TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficiência e Eficácia

Por:   •  13/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Eficiência e Eficácia

Segundo Peter Drucker, eficiência é fazer certo um processo qualquer. Complementando essa ideia, podemos dizer: eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor número de erros. Já a eficácia seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.

Enquanto a eficiência envolve a forma como uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma. Por este motivo, um bom gestor deve saber alinhar os dois conceitos, alcançando assim resultados satisfatórios para a organização.

Um exemplo clássico que ajuda a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia: um homem que cava um poço com perfeição e antecipadamente, realiza um trabalho com eficiência; um homem que sabe o local correto para cavar o poço e achar água, executa um trabalho com eficácia. 

Na organização de uma empresa, para que os resultados eficientes sejam úteis é preciso o desempenho de ordens e tarefas eficazes. Se uma empresa é mais eficiente do que seus concorrentes, ela consegue produzir seus produtos a custos menores, bem como obtém um grande nível de consistência na sua produção, ou seja, torna se capaz de produzir produtos de maior qualidade. Além disso, se a organização for superior no âmbito da eficácia, ela também possui maiores chances de reter ou ampliar sua carteira de clientes.

Referências:

PETER F. Drucker, o Gerente Eficaz

Material de apoio, professor Jarbas.

Aluna: Laís L. B. dos Santos Torre        RA: N3155A-1

Período Noturno                       Curso: Ciências Contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com