TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição de cargos e tarefas

Por:   •  1/6/2017  •  Resenha  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

Acadêmica: Elisandra Frizzo da Rosa.

Curso de Administração - 4 º Semestre.

Disciplina de Administração de Recurso Humanos I.

Professora: Helênice Rodrigues Reis.

Pesquisa sobre Headhunter, Coaching, Mentoring e Universidade Corporativa.

HEADHUNTER.

Headhunter é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”, o papel do headhunter é o de buscar profissionais que tenham perfil e competências adequados para determinadas posições dentro da empresa, essa pessoa seleciona os melhores profissionais do mercado, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional, ele se torna um mediador entre empresa e profissional, buscando assim pessoas com o exato perfil que a empresa procura, é uma pessoa muito confiável e que possui muita credibilidade para obter a confiança do candidato e da empresa. O Headhunter tem que entender e conhecer bem a empresa e suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, função e muitas vezes até mesmo o perfil da pessoa que estará diretamente ligada ao candidato, para que ambos possam estabelecer um relacionamento duradouro, de confiança e acima de tudo de produtividade.

Não existe um treinamento ou uma faculdade que forme um headhunter, suas habilidades advêm de sua vivência e suas experiências anteriores em vários cargos e funções, sua ampla rede de contatos e seu poder de negociação, convencimento, argumentação e de ser um bom coach para ouvir os dois lados, empresa e candidato. O Headhunter precisa ter confiança em si mesmo, ter iniciativa e liderança, ser um empreendedor, ter boa comunicação, ser resiste a frustrações, saber administrar o seu tempo, ter concentração e foco, e tantas outras habilidades que um bom profissional deve ter.

Dificilmente um Headhunter seleciona alguém somente pelo currículo, ele literalmente caça os melhores, e existe uma grande probabilidade de os melhores estarem empregados, e em alguns casos o Headhunter faz propostas para que o candidato saia da empresa em que se encontra e paga uma “luva” ou mesmo maiores benefícios para que valha a pena sair de onde se encontra para se aventurar em outra empresa. O Headhunter também contribui para o baixo índice de turnover (rotatividade de pessoal) que gera um custo altíssimo para as empresas, pois uma excelente contratação traz, muitas vezes, resultados milionários para a empresa, já que cumprir metas, planejar novas ações, organizar a empresa e conseguir novos clientes são funções de pessoas de alta competência.

Já existem no Brasil, profissionais e empresas que se dedicam somente a essa área. As grandes companhias contratam seus executivos através do Headhunter, entre algumas se pode citar: Nestlé, Visa, Unimed, Embratel, Magazine Luiza, John Deere, Bayer, Bunge. Abaixo uma lista com algumas das empresas de headhunting que atuam no Brasil:

Michael Page - www.michaelpage.com.br
Robert Half - www.roberthalf.com.br
Hays - www.hays.com.br
Robert Walters - www.robertwalters.com.br
Fesa - www.fesa.com.br
Valuing - www.valuing.com.br
People Assets - www.peopleassets.com.br
Talenses – www.talenses.com
Robert Wong - www.robertwong.com.br
ABM Search - www.abmsearch.com.br
ASDP - www.asdp.com.br
 - www.fantozziassociates.com.br
GNext - www.gnext.com.br
ASAP - www.asapbrasil.com

COACHING.

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee), a evoluir em alguma área da sua vida, significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

O Coaching é um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras, visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, são individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee.

Um tipo de Coaching bastante procurado é o "Coaching de liderança", uma qualidade cada vez mais valorizada. No Coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Também se envolve na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes, já o coaching pessoal aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais, por isso é uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente.

Existem escolas de Coaching, que são especializadas em formar profissionais para aturar nessa área, que, diga-se de passagem, vem crescendo cada vez mais, existem cursos profissionais presencias, a distância e até mesmo online, mas como há uma grande variedade de empresas que oferecem esses cursos, é preciso ficar atento a quais são melhores cursos e que realmente forma profissionais capacitados para atuar, uma boa alternativa, é pesquisar referências nas redes sociais como LinkedIn, Facebook ou Twitter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com