TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina do Choque

Por:   •  22/2/2021  •  Resenha  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Doutrina de Choque

O documentário fala sobre a uma alternativa econômica chamada de “A Doutrina do Choque”, apoiada por varias economista mais como principal apoiador Milton Friedman. Tal alternativa diz que subsequente a um desastre, seja ele político, econômico, natural ou uma guerra, é a melhor maneira de impor as ideias radicais do livre mercado. Mas, que essas crises devem afeta de forma geral a sociedade a qual se quer implementar tal choque, podendo assim introduzir a “terapia do choque econômico”.

No começo do documentário, se faz uma comparação entre o choque econômico e o choque corporal. Assim que pra a doutrina do choque econômico teve seu laboratório na universidade de Chicago, onde economistas Latinos foram treinados para serem terapeutas do choque econômico. Já a outra aconteceu na Universidade de McGill.

No documentário fala que esse estudo na universidade de McGill, foi o ponto de partida para os experimentos na qual a CIA financiou para aprender sobre tortura da mente. Basicamente dopavam os pacientes com drogas e logo em seguida aplicavam técnicas de torturas para tentar a cura de alguma doença mental que esse viesse a ter.

Essa Doutrina tem o ponto de partida pois a grande depressão, que foi uma crise enfrentado pelo o Estados Unidos em 1929. Planos como o “ New Dewl” surgiram com a intenção de fazer com que a economia funcionasse como uma força moderadora do mercado. A partir daí Milton Friedman entendeu que as crises podem realizar uma mudança drástica na economia da sociedade.

Devido várias empresas americanas estarem preocupadas com o efeito com os seus investidores devido a politica de desenvolvimentos progressivas do Chile. Por isso o governo Americano financiou a ida de vários estudantes de economia para a Universidade de Chicago para estudar políticas neoliberais com Friedman. Depois da eleição de Salvador Allende, houve um complô para derruba-lo que contou com o suporte de Nixon presidente americano da época e da CIA para que Salvador Allende não assumisse a presidência.

Logo após assumir o cargo de presidente, Salvador Allende, sofreu um golpe militar e quem acabou assumindo pós uma “guerra” foi Pinochet em setembro de 1973. Enquanto tudo isso de fato acontecia, um grupo conhecido como “Chicago Boys” assumiam o controle da economia orientando a direita latino-americana. O plano dos economistas não funcionou o que acabou gerando o aumento da inflação em 375% ao ano.

Na América do Sul, o Chile não foi o único país que utilizou dessas medidas neoliberais e autoritária. Um exemplo foi a Argentina, no qual um golpe militar acabou com governo de Isabel Perón. Os ‘”Chicago Boys” conseguiram cargos econômicos chaves no governo militar, e só um ano do golpe, os salários perdem 40% do seu valor, fabricas fechadas, a espiral da pobreza.

É outro economista, chama-se Jeffrey Sachs e quer demonstrar que o livre mercado, diferentemente do que pareceu ser o caso na América Latina, não é incompatível com a democracia. É um autêntico “evangelista do capitalismo democrático” e vê na queda da União Soviética e do socialismo refal a melhor oportunidade para conciliar a democracia com as “leis naturais” do mundo dos negócios. Aconselha Polônia de Lech Walesa e a Rússia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com