

O capital: são as ferramentas, instrumentos, máquinas e edifícios e outras construções para produzir bens e serviços.

Habilidades empresariais: É o conjunto de recursos que coordena e organiza a terra, o trabalho e o capital.

Para quem?

Os produtos e serviços que produzidos são para as pessoas que contam com um rendimento para os consumir. Um rendimento alto permite à pessoa adquirir uma quantidade alta de bens e serviços. Um rendimento baixo as confina a poucas opções e quantidades muito restringidas de bens e serviços.

Interesse próprio e interesse social

Quando as pessoas produzem um objeto ou serviço para satisfazer suas próprias necessidades sem tomar em conta a mudança estas provocam à sociedade; assim mesmo se diz que só se pensa no interesse próprio quando conseguimos satisfazer nossas próprias necessidades.

O interesse social é quando algo do que produzimos ajuda em parte ao desenvolvimento social.

Os economistas têm buscado um equilíbrio no qual o interesse próprio ajude também ao interesse social. Esta questão ilustra-se mediante dez temas muito controvertidos na atualidade que são:

Privatização

Com a queda do comunismo em países como Alemanha (com o acontecimento da queda do muro de Berlim o 8 de novembro de 1989) as pessoas tiveram mais opções de produção, um claro exemplo é a criação da empresa privada, as pessoas já não tinham que estar apegadas ao consumo da empresa pública.

Hoje em dia só Cuba, Coréia do Norte e Vietnã seguem sendo países definidos como comunistas.

Globalização

Conhece-se como a expansão do investimento e do comércio internacional.

Como parte da globalização os países desenvolvidos produzem hoje mais serviços e menos bens manufaturados. E os países em via de desenvolvimento produzem um volume maior de manufaturas.

Esta rápida expansão econômica na Ásia introduzirá novas mudanças na economia mundial, na medida na que os habitantes da China e de outros países asiáticos sejam mais ricos e comecem a viajar e a consumir mais bens e serviços produzidos em outras partes do mundo. Assim a globalização seguirá avançando a um ritmo acelerado.

Nova economia

Refere-se às mudanças econômicas como a revolução informática, a revolução industrial e a revolução agrária.

Os efeitos da nova era da informática estenderam-se rapidamente. As telecomunicações voltaram-se mais ágeis e baratas, a gravação de música tornou se mais fiel e menos cara e milhões de tarefas rotineiras que no passado requeriam de uma decisão e de uma ação humanas foram automatizadas.

Todos os novos produtos e processos não foram o resultado de um grande desenho ou de um plano econômico governamental; no entanto contribuíram ajuda ao avanço do interesse social.

Resposta econômica ao 11 de setembro

As mudanças mais drásticas ocorreram nos setores de transporte, turísticos e de segurança.

A maioria das viagens turísticas passaram de ser aéreas para se tornarem terrestres. Diminuíram as viagens internacionais.

As linhas aéreas perderam contratos e reduziram a compra de novos aviões, no entanto a venda de automóveis familiares e para todo tipo de terreno cresceu. Contrataram-se milhares de novos agentes de segurança e instalaram-se numerosos detectores de metal em todos os aeroportos do mundo.

Escândalos corporativos

Em algumas ocasiões a gente viola as leis em busca de seu interesse pessoal.

Tal comportamento é conforme com o interesse social.

HIV/AIDS

O custo do tratamento para esta doença é de aproximadamente 2700 dólares ao ano (o que excede os 7 dólares diários que ganha uma pessoa média na África) para o caso de venda dos países pobres o custo do medicamento se reduziu a cerca de 1200 dólares ao ano (isto é, a 3.30 dólares diários) séria do interesse social que os medicamentos fossem disponibilizados ao seu baixo custo de produção?

Extinção de bosques tropicais

Os bosques tropicais não fornecem de numerosos insumos para uma larga gama de bens, como sabões, anti sépticos bucais, shampoo, etc.

Devastação de árvores para o gado, a mineração e a extração de petróleo estão devastando o equivalente a dois campos de futebol por segundo.

Escassez de água

O 1 por cento da água da terra que está disponível para o consumo seria o suficiente se estivesse sendo distribuído nos lugares certos para o consumo humano.

No reino unido, a água é fornecida por empresas privadas. Nos Estados Unidos, são empresas públicas as que se encarregam de distribuir a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com