TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário Doutrina Do Choque

Por:   •  29/6/2023  •  Resenha  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

O documentário A Doutrina do Choque (The Slock Doctrine) de Naomi Klein começa pontuando as torturas que aconteciam no Chile por Ewan Camaron, ele usava métodos para induzir a diminuição progressiva da personalidade. Ao mesmo tempo em que Ewan produzia suas experiências, outro tipo de choque acontecia não muito longe dali, um choque econômico, por Milton Friedman, professor de economia na Universidade de Chicago. Ele se opunha a tese do New Ideal, acreditava que o governo não deveria intervir na sociedade e que a economia deveria se regular sozinha. Friedman sustentava que as crises poderiam ser usadas para uma “terapia de choque” a favor do livre mercado.

O teste dos choques começou no Chile, depois de estudar a economia do mercado livre de Friedman, aplicaram ela através de um golpe de guerra no país, atacaram sua democracia pacífica, com apoio e interesses do EUA, um dos responsáveis do golpe foi o general Pinochet, milhares de pessoas que se opunham ao golpe foram presas e torturadas, começou um tipo de choque econômico com o corte dos gastos públicos, beneficiando os ricos... Pinochet governou o Chile em regime de ditadura militar por 17 anos.

A revolução se espalhou, a doutrina do choque se espalha assim como o capitalismo desenfreado, na Argentina o governo ditatorial de Videla, atacava com o desaparecimento de várias pessoas, tanto na Argentina como no Chile, tortura e repressão era aplicadas a qualquer pessoa que se opusesse a política do livre mercado. O general Videla foi condenado por assassinato, tortura e desaparecimento.

Começaram então as divergências ideológicas, Friedman garantia que o capitalismo e a liberdade caminhavam juntos, mas os únicos países que tinham colocado em prática suas idéias eram os países de ditadura militar.

Nixon mantinha alianças com Friedman, mas não usava de suas idéias para sua reeleição. Margareth Thatcher da Grã-Bretanha foi a guru espiritual das idéias de Friedman, ela trouxe uma série de privatizações para o país, Reagen nos EUA, também adepto as idéias de Friedman, governando ao mesmo tempo em que Thatcher, alavancou as idéias da Escola de Chicago pelo mundo.

Na Rússia, depois vários conflitos e de mandar bombardear o prédio do parlamento Yetsin, conseguiu poder absoluto, e passou a governar em estilo de capitalismo “entre amigos”, com a ajuda dos Chicagoboys, privatizou vários setores e a pobreza no país aumentou em larga escala.

Um novo inimigo, Rumsfeld foi eleito novo secretário da defesa, ele tinha planos de privatizar as forças armadas do EUA, após o atentado das torres gêmeas que aconteceu no EUA em 2001, a política neoliberal ganhou um maná, usaram a guerra para alavancar a economia, começou uma guerra contra o terrorismo, o primeiro ataque acontceu bombardeando o Afeganistão, destruindo o governo do talibã, em Guantamo o governo dos EUA começou a tortura com presos, de 779 apenas 3 foram acusados.

Invadiram depois o Iraque, o país com a terceira maior reserva de petróleo do mundo. O Iraque sofreu três tipos de choque, o choque da guerra, seguido do choque econômico e um choque de tortura.

No começo, os iraquianos iam à rua pacificamente para protestar, e pedir novas eleições, conforme passava o tempo eles precisaram resistir ainda mais, e a violência aumentou.

A ocupação do Iraque fez com que milhares de pessoas fossem capturadas, mortas, e torturadas usando até mesmo os métodos de Camaron, nesse período o capitalismo do desastre se expandiu, encontraram lucro na guerra, a guerra do Iraque foi a mais privatizada da história, os vários choques reduziram o país a um caos, o tornou violento e anárquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com