TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO ECONOMIA – P1

PIB:

A sigla PIB significa Produto Interno Bruto, e este índice é utilizado para medir o nível de crescimento de um país. O PIB considera no seu cálculo toda a produção interna da nação dentro de um determinado período, independente se está produção é de origem de empresas nacionais ou multinacionais, o importante neste cálculo é que a produção foi realizada em território brasileiro.

Diferente do PNB, Produto Nacional Bruto, que considera para o seu cálculo somente a produção de empresas brasileiras, estejam em territórios nacionais ou internacionais. Contudo para o acompanhamento do crescimento do Brasil é utilizado o PIB, já que possuímos mais empresas multinacionais produzindo em solo nacional que empresas brasileiras em solo internacional.

Para os EUA o melhor índice de crescimento é o PNB, pois o cenário americano no que diz respeito as empresas, é o contrário do brasileiro, isto é, as empresas americanas em solos estrangeiros produzem muito mais.

O cálculo do PIB é composto por C + I + G + M – X, onde, C é consumo, I é investimentos, G é gastos do governo, M é importação e X é exportação.

A categoria de consumo se refere a quantidade e valor que é produzida e consumida dentro do território nacional, vale lembrar que em época de dificuldade econômica este item do PIB fica comprometido, e os líderes econômicos iniciam atividades que fomentem o consumo e aqueçam a economia.

Quanto aos investimentos, estão dizem respeito a aquisição de máquinas, equipamentos, realização de construção e investimentos de natureza da engenharia civil, que movimentam grandes quantidades de dinheiro e aumentam a geração de empregos diretos e indiretos.

No o item referente aos gastos do governo se encontra os valores investidos em obras de melhorias públicas, como elemento positivo, e infelizmente os valores referentes à corrupção e desvio de verbas, como elemento negativo.

Para finalizar a composição do PIB é realizada a diferença entre importação, o processo de comprar produtos de fora do país, e a exportação, o processo de enviar os nossos produtos para outros países. Lembrando que a nação que tiver o resultado desta diferença positiva significa que exporta mais que importa, não contabilizando a quantidade física dos itens, mas sim o valor correspondente de cada um.

Estudamos também a diferença entre PIB nominal e PIB real, tendo no PIB nominal a descrição dos dados do PIB num determinado período, isto é, sem que haja nenhum tipo de comparativo, somente a exposição dos dados. Já o PIB real é a realização da comparação entre os PIBs de dois períodos, contudo neste deve ser percebido que o interesse desta comparação está somente na quantidade produzida e não no valor monetário arrecadado, já que os produtos sofrem reajustes nos seus preços conforme o passar dos tempos.

PIB per capita corresponde a quantidade de PIB referente a cada habitante de um país, alcançamos o valor do PIB per capita dividindo o valor do PIB pela quantidade populacional do Brasil, este resultado representa o quanto o país é desenvolvido ou não.

Resumindo, o PIB é um índice que mede o quanto o país está produzindo e consumindo dentro de um determinado período e tem o principal intuito de apresentar para os demais países um cenário favorável para o crescimento das empresas instaladas em território nacional, sendo elemento crucial no chamariz de novas empresas multinacionais e investidores estrangeiros.

Mercado e Concorrência Perfeita

Entendemos mercado como o conjunto de vendedores e compradores que realizam suas trocas por meio de uma ação onde o vendedor oferece um serviço/produto e comprador paga  com o valor monetário estabelecido.

A concorrência perfeita é o cenário que possibilita qualquer comprador oferecer o seu produto sem que haja uma barreira impossibilitando a sua entrada no mercado, isto é, na concorrência perfeita não se encontra um líder absoluto no mercado para impor tendências, preços, qualidade percebida e forma de atendimento, mas sim cada vendedor pode exercer as suas práticas conforme a concorrência justa.

Nesta estrutura de mercado os produtos negociados são de característica homogênea, isto é, não apresentam elementos que possibilitem a diferenciação dos consumidores, por exemplo, a venda de ovos de galinha, o consumidor dificilmente se atenta a marca da avícola ou outras características que estimulem a compra. Sendo assim, na estrutura de concorrência perfeita, os vendedores são tomadores de preço, pois caso haja o desejo de aumentar demais o preço sempre existirá um concorrente para vender o mesmo produto (ou o produto com características próximas) em um valor bem mais acessível.

Oferta x Demanda

Este processo de tomada de preço pelo mercado ocorre devido a oferta e demanda, tendo na oferta o lado responsável por oferecer algum produto/serviço e na demanda a quantidade que corresponde a procura pelo produto/serviço. Atuando como uma balança de dois pratos, quanto mais pesa a demanda mais a oferta possui poder, quanto mais pesa no lado da oferta mais a demanda possui poder.

Os fatores determinantes da demanda são:

  • Preço do bem. Lei da demanda: tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada cai.
  •  Renda. Se a demanda por um bem cai quando a renda cai, chamamos esse bem de bem normal. Por outro lado, se a demanda por um bem aumenta quando a renda cai chamamos esse bem de bem inferior.
  •  Preço de outros bens relacionados com o bem procurado. Quando a queda no preço de um bem reduz a demanda por outro bem, dizemos que se trata de bens substitutos. Quando a queda no preço de um bem aumenta a demanda por outro bem, os bens são chamados complementares.
  •  Gostos / Expectativas. O gosto é um dos fatores determinantes da formação da demanda. Já as expectativas em relação ao futuro também podem afetar a demanda por um bem ou serviço.

A curva da demanda apresenta as seguintes situações: quanto mais caro for o produto (R$3,00) a procura pelo mesmo será menor (0). Quanto mais barato for o produto (R$0,00) a procura será maior (12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (975.6 Kb)   docx (871.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com