TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Divida Publica

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CASTANHAL-FCAT

GABRIELA CASTRO OLIVEIRA

ADMINISTRAÇAO TRIBUTARIA

CASTANHAL-PA

2014

DIVIDA PUBLICA

Divida publica é quando o governo deve para entidades e para a sociedade. O governo toma o dinheiro emprestado para poder financiar parte dos seus gastos que não são cobertos com a arrecadação de impostos, ou para a gestão financeira – para alcançar controlar o nível de atividade, o crédito ou o consumo para captar dólares no exterior.

Os credores da divida, que compram os títulos, se preocupam com a capacidade estimada do governo em pagar os seus compromissos, quanto maior for a capacidade do governo de pagar a divida, menor serão os juros pagos pelo governo, mais da metade dos títulos públicos estão atrelados à taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Toda vez que o Copom eleva a Selic, crescem os juros pagos aos investidores que compraram esses títulos.

Um exemplo de divida publica é que no mês de Junho houve emissão liquida no valor de R$64,25 bilhões na divida pública federal. Deste valor, R$ 30 bilhões foram emitidos em forma de empréstimo para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

CREDITO PUBLICO

Representa o direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento administrativo denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vinculo jurídico de obriga o contribuinte ou responsável (sujeito passivo) a pagar o tributo ao sujeito ativo (estado ou ente parafiscal). O credito tributário não decorre da ocorrência da obrigação tributária principal. Para que o estado pode exigir o crédito tributário, é necessário que ocorra o fato gerador, e que o estado individualiza e quantifique o valor a ser pago, com o lançamento.  O estado pode obter crédito público de duas formas:

  1. Contraindo empréstimos de entidade publicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais;
  2. Emitindo títulos e colocando-os juros junto aos tomadores privados de um determinado mercado, está também é uma forma de empréstimo público.

Como exemplo

FISCALIZAÇÃO

Fiscalização refere-se às atividades da administração publica e de seus agentes visando a se fazer cumprir as obrigações da sociedade, é uma forma de controle que visa garantir eficiência, eficácia, efetividade e transparência na gestão. À Fiscalização Tributária compete, em especial, proceder à cobrança dos tributos não pagos, iniciando por via administrativa e indo até à inscrição do correspondente crédito tributário em Dívida Ativa, da qual procede-se à emissão do título executivo extrajudicial denominado Certidão de Dívida Ativa, esta viabilizando o início da fase de cobrança judicial.

 

No artigo 194 do CTN está dito que compete à legislação tributária regular, em caráter geral, ou especificamente em função da natureza do tributo de que se tratar, a competência e os poderes das autoridades administrativas em matéria de fiscalização da sua aplicação.

 

Ressalve-se que essa legislação aplica-se às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.

 

Assim, a Fiscalização Tributária regulada pelo princípio constitucional da legalidade. A validade dos atos administrativos da Fiscalização requer a competência da autoridade ou agente público.

 

Indispensável, portanto, que a fiscalização seja feita por pessoas às quais a legislação atribua competência, em caráter geral, ou especificada-mente, em função do tributo de que se tratar.

 

Essa competência é atribuída pela Legislação Tributaria e não apenas pela lei tributária.

 

O campo da fiscalização é amplo, pois pode se estender às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive as que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.

 

A Fiscalização, para exercer sua atividade, pode examinar quaisquer livros, mercadorias, arquivos, documentos, etc., sendo inaplicáveis quaisquer meios legais que não permitam esses exames.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com