TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Divida Pública

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera- Dourados/MS

Disciplina: Analise de Investimentos

NOME

RA

Títulos públicos e suas remunerações

Anhanguera Educacional

2015

Títulos da Divida Pública

        

  1. Títulos indexados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

São os títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida dos juros definidos no momento da compra. Sendo:

  • NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional – Série B – Principal) - possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e resgata o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título. Ideal para objetivos de longo prazo

  • NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B) - o rendimento da aplicação é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio de cupons semestrais de juros, e na data de vencimento do título, quando do resgate do valor de face (valor investido somado à rentabilidade) e pagamento do último cupom de juros. É uma opção para quem quer proteção contra a inflação

2 – Títulos prefixados 

São os títulos públicos cuja rentabilidade é definida no momento da compra. O ágio ou o deságio afetam o preço qual o título é vendido, e, consequentemente, sua rentabilidade. Sendo:

  • LTN (Letras do Tesouro Nacional) - possui fluxo de pagamento simples (pré-fixado), ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade), na data de vencimento do título. Costumam render mais que as LFT, mas não necessariamente.

  • NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F) - o rendimento da aplicação é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio de cupons semestrais de juros, e na data de vencimento do título, quando do resgate do valor de face (valor investido somado à rentabilidade) e pagamento do último cupom de juros.

3 – Títulos indexados à taxa SELIC

São os títulos pós-fixados cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia. Sua remuneração é dada pela variação da taxa SELIC diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra. Sendo:

LFT (Letras Financeiras do Tesouro) - possui fluxo de pagamento simples (pós-fixado), ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face na data de vencimento do título. Possui alta liquidez.

Para calcular a rentabilidade bruta efetiva da aplicação, é só usar a seguinte fórmula, válida para todos os títulos que não fazem pagamento de cupom de juros:

Rentabilidade efetiva= (Preço de Venda/ Preço de Compra) -1

Para encontrar a taxa de rentabilidade bruta equivalente ao ano, utilize a seguinte fórmula:

(1 + 𝑡𝑎𝑥𝑎 𝑒𝑓𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎)¹ = (1 + 𝑡𝑎𝑥𝑎 𝑎𝑛𝑢𝑎𝑙) 𝑑𝑢 /252

4 – Títulos indexados ao IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)

São os títulos públicos com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra. São as NTN-C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com