TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Negócios

Por:   •  15/9/2021  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA E NEGÓCIOS_ AULA 4

Lembrete: “o problema econômico é, simplesmente, o processo de prover o bem-estar material da sociedade”. Isto é problema porque implica a existência de valores e práticas para: (a) mobilização e alocação de esforços e (b) distribuição da produção.

  1. As questões econômicas fundamentais

Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se as chamadas questões econômicas fundamentais: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

As questões o que e quanto produzir surgem diretamente do problema da escassez de recursos de produção. Ou seja, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades limitadas de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Já como produzir refere-se à necessidade de escolha, por parte da sociedade, da combinação dos recursos que serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Por fim, diante de para quem produzir, a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também, da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

O tratamento dessas questões depende da forma de organização econômica. Por exemplo, em uma economia de mercado, espera-se um maior papel das empresas privadas na solução dessas questões. Já em economias planificadas, o Estado assume toda a responsabilidade pela resolução delas. Nesse sentido, torna-se fundamental algum conhecimento da organização do sistema econômico.

  • Economia centralizada (ou economia planificada). Sistema econômico em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, e não pelo mercado, predominando a propriedade pública dos recursos de produção.

Essas notas básicas de aula são baseadas no livro Manual de introdução à economia, PINHO, Diva Benevides & VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval. Editora Saraiva,2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com