TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Agrária

Por:   •  6/11/2018  •  Dissertação  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

A moeda é um objeto que responde a uma necessidade social decorrente da divisão do trabalho. A divisão social do trabalho é uma característica do capitalismo moderno, onde diferentes indivíduos são especializados em áreas diferentes. Tornando-os assim dependentes, necessitando fazer trocas entre seus excedentes para adquirirem outros produtos necessário para sua sobrevivência em uma sociedade. Uma sociedade sem moeda teria várias dificuldades, por exemplo, o tempo fazer trocas, pois teria que haver o desejo multo. Com isso haveria um desgaste físico e mental para se realizar tal operações. E dessa dificuldade que surge a moeda.

A moeda possui três funções:
Função intermediária de troca: a moeda intermedeia a venda e a compra de mercadorias para evitar o sacrifício da dupla coincidência e tornar as as trocas mais rápidas;
Função unidade de conta: é a função que informa aos agentes a quantidade de unidades monetárias que liquida os contratos (formais e informais), mostrando a equivalência entre a unidade monetária e a mercadoria e a equivalência entre mercadorias. Exemplo: 1 kg de arroz custa R$ 3,00 e 1 kg de feijão custa R$ 1,50. Logo, 2 kg de feijão e equivale a 1kg de arroz; e
Função de reserva de valor: a moeda tem o poder de guardar valor ao longo do tempo, excetuando momentos de hiperinflação.

Para exercer essas funções a moeda tem quer te algumas características como: ter múltiplos e submúltiplos; ser durável; ser difícil de falsificar e ser manuseável e transportável.

Com o acelerado desenvolvimento tecnológico, principalmente na telecomunicação e na informática, assim surgem novas formas de se relacionar economicamente. Como o surgimentos de outros mecanismo que atuam na compra e na venda de mercadorias. Assim, surgem os chamados dinheiros eletrônicos, como os cartões magnético. Há um tendência mundial em redução nas operações que envolvem recursos monetários.

A moeda em uma economia, ou seja, os meios de pagamento (MP) é formado pelo papel moeda em poder do público (PMPP), também chamado de moeda manual, com depósitos à vista nos bancos comerciais (DVBC), também chamado de moeda manual. Portanto temos:

MP=PMPP+DV

O Banco Central tem poder instituído legalmente par emitir papel-moeda. Porém, nem todo papel moeda emitido (PME) transforma-se em PMPP. O PME  menos a caixa do Banco Central(CBC) é igual ao montante de papel-moeda em circulação (PMC), ou meio circulante. Os bancos comerciais retêm parte do PMC para fazer seu caixa. Assim, o PMC menos o caixa dos bancos (Et), também chamado de encaixe técnico, é que é igual ao PMPP. Então:

PME – CBC =PMC

PMC – Et =PMPP

PME = CBC + Et+ PMPP

A CRIAÇÃO DE MOEDA ESCRITURAL

Os bancos comerciais são instituições autorizadas pelo Banco Central a receber depósitos à vista. Se uma instituição está autorizada a receber depósitos à vista, que são geralmente aceitos para liquidação de pagamentos, verdadeiramente ela está autorizada a criar moeda escritural. O banco pode criar depósitos à vista com uma  simples operação contábil porque nem todos aqueles que possuem direito de saque irão exercer esse direito simultaneamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (948.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com