TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO MEIO E A NECESSIDADE DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DO MEIO E A NECESSIDADE DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA NAS ORGANIZAÇÕES

Darlane Caldas Carvalho

21008465

Psicologia

De acordo com Fonseca (2010), a partir do início da década de 80, começou a ficar evidente que as crescentes exigências do mercado, os aspectos custo e qualidade, aliados a uma maior consciência ecológica, geraram um novo conceito de qualidade, holística e orientada, também, para a qualidade de vida. Isso faz com que possamos perceber o quanto o meio se encontra engajado em exigir com que as organizações produção de forma consciente. Para tanto as organizações estão se propondo a adotarem um Sistema de Gestão Integrada (SGI).

Segundo Arruda (2018), o SGI é uma estratégia que atende as exigências impostas pelo mercado, no que tange aos requisitos de qualidade, preocupação ambiental e segurança do trabalhador. Onde pode ser visto como algo preventivo, partido da empresa, pois ao aderir ao sistema, prevê aspectos e impactos ambientais e de responsabilidade social que a organização deve tomar para si. O SGI trabalha três Sistemas de Gestão diferentes: Qualidade (SGQ); Meio Ambiente (SGA) e Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

No SGQ, podemos dar como exemplo, o Programa Seis Sigma. Segundo Pande, Neuman, Cavanach (2001) Seis Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Já no SGA, de acordo com o site Tera Ambiental (2014), temos como exemplo a ABNT NBR ISSO 14000, que permite uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta as mudanças das condições ambientais. Por fim, no Sistema de gestão de SST, podemos citar a certificação da OHSAS 18001, que segundo Arruda (2017), é uma norma que leva em consideração os requisitos legais e os riscos de saúde e segurança do trabalho com foco em prevenção de lesões e doenças ocupacionais e na melhoria continua.

Todos esses exemplos de sistemas da SGI implantados dentro de uma organização ajudam a promover a melhoria continua do que desrespeita os seus pilares, ou seja, a ligação entre produtor, produto, cliente e meio. Cada item falado anteriormente agrega tanto a empresa como os envolvidos (principalmente o meio ambiente) dentro da relação de ganhos entre partes.

REFERENCIAS:

Arruda, L. G. (2017). Importância da OHSAS 18001 para as empresas. Disponível em: https://www.consultoriaiso.org/importancia-da-ohsas-18001-para-as-empresas/ Acesso em: 29 de outubro de 2018.

Arruda, L. G. (2018). 8 dicas para implementar seu sistema de gestão integrado. Disponível em: https://www.consultoriaiso.org/8-dicas-para-implementar-seu-sistema-de-gestao-integrado/ Acesso em: 30 de outubro de 2018.

Fonseca, W. R. (2010). Benefícios gerados com a implantação do sistema de gestão da qualidade: um estudo de caso em uma organização no segmento de fundição em Lagoa da Prata – MG.TCC de Graduação em Engenharia de Produção. Centro Universitário de Formigas, Formiga – MG.

Pande, Peter S., Neuman, Robert P. e Cavanagh, Ronald R. (2001). Estratégia Seis Sigma: como a GE, a Motorola e outras grandes empresas estão aguçando seu desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com