TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.327 Palavras (18 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTANA

JEOVÁ RODRIGUES DOS SANTOS         RA 1213049

ELIELZA SILVA DE QUEIROZ                 RA 1126621

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT

PIM II

MANAUS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

JEOVÁ RODRIGUES DOS SANTOS         RA 1213049

ELIELZA SILVA DE QUEIROZ                 RA 1126621

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS – ECT

PIM – II

Projeto Integrado Multidisciplinar II

para obtenção do título de Gestor de

Recursos Humanos apresentado à

Universidade Paulista – UNIP.

MANAUS

2015

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar II desenvolve-se auxiliado pelas disciplinas de Economia de Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada, onde busca-se observar a presença da Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, no mercado brasileiro. Aprimora-se nosso estudo na delimitação do projeto, o qual tem como foco a AC – Novo Remanso, uma das milhares de agências da empresa. Na oportunidade e com o auxílio dos colaboradores da agência, os quais colaboram para pleitear a pesquisa de campo, tão necessária na abordagem de pesquisa participativa. Durante os estudos elencamos a visão da empresa que pretende ser, até 2020, de classe mundial, assim como sua missão, objetivos norteadores da organização empresarial: oferecer soluções acessíveis e confiáveis aos seus clientes. Nesse aspecto, nos debruçamos sobre o estudo da Economia de Mercado, a qual nos possibilita entender como os serviços e produtos oferecidos pela empresa estão no mercado a mais de 350 anos, assim como as inovações criadas para tornar a empresa sustentável e competitiva no setor em que atua. Dentro do enfoque da disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais consideramos importante o levantamento de dados a respeito da aplicação dos recursos patrimoniais, como ferramentas de transformação do capital interno da empresa para a captação e conquista de novos clientes. Cabe também salientar a importância da capacitação e formação continuada de seus colaboradores, como a empresa vem fazendo esta atividade imprescindível para o crescimento de seus bens. A Matemática Aplicada é ferramenta necessária a toda organização. Dessa forma, entende-se que durante os atendimentos ao cliente, na mensuração dos resultados obtidos durante o ano, assim como os gráficos que facilitam seu entendimento é recurso matemático que deve estar presente durante todas as atividades realizadas internamente. Nesse sentido entende-se que a empresa aliada nesses enfoques possibilitam o crescimento da empresa, que vem se mantendo sólida durante todos esses anos. Consideramos que, dessa forma, com olhar aplicado nas áreas estudadas, conseguiremos alcançar nossos objetivos.

Palavras chave: estudo, empresa, projeto.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05

2. ECONOMIA E MERCADO................................................................................. 07

2.1 SERVIÇOS E PRODUTOS OFERECIDOS......................................................... 09

2.2 SERVIÇOS POSTAIS .......................................................................................... 09

2.3 SERVIÇOS CIDADÃO ........................................................................................ 10

2.4 PRODUTOS .......................................................................................................... 10

3. MATEMÁTICA APLICADA................................................................................ 11

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ................................................. 14

5. CONCLUSÃO......................................................................................................... 18

6. REFERÊNCIAS...................................................................................................... 19


  1. INTRODUÇÃO

A prática e a troca de experiências dentro das disciplinas estudadas neste módulo proporcionam a produção do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, o qual possibilita o desenvolvimento da pesquisa com base científica, com enfoque numa das empresas mais conceituadas em seu setor no Brasil: Os Correios.

Neste projeto optamos por desvendar não com a pretensão de entender minuciosamente os diversos setores da empresa estudada, porém, avaliamos e elencamos aspectos que, conforme vão sendo conquistados, deflagram uma organização, desde como atua no mercado, recursos materiais e humanos e matemática aplicada, dessa forma torna-se uma pesquisa multidisciplinar.

Divido em três capítulos que se completam: economia de mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada a pesquisa, utilizou-se da metodologia indutiva e pesquisa de campo, a qual pretende ser de observação da realidade, partindo de um contexto geral para a delimitação local da AC – Novo Remanso, onde coletamos as fontes de informação, com apoio dos seus colaboradores.

O conhecimento do meio ao qual delimita-se este projeto de pesquisa possibilitou resultados interessantes. Estes resultados respondem às indagações de funcionamento da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mas precisamente na AC – Novo Remanso, situada no município de Itacoatiara, no Estado do Amazonas.

De acordo com o desdobramento do estudo, envolvemos na pesquisa participativa os colaboradores da empresa, os quais auxiliaram na exposição dos dados solicitados. Estes dados possibilitaram entender a Economia de Mercado aplicada pelos correios, sua importância para a sociedade, a historicidade e evolução, crescimento da empresa, sua responsabilidade social, assim como a missão da empresa e sua visão para os próximos anos.

Para acompanhar a evolução desta empresa que quer se consolidar como de classe mundial, abordamos aqui o estudo dos recursos materiais e patrimoniais, instrumentos que possibilitam o crescimento e que auxiliarão nesta tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (255.8 Kb)   docx (141.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com