TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empreendedorismo e Ética

Por:   •  10/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação

Disciplina: Empreendedorismo e Ética

AD1 – Segundo Semestre de 2020

Nome – Thiago Cavalcante Lopes

Data – 21/09/2020

Questão única:

        Quando o empreendedorismo é estudado, uma das principais questões levantadas é, dentro do que se mostra essencial, pode ser ensinado e o que é vocação do indivíduo. Para analisar essa dúvida, torna-se necessário ter em mente quais atributos são básicos para um empreendedor, para a partir deste ponto, verificar quais podem ser aprendidos e quais são inerentes a pessoa, seja pela forma como ela foi criada, seja pelas experiências por ela vividas.

        No entanto, até mesmo essas características consideradas essenciais para um empreendedor podem ser discutidas, pois elas variam de importância com o local e com o tempo, portanto, o atributo que hoje é considerado fundamental, amanhã pode ser irrelevante. Portanto a ideia de empreender por vocação é um conceito extremamente volátil, tendo em vista que daqui a alguns anos, em países diferentes, uma pessoa que hoje se vê totalmente inapta para aprender, pode se encontrar com todas as características necessárias, revelando ser um empreendedor por vocação.

        Em complemento a avaliação das características do indivíduo, deve-se considerar o empreendedorismo como um processo, portanto, não basta apenas o conhecimento que o empreendedor tem do ramo a ser explorado, o conjunto formado pelas informações recebidas de terceiros, relação com os cofundadores e clientes, políticas governamentais, tecnologias e condição econômica se interagem e influenciam as ações e decisões tomadas, contribuindo em grande parte para o sucesso ou a falha do projeto.

        Um outro fator de grande relevância é a disponibilidade da pessoa. Muitas vezes o indivíduo possui todos os traços que se mostram necessários para empreender, no entanto ele se encontra numa situação cômoda, com emprego estabilizado, onde a dedicação a um novo projeto se mostra inviável.

        Por outro lado, temos o extremo oposto, onde se observa o sujeito que empreende por necessidade, sendo esta a única opção disponível, que inicialmente pode se mostrar extremamente difícil, mas que com a dedicação da pessoa em aprender e a mudança dos cenários externos, pode fazer com que sua empreitada seja um caso de sucesso.

        Vê-se por tudo isso, que um empreendimento de sucesso pode surgir tanto de um empreendedor por vocação, quanto por necessidade. Obviamente, aquele sujeito que sempre sonhou em ter o seu próprio negócio, quando se depara com a oportunidade, estará bem mais preparado para desenvolver o projeto e obter êxito. No entanto, esta oportunidade pode demorar a surgir, ou nunca aparecer, inoculando desânimo e frustração naquela pessoa. Contudo, o indivíduo que não compartilha do mesmo sonho, tem todas as ferramentas necessárias para que com o esforço e dedicação necessários, fazer com que a sua necessidade se torne um grande sucesso em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com