TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Educacional

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Introdução:

A empresa Educacional de Côcos, na área de educação, atualmente contando com um quadro de funcionários de aproximadamente 30 colaboradores divididos nas seguintes áreas funcionais: direção , professores e auxiliares com disponibilização de uma vaga para o cargo de auxiliar de serviços gerais.

Desenvolvimento:

A instituição está oferecendo uma vaga para auxiliar de serviços gerais, na área da limpeza, O Auxiliar de Limpeza é o profissional responsável por auxiliar na limpeza e conservação do local e ambiente. Um Auxiliar de Limpeza é responsável pela manutenção do local com foco em mantê-lo limpo.

Está sob as responsabilidades de um Auxiliar de Limpeza limpar e arrumar todo o local em seus mínimos detalhes: janelas, vidraças, banheiros, cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes, atuar com limpeza de área externa e interna, lavagem de vidros, abastecer os ambientes com materiais, retirar lixo, limpeza no escritório, banheiros, vestiários, persianas, varrer a fábrica, ou empresa, realizar a reposição de material de higiene, bebedouro, manter rotinas de higiene e limpeza, ou seja, em geral o Auxiliar de Limpeza irá trabalhar em prol da organização e higienização dos ambientes da instituição.

Para que o profissional tenha um bom desempenho Auxiliar de limpeza é essencial que possua boa disposição física,capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por servir, ter iniciativa e paciência.

O Auxiliar de Limpeza por ser o profissional responsável por auxiliar na limpeza e conservação do local e ambiente, se relaciona com o Supervisor e Coordenador de Limpeza. Formação desejada: - Ensino Médio Completo.

Recrutamento

Este processo ocorre com o uso de indicações internas e externas de pessoas que estejam aptas a ocupar determinados cargos. Além disso, são usados outros instrumentos de recrutamento, como a consulta ao SINE – Sistema Nacional de Trabalho, de candidatos que tenham o perfil desejado e realizado anúncios abertos em jornais de circulação estadual.

Seleção

Considerando-se que a seleção busca escolher dentre os candidatos recrutados, os mais aptos a ocuparem determinados cargos, utiliza-se as seguintes técnicas e procedimentos de seleção:

Análise de currículo;

Entrevista;

Teste operacional.

Importante ressaltar que todos os itens de seleção acima, com exceção do teste operacional, são instrumentos de seleção para todos os cargos. O teste operacional é fundamental e aplicável apenas para as auxiliares de serviços gerais, ou seja para as pessoas ligadas diretamente com a limpeza. Alguns critérios são observados na seleção, dentre eles pode-se citar os seguintes: Disponibilidade para efetuar horas extras em determinadas épocas; Indicações; Sexo; Idade; Experiência profissional; Local de moradia; Escolaridade mínima.  

Integração

Os procedimentos oferecidos aos candidatos para serem integrados à empresa são os seguintes: o funcionário selecionado passa por exames médios, de forma a verificar todas as condições de saúde, participa de um processo de integração estruturado, envolvendo treinamento, conhecimento sobre a empresa e suas funções, dinâmicas de grupo com a equipe de trabalho, dentre outros. Além disso, providencia-se toda a documentação legal necessária a integração completa do novo funcionário de acordo com as exigências legais.

Proceder à realização de dinâmica de grupo, como forma de verificar o potencial de adaptação e integração do novo funcionário à organização. Além disso, no caso de funcionários que já estiveram em outras empresas, seria ideal a obtenção de referências e informações a respeito deste período de trabalho, sobretudo para os cargos administrativos que requerem maiores cuidados quanto aos procedimentos que envolvem a ética do funcionário. Também é importante ressaltar as outras sugestões de seleção para o pessoal gerencial, como por exemplo, a simulação de atividades de risco empresarial, nas quais teriam que buscar soluções rápidas e práticas e os que obtivessem melhor desempenho, com certeza, seriam os escolhidos.

A empresa deve criar um setor permanente de treinamento e desenvolvimento responsável por realizar um acompanhamento e diagnósticos freqüentes para avaliar as necessidades dos funcionários. A partir desses diagnósticos de necessidade seriam elaborados os planos e projetos e treinamento, e esses seriam realizados buscando a capacitação freqüente dos trabalhadores. Os temas a serem abordados podem estar relacionados ao corte e costura, modelagem, bordado ou outros para o pessoal ligado ao setor produtivo.  Para o pessoal administrativo e gerencial sugere-se que sejam ministrados cursos de aperfeiçoamento em conhecimentos de informática e administrativos de curto prazo. A empresa pode-se elaborar uma política de remuneração adicional para o pessoal que esteja buscando desenvolver maiores conhecimentos através da participação de eventos e da conclusão de seus cursos escolares. Para os funcionários que não tiverem completado seus estudos, poderiam ser estimulados, por um convênio com uma escola e por remuneração extra, a concluírem pelo menos o segundo grau. 

Após todo processo de recrutamento e seleção dos candidatos a triagem ira definir um que melhor se encaixa para exercer a função ofertada, este candidato ira celebrar um contrato de trabalho com a empresa. Este contrato apresentara clausulas que tratam dos direitos e deveres de ambas as partes envolvidas de maneira clara e objetivas regidas pela lei trabalhista CLT:

1ª Cláusula: Constara de todos dados da empresa e de seu representante legal, bem como todos os dados do colaborador que estará sendo contratado no ato da assinatura e de sua função laboral na instituição.

2ª Cláusula: Decorrera dos horários a serem respeitados pelo colaborador durante sua permanência na empresa, sendo oito horas por dia com duas horas de intervalo para o almoço de segunda a sexta, somando um total de quarenta horas semanais.

3ª Cláusula: Consta do local onde o funcionário desempenhara sua função.

4ª Cláusula: Virá apresentar todas as responsabilidades do funcionário em relação aos possíveis danos a equipamentos da empresa por qualquer conduta dolosa ou culposa que poderá ser descontado do salário conforme vontade da empresa para ressarcir os prejuízos causados por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com