TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

        Nesse trabalho iremos apresentar uma analise detalhada sobre a fabricação de implementos agrícolas, sobre a demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais, politicas monetárias e fiscais do Governo Federal e influencia de economias internacionais. Enfim apresentaremos os pontos positivos e negativos no ramo escolhido e sua viabilidade no mercado consumidor.

        Etapa 1

Passo 1

Ramo de negocio: Fabricação de Implementos para a cultura de batata

Passo 2

        Quanto se compra e se vende?

        Esse ramo no mercado de trabalho é muito promissor,porém com oscilações quando refere-se a demanda de venda de mercado, pois tudo gira em torno do preço da batata,se o preço está em alta a procura por implementos para o cultivo da cultura aumenta rapidamente, aquecendo as vendas nas agroindústrias, aumentando a produção de fabricação de tal segmento. Porem quando o preço está em baixa há uma redução visível nas vendas, onde a porcentagem de importação é minima. Em relação a compra de matéria-prima para a produção desses implementos, deve-se levar muito em consideração a forma de produção, se ela e por linha de produção em massa, ou conforme pedido do cliente, dessa maneira pose-se levantar uma relação de custo de produção de PRODUTO X CUSTO DE FABRICAÇÃO.

        O comportamento do consumidor nesse ramo é considerado bem peculiar, geralmente o agricultor que está começando no ramo adquire a linha toda para o cultivo como por exemplo fresadora, adubadeira, encanteiradora, plantadeira, colhedeira, enfim toda linha para o cultivo de batatas, o que é excelente para as fabricantes. Já os agricultores que trabalham a bastante tempo com esse cultivo, gastam mais com manutenção de maquinas, reposição de peças adquirindo novos implementos quando aumentam suas extensões ou para repor implementos que já tiveram um bom tempo de uso.

Passo 3

        Os consumidores em geral são os agricultores com enfase no plantio da batata sua renda baseia-se na época da safra e como já mencionamos anteriormente, tudo irá depender do preço da batata, por exemplo, se o preço estiver alto e a safra colhida ser boa, o lucro desse produtor será em média de 60 % à 80 % sobre o valor bruto no mercado o que irá proporcionar aumento de produção, consequentemente aquisição de novos implementos agrícolas, pois a extensão territorial de plantio irá aumentar e a busca por novos equipamentos também. Em relação ao gasto que esses agricultores tem na compra desses implementos, irá depender de como eles querem investir no seu negocio, se só querem substituir um implemento usado por um novo, simplesmente fazer manutenção dos mesmos ou investir em novos implemento focando sempre na melhora do seu produto. As vendas de implementos sempre ocorrem próximo a época de plantio, onde a demanda é maior por conta do tempo, estimado para plantação e colheita, nesse período os agricultores investem pesado na área de maquinas, já que esse mercado é muito competitivo, sai na frente sempre quem estiver mais qualificado e oferecendo um produto com mais qualidade, aos seus respectivos compradores. A forma de pagamento varia de acordo com o bolso dos agricultores, alguns optam por pagamento à vista, outros parcelados ou por finame, irá depender do produto adquirido, pois os implementos variam de valor custando em torno de R$ 25.000,00 à R$ 300.000,00 mil reais.

        Vale a pena apostar nesse ramo de negocio pois a batata hoje em dia é um alimento peculiar na mesa dos brasileiros e até dos consumidores internacionais, um estudo realizado pela EMATER – MG, destaca um forte crescimento na cultura de batata onde no sul 95,3 % domina-se o plantio da batata como fonte de renda para diversos trabalhadores.

        O mercado de batata processada cresce 5 % ao ano, isso estáligado ao aumento crescente da refeição fora de casa e da praticidade na elaboração de pratos e os agricultores estão aproveitando esse bom momento para investir em equipamento e qualificação já que o lucro é garantido devido a batata hoje ser um produto indispensável na hora das refeições do nosso dia-a-dia.

        O motivo que levam a esse crescimento desse segmento são bem visiveis já que todo ser humano necessita de alimentação de boa qualidade com preço acessível. Podemos destacar também que o que influenciou na evolução desse mercado é a cultura tipica de cada região, já que nenhum brasileiro dispensa uma boa maionese no almoço de domingo, quase uma tradição nas famílias brasileiras hoje em dia. Enfim o mercado de implementos agrícolas com ênfase na cultura de batata tende a crescer mais movimentando a economia expandindo seu mercado nacionalmente e internacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com