TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Moçambique

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.608 Palavras (19 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 19

  [pic 1]

Faculdade de Economia e Informática

Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas

Disciplina: Economia de Moçambique

Tema: Impacto do Mercado de Capitais no Desenvolvimento da Economia Nacional

Discente:                                Docente:        

Halima Sidique                                                Prof. Doutor. José Chichava

Matola, 10 de Outubro de 2017

Índice

1.        Introdução        2

1.1.        Problemática        3

1.2.        Hipóteses        3

1.3.        Objectivos        3

1.3.1.        Objectivo Geral        3

1.3.2.        Objectivo Específico        3

1.4.        Justificativa        3

1.5.        No Âmbito Académico        3

1.6.        No Âmbito Social        4

1.7.        No Âmbito Pessoal        4

2.        Revisão da Literatura        4

3.        Mercado de capitais        5

3.1.        Função do mercado de capitais        6

3.2.        O mercado de capitais e a economia        7

3.3.        Principais títulos e operações do mercado de capitais        7

3.4.        Mercado de Acções        8

3.4.1.        Tipos de acções        10

3.4.2.        Mercado primário e secundário        10

3.5.        A importância do mercado de capitais        11

4.        Análise de dados        12

4.1.        Sistema Financeiro em Moçambique        12

4.2.        Mercado de capitais no sistema financeiro        12

5.        Contribuição dos Mercados de capitais para o crescimento económico em Moçambique        13

6.        Conclusão        14

7.        Referências Bibliográficas        15


  1. Introdução

A teoria de desenvolvimento económico demostra que o crescimento de uma economia consiste essencialmente no aumento da capacidade produtiva, isto é, um País pode crescer, se dispor de capital para alavancar os seus investimentos.

Tendo em conta o potencial do crescimento económico de Moçambique o país necessita de efectuar mecanismos para o encaminhamento de projectos de investimento em todos sectores que operam na dinamização da economia, de modo a criar o desenvolvimento sustentável, deste modo permitindo a capacitação das pequenas e médias empresas. Causando o aparecimento dos mercados financeiros a exercendo a sua função de intermediação financeira.

Na vertente do financiamento da economia, importa referir não somente as grandes empresas, mas também as micro, pequenas e médias empresas, sendo que este segmento empresarial desempenhe uma função importante no desenvolvimento da economia, actuando como agentes económicos geradores de riqueza e emprego.

No entanto, esse segmento ainda enfrenta algumas dificuldades no acesso ao crédito, quer através da banca bem como através de outras fontes alternativas de financiamento disponíveis por exemplo mercados de capitais.

Contundo a economia moçambicana já dispõe de vários mecanismos de financiamento, nomeadamente a bolsa de valores, os bancos comercias, o banco nacional de investimento, que pode promover o financiamento, as Pequenas e Médias Empresas (PME) podem recorrer aos mercados de capitais de modo a permitir desta maneira maior dispersão do capital e uma maior inclusão económica. Nessa ordem de ideias é imprescindível a existência de uma ligação activa entre as diversas opções de financiamento, na qual a bolsa de valores, sendo um mercado organizado e regulamentado, possa de forma mais eficiente harmonizar os interesses dos investidores e dos aforradores, através da promoção da capitação da poupança e da sua conversão em investimento produtivo.

O mercado de capitais representa uma alavanca de desenvolvimento, uma vez que proporciona um conjunto de mais – valias empresarias, nomeadamente:                  

A Constituição de mecanismos alternativos de financiamento às empresas a custos mais acessíveis; reduz os custos de informação; promove o aumento das poupanças internas impulsionando o crescimento económico e promove o melhoramento de alocação de capitais.

Embora o conceito mercado de capitais ainda seja pouco divulgado ou utilizado no sistema financeiro moçambicano, a bolsa de valores lançou o programa de educação financeira, que é um dos pilares para estratégias de inclusão financeira, com vista a dar maior visibilidade em Moçambique.

  1. Problemática

O projecto surge mediante uma realidade empresarial Moçambicana na qual evidencia-se as Pequenas e Médias Empresas como sendo a maioria, e desse modo emerge a necessidade de compreender os motivos de fraca participação desse segmento nos mercados de capitais.

  1. Hipóteses

H0: Os mercados de capitais tem um impacto positivo para a economia na medida que mobiliza os recursos da economia, que permite a realização de projectos de investimentos, que dinamizam a economia em geral.

Hi: Os mercados de capitais tem um impacto negativo para a economia na medida que não mobiliza os recursos da economia, que permite a realização de projectos de investimentos, que dinamizam a economia em geral.

  1. Objectivos

  1. Objectivo Geral

  • Mostrar o contributo dos mercados de capitais na economia Moçambicana.

  1. Objectivo Específico

  • Avaliar o impacto dos mercados de capitais para o crescimento económico;
  1. Justificativa

  2. No Âmbito Académico

Dado o estágio actual de desenvolvimento económico de Moçambique e o aparecimento de novas formas de mercado, torna-se importante o estudo e conhecimento dos segmentos de mercados financeiros, pois é através dele que as empresas conseguem se desenvolver mais e mais, aumentando e expandindo os seus negócios e assim gerando mais empregos.

  1. No Âmbito Social

O Mercado de Capitais é considerado como um dos segmentos muito importantes para o desenvolvimento económico, pois ele transmite inúmeras actividades capazes de facilitar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção do bem-estar social, pelo que esta pesquisa irá trazer informação relevante sobre como reduzir essas desigualdades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (243.3 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com