TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Economia

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Defina economia com base nos seguintes termos: escolha, escassez, e necessidades ilimitadas.

Economia como escolha: É a avaliação de benefícios e custos que implica a seleção de uma alternativa como prejuízo de outra. Ou seja, se consumimos mais de um determinado bem, consumimos mais de outro.

Economia como necessidade ilimitadas: Tem como objetivo satisfazer as necessidades humanas (Cultural, vestuário, alimentação e etc). Fazendo, o melhor uso dos seus recursos que são limitados, para satisfazer as necessidades ilimitadas – A qual se dá o nome de eficiência. Ou seja, é a utilização mais efetiva dos recursos de uma sociedade na satisfação dos desejos e necessidades da população.

A Economia como escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo de que os indivíduos necessitam ou desejam ter. Explicando: para produzir qualquer bem, é necessário ter recursos – terra, trabalho e capital. Entretanto, na sociedade, esses recursos são escassos. A escassez dos recursos, por sua vez, gera a escassez dos bens.

  1. Quais os problemas econômicos fundamentais e a quem cabe resolvê-los nos sistemas econômicos capitalista e socialista?

Os principais problemas econômicos fundamentais são:

*Inflação;

* Crise econômica ou de crescimento;

* Desemprego;

* O crescimento desordenado de alguns setores;

* Diferenças salariais;

* Vulnerabilidade externa;

* Dívida externa;

* Alto imposto sobre os bens públicos;

* Entre outros.

Os problemas econômicos existem em todas as sociedades não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política. Isso porque os recursos produtivos são escassos e as necessidades se renovam mesmo em países mais ricos.

Cabe ao Estado resolver os problemas econômicos em ambos tipos de governo.

Porém ele é tratado de forma diferente em cada tipo.

No Capitalismo a economia de mercado é baseada em uma sociedade de classes, dividida basicamente entre classe média e trabalhadores assalariados. Neste regime a propriedade dos meios de produção é privada.

A sua economia de mercado pode ser analisada por dois sistemas, sistema de concorrência pura (sem interferência do governo) e sistema de economia mista (com a interferência do governo).

Nos sistemas de concorrência pura predomina o laissez-fair: milhares de produtores e milhões de consumidores tem condições de resolver os problemas econômicos fundamentais, como que guiados por um “mão invisível” - isso sem a necessidade de intervenção do estado na atividade econômica.

Nos sistemas de concorrência mista basicamente, a atuação do governo justifica-se o objetivo de eliminar as chamadas de distorções alocativas e distributivas, e promover a melhoria do padrão de vida da coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com