TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina do Choque

Por:   •  26/10/2021  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário A Doutrina do Choque, é baseado no livro da autora e ativista canadense Naomi Klein. O tema principal retratado pelo documentário é a imposição de regimes econômicos neoliberais, que precedem um estado de choque coletivo.

No início do documentário é explicitado o porquê o uso do terno estado de choque, apresentado que ele não é apenas o que acontece de ruim conosco, mas sim quando perdemos nossa narrativa, história, quando ficamos desorientados. O documentário apresenta a implantação do neoliberalismo, descontruindo o mito de que o livre mercado e a democracia e a liberdade andam lado a lado. A liberdade proporcionada pelo livre mercado deixa a escola entre o passar fome ou ser quase que escravizado.

O documentário apresenta que Milton Friedman através de sua tese doutrina de choque, demostrava a mais pura forma de capitalismo desregulado em meio as crises de 1929 3 2008 que os EUA sofreram. Em plena crise de 1929 Friedman se opôs ao New Deal que foi proposto pelo presidente Franklin Roosevelt, que tinha como objetivo para a superprodução dando empregos públicos, pois o presidente acreditava que era o Estado que deveria regular a economia. Já Friedman acreditava que a crise tinha uma utilidade, pois uma crise real ou apenas a perceptiva de uma pode trazer uma mudança real, na tese de Friedman se o governo deixasse de prestar serviços e regular o mercado, a economia se corrigiria por si só.

O vídeo traz como exemplo o Chile, país latino-americano que após o golpe militar de 1973, foi o laboratório do neoliberalismo, bem-sucedida experiencias para os chicago boys e Pinochet, onde foi imposta uma economia de choque que tinha como objetivo central a eliminação dos impostos, importações, cortes nos gastos públicos, combate ao aumento dos preços e favorecer a venda das estatais.

Logo em seguida ao Chile tivemos a Argentina, a política de choque não ficou restrita apenas a países latino-americanos, ela se espalhou por diversos países com modelos de livre mercado, como por exemplo os EUA com Ronald Reagan e Margaret Tatcher na Inglaterra, que faziam uso de uma política de controle de preços e salários, privatização de estatais e divisão de riquezas que favoreciam a elite e desfavoreciam os trabalhadores

o documentário traz o desemprego em massa, a desigualdade social, a concentração de capital nas mãos das grandes corporações, desmonte das resistências populares e trabalhadoras e o enfraquecimento do poder do Estado causados por essa doutrina econômica.

Mais tarde essa política econômica chega a antiga União Soviética com o presidente Mikhail Gorbatchev, onde teve como objetivo central a abertura econômica e política do país para essa nova política neoliberal, contudo mantendo o discurso comunista e do bem-estar social.

A invasão do Afeganistão e do Iraque atingiu não apenas o setor militar, mas na sociedade de uma forma geral. O furacão Katrina, o tsunami e o 11 de setembro são considerados catástrofes e desastres que mudaram a economia e fortaleceram a reorganização do capitalismo que conseguiu identificar seus pontos fracos e prepara-se para resistir à próxima terapia de choque causada pelas crises mundiais.

O documentário apresenta que a doutrina de choque se aproveita do caos que a população está vivenciando para implantar mediadas que vão de acordo com a doutrina neoliberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com