TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL I PROF. ME. JULIO CESAR PEREIRA DA SILVA

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

VICE-REITORIA DE ENSINO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO – CCG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA:  EXPERIÊNCIA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL I PROF. ME. JULIO CESAR PEREIRA DA SILVA

ALUNOS: DANIEL BARROS DA SILVEIRA-2119332.                                             RODRIGO VIEIRA  DE OLIVEIRA- 2119331.                                               ANDREY FREITAS F G DA SILVEIRA – 202382                                                                               ANNA CAROLINA PEREIRA ARAUJO DASILVA- 1720167

PROJETO ANÁLISE DE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL FORTALEZA – CE  2021.2


I – INTRODUÇÃO

As organizações do terceiro setor apresentam papel fundamental para o apoio do desenvolvimento sustentável e igualitário da economia. As instituições sociais atuam diretamente envolvidas na gestão de problemas sociais onde o Estado brasileiro não consegue ou atua de forma indevida na construção de soluções para aqueles que são mais afetados por esses problemas sociais.

Apesar de instituições socias desse tipo não terem qualquer tipo de objetivo ou meta relacionada ao lucro, elas precisam, assim como qualquer organização, de planejamento estratégico e mapeamento dos seus atributos, para que alcance sua eficiência ótima e prospere em suas designações.

A entidade escolhida para este presente trabalho é a ONG Lar Tintin, um lar de animais resgatados vítimas de maus tratos, deficiências ou doenças crônicas, que atualmente abriga mais de 200 animais. Idealizado por Viviane Lima, fundadora do abrigo, o lar sobrevive de doações e do trabalho voluntário de amigos, funcionando há mais de 30 anos em Fortaleza. O abrigo tem por missão o compromisso com a vida canina. “Acreditamos que todos os seres vivos são parte de um ecossistema compartilhado e de que humanos e animais conseguem viver em completa harmonia, sempre tendo fé na compaixão. Nossos cachorros resistem até hoje graças ao nosso compromisso e dedicação de nossos seguidores e voluntários, atendendo suas necessidades básicas e proporcionando um bem estar de vidas para eles.” Informação retirada de seu site oficial.

A metodologia utilizada para análise da organização foi feita através de uma pesquisa a respeito da ONG seguida de uma análise SWOT, uma ferramenta de gestão organizacional para auxiliar instituições de todos os tipos a fazer uma relação de pontos internos (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) e conhecendo esses pontos propor melhorias para a organização dento de estratégias específicas. A estratégia foi criada por Albert Humphrey.

II – DESENVOLVIMENTO

2.1 Equipe

Líder

Mat: 2119332

Nome: Daniel Silveira-2119332

Redator

Mat: 2023820

Nome: Andrey Freitas

Expositor

Mat:

Nome:

Pesquisador

Mat: 2119332

Nome: Daniel Silveira-2119332

Auditor

Mat:

Nome:

Responsabilidades:

Líder - tem o papel de conduzir a dinâmica do trabalho contribuindo para o desempenho e a participação de todos, provocando discussões críticas e específicas para a execução das tarefas.

Redator - terá a responsabilidade de organizar as ideias e transformá-las em uma redação coerente e precisa proposta pelo grupo.

Pesquisador - deverá contribuir com pesquisa e buscar subsídios que complete o material estudado e a discussão que está sendo realizada.

Expositor - deverá preparar a sua apresentação, pois ele irá representar o grupo em exposição para a sala e professor sobre as conclusões do trabalho.

Auditor - deverá observar o comportamento dos integrantes do grupo e analisar criticamente o desempenho e papel de cada um, destacando os pontos fortes e pontos a melhorar, anotando em campo no final do trabalho seu relato auditado.

2.2 Pesquisa e Coleta de Dados

As primeiras informações a respeito da instituição foram retiradas de suas redes sociais e de seu site oficial, seu objetivo, sua área de atuação e o número de animais que a ONG cuida em seu momento atual. Em seguida, foi realizado um questionário com a fundadora do lar Viviane Lima:

1) O que o Lar Tintin tem de diferente de outras ONGs do mesmo setor?

R: Nós não tratamos o Lar com um abrigo, e isso já é um diferencial. Todos os animais vivem soltos no sítio como se fossem de fato a casa deles, com exceção dos nossos deficientes e animais com doença crônica. Eles ficam separados dos demais. Aqui eles têm roupas, redes e paninhos lavados, comidinha, e o mais importante, recebem uma dedicação integral. Geralmente nos abrigos os animais ficam presos em canis, sem muita atenção e amor. O Lar Tintin de fato é um Lar de cachorros.

2) Quais os problemas que o Lar Tintin enfrenta atualmente?

R: Atualmente os maiores problemas são: A falta de pessoal para ajudar nas tarefas lar (serviços gerais, administrativo e publicidade). Outro problema é a nossa gestão de caixa, não temos um fluxo de caixa permanente que possa garantir a manutenção dos nos custos fixos e variáveis. Como dependemos de doações, elas não têm uma constância nas entradas. Atualmente lançamos uma campanha para mensalistas e estamos trabalhando com ela, para conseguirmos atingir esse objetivo.

3) Quais os problemas que podem vir a atingir o Lar Tintin no futuro?

R: O problema de fluxo de caixa, pois sem ele podemos correr o risco de fechar as nossas atividades.

4) o que pode acontecer de bom para o Lar Tintin no futuro que ajudaria a melhorar a qualidade de vida dos animais e fazer com que o abrigo prosperasse?

R: Conseguirmos apoiadores mensais para conseguirmos manter mensalmente o Lar, e parcerias com universidades veterinárias, bem como fornecedores de alimentação e outros.

5) Como são tomadas as decisões e como são divididas as tarefas no lar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com