TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL UMA EMPRESA

Por:   •  18/3/2019  •  Seminário  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

NÙCLEO GUARARAPES

A ESCOLA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL UMA EMPRESA

Professor Rubens Cruz Gestão Educacional Empresarial

Introdução

A escola é uma instituição de ensino hierárquica, centralizada e devidamente formalizada. Que segue um padrão, um método, tem horários, uns programas a cumprir e metas a alcançar.

Problema: Quais são os desafios organizacionais da escola privada enquanto empresa e seus caminhos para o sucesso?

Justificativa: A escola particular tem seu espaço no ramo da educação no que se refere ao ensino infantil e fundamental. Cada procura oferecer um diferencial num mercado cada vez mais exigente e competitivo, mas todas passam pelos mesmos processos para se firmarem e serem reconhecidas ( institucionalizadas) , e dessa forma se tornarem mais dinâmicas e formadoras de cidadãos.

Objetivo Geral: Compreender a organização escolar como uma empresa prestadora de serviço educacional para a comunidade ,com uma função social, que lida diretamente com o ser humano. Objetivos Específicos: Identificar os elementos necessários para o funcionamento de uma escola privada. Verificar a documentação jurídica que legaliza a escola. Demonstrar a importância do trabalho pedagógico e administrativo para uma escola, incluindo os seus colaboradores.

Autores consultados: Vitor Henrique Paro e André Pestana Divisão do Trabalho: Contexto histórico ( escola pesquisada), localização da instituição, corpo administrativo e corpo docente, colaboradores, estrutura, logística, quantitativos de alunos, metodologia, considerações finais, referências, agradecimentos e mensagem.

Contexto Histórico

Academia Primeiros Passos (escola particular). Lema: ``Estudar aqui faz toda a diferença``. Com educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 9º ano (fundada em 1998). Logomarca: APP, em um brasão, e as cores amarelo, marrom, branco e vermelho.

Princípio educativo: Educar com compromisso e seriedade para formar futuros cidadãos, honrados e comprometidos com a ética e o respeito fazendo assim a diferença na sociedade; Documentos Jurídicos: CNPJ ( 04.650.739/0001-08), Declaração de enquadramento da empresa ( constituição de sociedade) ; Cadastro escolar ( P-100.076 / Portaria – SEDUC 7160,Código MEC/INEP 26.178.451) ; Regimento escolar; Alvará de licença para funcionamento.

Localização da instituição: Rua Sessenta, nº 135, Caetés III, Abreu e Lima /PE. CEP 53545630. Ponto de referência: Associação Beneficente Betânia

O corpo administrativo é formado por um diretor (gestor),três coordenadores e uma secretária. No corpo docente tem 14 professores e um auxiliar, e a escola conta com 5 colaboradores que são 2 motoristas,2 monitores e 1 zelador.

Estrutura, logística e quantitativos de alunos:

Imóvel de 1º andar, com 6 salas de aula climatizadas, 1 sala de coordenação ,4 banheiros no pavimento superior( 2 p/ alunos e 2 p/ funcionários), 1 sala de leitura, 1 diretoria, cantina, espaço para eventos e recreação. Possui transporte escolar próprio (uma Kombi e um micro ônibus), circuito interno de filmagem, e tem 307 alunos. Estratégia de marketing: panfletagem e redes sociais.

Metodologia

Pesquisa de campo com um estudo de caso para observação de uma realidade e levantamento de dados para informação. E pesquisa bibliográfica para um referencial teórico no assunto.

Considerações Finais

Observando a escola enquanto empresa pode dizer que, os alunos são os clientes, os professores e os funcionários são o seu patrimônio, e o seu nome é a sua marca no mercado competitivo das redes privadas de ensino, representado pela sua logomarca e fortalecido pelo seu trabalho. Como empresa, a escola precisa de:

*Organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com