TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política

Por:   •  7/4/2017  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Política

Nome: Luma Rodrigues Cardoso

Matrícula: 1613060071

  1. Descreva e explique pelo menos 3 (três) ideias que influenciaram o pensamento de Adam Smith.

Smith levou em consideração os pensamentos da escola clássica ao afirmar que a sociedade era uma realização dinâmica, mutável e sempre passível de transformação.

A livre concorrência, que também era defendida por Smith, entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda dos preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

E a lei de Say, que afirma que toda a oferta gera sua própria demanda.

  1. Afirma Smith (1996) que “quando a divisão do trabalho estava apenas em seu início, este poder de troca deve ter deparado frequentemente com grandes empecilhos. Podemos perfeitamente supor que um indivíduo possua uma mercadoria em quantidade superior aquela de que precisa, ao passo que um outro tem menos” (p.12).  Descreva pelo menos três problemas relacionados à origem e ao uso do dinheiro.  

Um dos maiores problemas acontecia quando comerciantes de diferentes áreas resolviam fazer comércio entre si, e que muitas vezes os produtos oferecidos por ambos não atendia a suas necessidades, fazendo com que não pudesse haver nenhuma troca entre eles.

O uso de metais apresentava dois inconvenientes muito grandes: o da pesagem e o da verificação da autenticidade.

A operação de se verificar a autenticidade dos metais era lenta e tediosa, e quem não se submetesse a esse tipo de verificação estava sujeito a fraude.

O trabalho de pesagem dos metais e ouros tinha de ser feita minuciosamente e em uma balança precisa pois qualquer erro representava uma grande diferença no valor.

  1. Explique qual a diferença entre preço real e preço nominal, em seguida explique qual a relação entre eles com base em Smith (1996).

O preço real de cada coisa é o custo da pessoa para adquirir, é o trabalho e o incômodo que custa a sua aquisição.

Preço nominal é o preço das coisas em dinheiro que determina se uma certa compra é prudente ou imprudente.

Smith buscava definir uma relação entre os bens e seu valor, o autor propõe que a medida real do poder de compra das mercadorias não seja baseada no seu preço em dinheiro, mas diretamente à quantidade de trabalho que a mercadoria permitirá ao sujeito economizar, ao mesmo tempo em que se agrega o trabalho agregado em sua fabricação.

  1. Descreva os fatores que compõem os preços das mercadorias e diga qual a tendência de composição dos preços nas sociedades desenvolvidas na análise de Smith (1996).

Deve ser considerado no preço das mercadorias o próprio lucro, qualquer equipamento ou instrumento usado para produzi-lo e o salário dos trabalhadores.

Para Smith, o que determina o valor de um bem é o trabalho, se algo é desprovido de trabalho, não tem valor nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com