TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA COMPARTILHADA

Por:   •  19/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

PROFESSOR MARCELO RIQUE CARÍCIO

DOCENTE: FRANCYELLE CRISTYNE BATISTA

ECONOMIA COMPARTILHADA OU CONSUMO COLABORATIVO

Em épocas de constante mudança, com o intuito de driblar a crise, surgem alternativas no mercado. Uma alternativa identificada no mercado atual foi a economia compartilhada ou consumo colaborativo. Na verdade, a economia compartilhada existe desde que o homem é homem, mas ela começou a causar impacto recentemente. Esse cenário aual de crise estimula o desenvolvimento da economia compartilhada.

A economia compartilhada consiste no compartilhamento e na colaboração de produtos e serviços, e apresenta um leque enorme de possibilidades. Dependendo do tipo de serviço a ser utilizado, você pode desembolsar nada ou uma quantia bem próxima a 0.

Com o avanço da internet e das plataformas de comunicação, isso se tornou desafiador. Gera mais desafio e concorrência de mercado, pois os custos acabam sendo menores, principalmente para o mercado tradicional, diante desse mercado inovador que vem crescendo a cada dia. Como aumenta a oferta, os custos tendem a cair e isso faz com que os empreendedores tradicionais sejam estimulados a reverem os seus conceitos.

Com o fortalecimento desse mercado inovador, começaram a surgir os conflitos com o mercado tradicional. Foi o caso, por exemplo, dos taxistas que se revoltaram contra os motoristas do Uber. Esse é um dos grandes desafios desse novo mercado, pois é importante saber administrar bem a concorrência com o mercado tradicional, que muitas vezes não aceita o surgimento de novos modelos econômicos.

É importante ressaltar que devemos nos adaptar a realidade, e analisar o que esses novos serviços trazem para a sociedade e há um espaço enorme para a prestação de serviços por meio de redes colaborativas.

A economia compartilhada é uma ótima saída para esses tempos de crise. É uma solução criativa que propõe a economia, tanto financeira como também do meio ambiente, pois evita diversos desperdícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com