TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCRITA NA UNIVERSIDADE

Por:   •  6/6/2021  •  Abstract  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

FIAD, Raquel Salek, A escrita na universidade, Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357 – 369, 2011.

Revista da Abralin é uma publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Linguística que tem como objetivo publicar textos originais e inéditos em todas as áreas da Linguísticas contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasil.

https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116

Sobre a autora: Possui graduação em Letras pela UERJ, mestrado em Linguística pela Unicamp e PhD em Linguística pela NYU. É líder do Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções"

A pesquisa traz uma discussão sobre a escrita escolar observando estudos sobre letramento acadêmico feitas por estudiosos do Novos Estudos do Letramento, e o que estudantes universitários dizem sobre suas respectivas escritas e como são vistas dentro do que é esperado no meio acadêmico.

O texto se trata dos diferentes níveis de letramento e a mudança de como é vista a escrita no decorrer dos anos, de como se diferem de como era há 30, 20 e 10 anos atrás; como a redação escolar se tornou objetivo de estudo no contexto no contexto escolar/acadêmico. Observa-se o que os estudantes tem a dizer sobre suas escritas, que não é possível dizer avaliar a escrita de um aluno sem considerar o contexto sócio-histórico-cultural que o mesmo está inserido, ou sem deixar de considerar outros tipos de letramento tais como o que acontecem fora da escola.

A pesquisa indaga o conceito que muitos alunos chegam as universidades “sem saber ler e escrever”, segundo a autora o letramento usado na pesquisa é a relação de um indivíduo estabelece com a escrita, esses mesmos estudantes “são letrados e ainda não engajaram nas práticas de leitura e escrita esperada no contexto acadêmico”.

A autora usa textos escritos por alunos nos anos 90 para contextualizar e justificar o objetivo do artigo, com a ideia de confrontar as reflexões do letramento acadêmico baseado “Novos Estudos do Letramento”, aponta que na universidade vê- se claramente o conflito entre o que os professores esperam do alunos e o que os mesmo escrevem, questiona a dita clareza e acessibilidade dos artigos acadêmicos.

“A análise desses textos nos mostra que alguns aspectos da escrita produzida na universidade chamam mais a atenção dos estudantes quando passam a refletir sobre essa escrita.” FIAD, 2011. A autora conclui que a escrita acadêmica deve levar em consideração os diferentes tipos de escritas antes praticados pelos estudantes e seus respectivos níveis de educação e escritas antes de ingressarem no meio acadêmico, não deixando de refletir no binômio autor/leitor.

O texto feito numa linguagem simples, de forma objetiva e coesa nos mostrar que devemos olhar a escrita além daquele que escreve, devemos pensar no público que fara leitura e nos diferentes níveis de letramento e diferenças socioculturais, nos fez refletir sobre como escrevemos e como será recebido pelos respectivos leitores.

A Obra é dirigida a todos os estudantes universitários fazendo-nos refletir sobre o tipo de escrita que adotaremos ao longo da carreira universitária, a sua linguagem simples e objetivo não se faz necessária conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com