TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA E SUAS POLÍTICAS

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA E SUAS POLÍTICAS

LANZANA, Antônio Evaristo Teixeira. Economia brasileira: fundamentos e atualidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Antônio Evaristo Teixeira Lanzana é doutor e mestre em economia pela universidade de São Paulo (USP). Foi economista-chefe, assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e consultor de várias organizações do setor empresarial. É professor do departamento de economia da faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), dos programas de MBA da fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP) e da fundação Instituto de Administração (FIA-USP), entre outros. Foi também presidente do Conselho de Estudos da Conjuntura da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e membro do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial também de São Paulo. Suas principais obras publicadas são “Economia Brasileira - Fundamentos e atualidade” e “Economia Brasileira: da estabilização ao crescimento”.

O texto resenhado é sobre o livro “Economia Brasileira - Fundamentos e atualidade” que dentro de uma perspectiva de evolução histórica econômica, proporciona ao leitor uma visão teórica a respeito dos objetivos da política econômica e seus principais instrumentos aplicados dia-a-dia no cenário brasileiro. A resenha tem como foco as políticas que compõem a economia, visando as aplicações e conceitos da política fiscal, déficit, dívida e financiamento do setor público, política monetária, política cambial e de comércio exterior, explorando um pouco sobre cada uma delas

e como são usadas, desenvolvidas e aplicadas na economia.

As políticas foram criadas de forma que possam contribuir para a qualidade de vida da população e para o sustento da sociedade como um todo. Existem quatro objetivos de política econômica: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio nas contas externas e distribuição da renda no país.

A política fiscal trabalha em torno da arrecadação de tributos e o controle das despesas de gastos públicos. O escritor esclarece como as despesas são divididas e faz uma análise acerca dos gastos públicos do Brasil. Lanzana faz uma observação de como é feita a arrecadação tributária em nosso país. Ressalta que há duas formas:

impostos diretos e indiretos. Além disso, fala sobre impostos progressivos e regressivos.

Com relação a política monetária que é relacionada ao ato do governo controlar a circulação de moeda no país. O autor cita os tipos de variáveis que podem influenciar o comportamento de demanda da moeda. Ele expõe os instrumentos utilizados que é o controle de base monetária, que diz respeito aos aspectos que podem intervir na expansão ou contratação do volume da moeda manual da economia, depósito compulsório que se refere a porcentagem em que os bancos comerciais são obrigados a depositar para o banco central e a taxa de redesconto, que são as taxas cobradas pelo Banco Central, para emprestar recursos aos bancos em caso de emergência. Lanzana discorre sobre o papel das taxas de juros, dando foco para três: taxa referencial, taxa de juros de longo prazo e taxa Selic. Especialmente, a taxa Selic é uma das mais importantes, pois influência as taxas praticadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com