TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração e Avaliação de Projetos

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Tocantins

Polo de Alvorada – TO

Especialização em Gestão Pública Municipal-GPM

Disciplina: Elaboração e avaliação de projetos

Aluna: Miriane dos Santos Rodrigues

Atividades 02

Capítulo “A intersetorialidade nos projetos locais”

16.O que significa trabalhar de forma intersetorial?

Trabalhar de forma intersetorial é transcender a fragmentação departamentalizada da organização governamental municipal e colocar-se em sintonia direta com as expectativas e necessidades da população de seu município, exige o compartilhamento de conhecimentos, visando à abordagem de novos conceitos e, consequentemente, de diferentes práticas em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

17.Com base em Comerlatto et al (2007), texto auxiliar para este capítulo, em que nível você considera que há intersetorialidade nos órgãos de seu município? Descreva como ocorre ou não a intersetorialidade em seu município. Compartilhe com seus colegas em sala de aula.

No município de Gurupi – TO, intersetorialidade nos órgãos ocorre satisfatoriamente, pois há uma interação em todas as áreas da administração pública como: saúde, educação, ação social, idoso, comunicação, esportes, produção, meio ambiente e infraestrutura. Trabalhando em conjunto, trocando e compartilhando experiências através dos projetos desenvolvidos pela gestão municipal, envolvendo todas as ações em prol dos anseios da comunidade local, visando a melhoria da qualidade de vida da população gurupiense.


Capítulo “Participação dos cidadãos em projetos”

18.Com base em Gohn (2004), texto auxiliar para este capítulo, em que nível você considera haver participação da comunidade nos projetos existentes em seu município? Descreva os processos de participação da comunidade em seu município. Compartilhe com seus colegas em sala de aula.

Como ocorre, ainda em muitos municípios da federação brasileira, em Gurupi – TO, a participação da comunidade nos projetos existentes no município, não ocorre em um nível satisfatório. Porém podemos citar que, em alguns projetos desenvolvidos, há uma participação da comunidade acadêmica do município e também de jovens que buscam atividades esportivas como forma de fugir da violência e da droga, que hoje é realidade no Brasil. Outro público, que não posso deixar de citar, é o público idoso, pois a gestão atual, propõe atividades e projetos constantes voltados a essa geração “esquecida” pela população, que tem participação de forma bem satisfatória.


Capítulo “Avaliação de demandas e o desenvolvimento local”

19.O que é desenvolvimento local? Complemente a resposta da apostila utilizando o texto auxiliar para este capítulo: Martins e Caldas (2009).

O Desenvolvimento Local é um processo que aborda uma combinação das questões sociais, económicas e ambientais relativas a um território, procedendo à identificação de soluções integradas para a criação de emprego e o trabalho digno. Promover o Desenvolvimento Local significa implementar ações em territórios ou microregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empoderamento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão. É um processo capaz de promover a melhoria da qualidade de vida de um município, utilizando as potencialidades que nele existem.

20.O que é globalização? Complemente sua resposta utilizando o texto auxiliar de Ianni (1994).

A Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

21.O que é desenvolvimento sustentável? O que deu origem a esta área de estudo? Complemente sua resposta com o texto auxiliar de Van Bellen (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com