TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição gerencial de Marketing

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES PARA REVISÃO DOS CONTEÚDOS

  1. Apresente a definição gerencial de Marketing.

o Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado.

  1. Quais são os elementos do Mix ou Composto de Marketing?

são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.

a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.

d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.

  1. Além dos 4 P´s de E.Jerome MacCarthy, há outros dois sistemas integrados de marketing que definem o inter-relacionamento dos elementos de marketing com o meio ambiente: os 4As de Raimar Richers e os 4Cs do professor Robert Lauterborn. Compare estes três sistemas, destacando as características de cada um.

Nos 4P’s o mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor).

Nos 4C’s é tudo focado ao consumidor, e como mantel fiel na teoria, praticamente completando os 4P’s.

Os 4 As são, basicamente, um sistema integrado que descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado) a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos

  1. Mercados que reúnem compradores / consumidores com perfis de preferências e exigências que se identificam com as características do produto ou serviço ofertado são denominados de Segmentação de mercado

Apresente os conceitos de:

  1. Marketing de Segmento: A segmentação do mercado é utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, na definição da sua estratégia, ao identificar o seu mercado alvo. Segmentar um mercado significa dividi-lo, ou seja, os consumidores são agrupados por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências homogêneas. Assim, a empresa poderá identificar e privilegiar um ou vários segmentos de acordo com a sua gama de produtos e objetivos.

  1. Marketing de nicho De nada adianta ter uma idéia em mente para desenvolver um negócio, se você não souber o nicho em que ele deve se enquadrar.Nicho é um mercado menor dentro de outro maior.Exemplos:Emagrecimento é um nicho dentro do grande mercado de Saúde.Futebol é um nicho dentro do grande mercado de Esportes.
  1. No caso do marketing local, a definição e o objetivo são os mesmos. O que o diferencia é o público-alvo, que reside ou trabalha geograficamente próximo ao negócio a ser divulgado.A eficácia do marketing local está no fato dele ser uma ferramenta que consegue enviar ao consumidor final as mensagens que ele gostaria de receber, sempre alinhadas com os seus hábitos e características culturais e econômicas definidas pela região na qual vive.
  1. Marketing Individual O Marketing Individual é o último nível de segmentação, pois nos leva ao segmento de um cliente, com necessidades, preferências e exigências próprias. O Marketing Individual é um modelo de segmentação muito utilizado no marketing de empresa para empresa, uma vez que, neste caso,  cada cliente representa uma parte significativa do faturamento da empresa.
  1. Quais os objetivos da realização de pesquisas de mercado em marketing?

 Conhecer o perfil do cliente: ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, dentre outros).Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos.Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for o caso, de terceirização das atividades.Serve, também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

  1. A chave de retenção de clientes é a satisfação de clientes. Cite algumas ações que podem reduzir o índice de abandono de clientes:

Buscar um desempenho superior à expectativa, podendo surpreender com o serviço oferecido, com o atendimento, demonstrar que se importa co m a vontade do cliente, pode-se adotar o encantamento com uma entrega rápida entre outras coisas, deve-se avaliar os comportamentos do comprador para se definir as melhores estratégias.

  1. Apresente o significado de Marketing de Relacionamento

De acordo com os especialistas, o marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com