TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA E NEGÓCIOS

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.511 Palavras (23 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 23

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO II – ECONOMIA E NEGÓCIOS – 8º período - ONLINE

1. A teoria macroeconômica preocupa-se mais com questões conjunturais de curto prazo; como Desemprego, diferença entre a produção efetivamente realizada e a produção potencial da economia, quando todos os recursos estejam totalmente empregados, Inflação, aumento contínuo do nível geral de preços e Crescimento Econômico. Baseado nisso sintetize os objetivos de política Macroeconômica.

* Pleno Emprego de Recursos (ou Alto Nível de Emprego): é determinado para que a análise da política econômica objetive fazer com que a economia recupere o nível de emprego potencial, ou seja, atinha o pleno emprego dos fatores produtivos em equilíbrio com a taxa de emprego  na economia.

* Estabilidade de Preços: Se aceita que um pouco de inflação é inerente aos ajustes de uma sociedade dinâmica, em crescimento, própria da economia brasileira. A experiência histórica mostra que existem algumas condições inflacionárias inerentes ao próprio processo de crescimento econômico. Na tentativa dos países subdesenvolvidos alcançarem os estágios mais avançados de desenvolvimento econômico podem ocorrer aumentos de custos que levam a aumentos no nível geral de preços.

* Distribuição de Renda Socialmente Justa (ou Distribuição Equitativa de Renda): Objetivo é que a economia cresça, ou seja, haja crescimento real do PIB e esse seja distribuído à população de maneira justa e equitativa. Mas no Brasil a experiência, ocorrida na década de 70 é que nesse período, ocorreu aumento na concentração de renda, mas a renda média de todas as classes aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha se tornado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico. Houve um aumento geral do padrão de vida, com todos melhorando, mas com os ricos melhorando mais.

* Crescimento Econômico: Se existe desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por meio de políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva. No entanto, feito isso, há um limite à quantidade que se pode produzir com os recursos disponíveis. Se o produto chega a seu limite exige aumento nos recursos disponíveis ou avanço tecnológico. Crescimento econômico é o crescimento da renda nacional per capita, isto é, que seja colocada à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional. A renda per capita é considerada o melhor indicador para se aferir à melhoria do bem-estar e padrão de vida da população. O fato de o país estar aumentando sua renda real per capita não significa que está tendo uma melhoria do seu padrão de vida. Um país está realmente melhorando seu nível de desenvolvimento econômico e social se, juntamente com o aumento da renda per capita, estiver também melhorando os indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia, saneamento básico, educação etc.).

 

  1. “Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda” A frase acima está correta? Justifique sua resposta.

A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe. Para uma política que visa melhorar a distribuição de renda, os instrumentos de Política Fiscal devem ser utilizados de forma seletiva, em benefício dos grupos menos favorecidos. Por exemplo, impostos progressivos, gastos do governo em regiões e setores mais atrasados etc.

3. Explique os instrumentos de política econômica. Cite duas medidas, de cada um desses instrumentos, que podem ser utilizadas pelo Estado na condução da política econômica. Uma quando o Estado quer acelerar o crescimento econômico e um quando ele quer desacelerar a economia.

  • Política Fiscal: São instrumentos que afetam o lado real da economia. Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controle de suas despesas (política de gastos). A política tributária, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, é utilizada para estimular (ou inibir) os gastos do setor privado em consumo e em investimentos.

EX:

Acelerar a economia =  Aumentar os gastos públicos através de obras que aumentem o emprego e a produção.                                   Desacelerar a economia = Aumentar as alíquotas dos impostos sobre produtos como bens não duráveis e duráveis.

  • Política Monetária: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

EX:

Acelerar a economia = Diminuir a taxa de juros básica da economia para que o capital investido saia do setor financeiro e vá para o produtivo.

Desacelerar a economia = Conter o credito através da diminuição do número de prestações para compras.

  • Política Cambial e Comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos são as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios.

EX:

Acelerar a economia = Aumentar os incentivos e subsídios para setores exportadores que não conseguem competitividade no mercado internacional.

Desacelerar a economia = Aumentar as tarifas de importações.

  • Política de rendas: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

Acelerar a economia = Repassar aos salários aumentos reais mais a inflação do período.

Desacelerar a economia = Congelamento de preços com esses acima dos preços praticados no mercado.

4. A Macroeconomia enfoca a Economia como se ela fosse constituída por uma parte real e uma parte monetária, divididas em cinco mercados. Explique o que ocorre em cada um desses mercados e quais as variáveis são determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (282.1 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com