TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Natura

Por:   •  5/6/2015  •  Artigo  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

A Natura começou distribuindo rosas, não produtos.

Em 28 de agosto de 1969, Antônio Luiz da Cunha SEABRA, transformou o seu grande sonho pessoal em realidade. Ele vendeu seu fusca, e com o dinheiro reformou uma antiga e pequena borracharia na Rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo, onde montou a sua primeira e única loja começava ai o inicio do seu sonho. E ainda depois de reformar sua lojinha conseguiu um imóvel na Vila Mariana, onde estruturou uma pequena fábrica para dar então inicio ao seu sonho, mais como tudo nessa vida eh muito difícil no começo, iniciar um negocio iria custar muito dinheiro e sem muita solução ele começou a imprimir alguns cartões e ficava distribuindo na rua entregando para as pessoas q ali passavam com a seguinte mensagem: “Nós pensamos em você. Gostamos do mundo, dos dons da vida, da música, da amizade, do elo que nos une, da mística engrenagem dos momentos. Aprendemos a força do amor. Com amor, muito amor, nós fabricamos beleza. Venha nos conhecer”.

Muito inteligente da parte dele e ainda junto com esse cartão, q ele entregava para as pessoas, elas também ganhavam uma rosa de presente. Este não era o jeito de pensar do Luiz, era o seu jeito de ser. E o seu jeito de ser dele que diferenciava a cada nova ideia q ele tinha, transformava cada detalhe, cada gesto, e colocava e investia na sua lojinha e nos seus produtos, isso tudo era de forma muito humilde e simples mais q eram feito de coração e com toda sabedoria, e o mais importante eram ideias suas.

Quando se quer obtiver uma empresa de sucesso para poder ser grande e reconhecida, deve ser mais do que o sonho e objetivo de alguém, deve ser o seu reflexo de você de sua alma. Quanto mais pessoal, mais único, mais amplo será o negócio.

 Luiz tinha sido executivo brilhante em uma multinacional norte-americana até ser designado para liderar uma área que iria explorar uma inovação para o Brasil daquela época: a máquina de barbear, a partir dê ai começou a se interessar por outra coisa que não tinha nada a ver com o que ele tinha vindo fazer, foi estudar um tipo de mercado e começou a se interessar por outro, que seria a pele do brasileiro e ficou espantando com algo que todos sabiam, mas ninguém percebia e poucos ainda se dão conta de que não há “o brasileiro” típico.

Havia uma incrível mistura de povos, raças, cores. E por esta razão, não havia “a pele típica” do brasileiro e com isso levou ele estudar e tentar explorar esse tipo de mercado.  Mas os fabricantes de produtos para a pele teimavam em oferecer fórmulas europeias para os consumidores brasileiros e ele achava que isso não era o certo que para a pele do brasileiro se destacar mais teriam que ser utilizados produtos com formulas daqui da natureza do Brasil e com esse pensamento na cabeça resolveu se dedicar mais ainda a esse mercado. E curiosamente, no final da década de 1970, já tinha vários copycats brasileiros de fabricantes de cosméticos internacionais.

Mas Luiz não queria isso, ele queria ser diferente; queria ser mais brasileiro que o brasileiro “médio” daquela época. Ele queria fabricar produtos que atendessem a diversidade de pessoas que havia na cidade de São Paulo, com extratos da biodiversidade brasileira na sua pequena lojinha, onde ficava distribuindo cartões com rosas para as pessoas q ali passavam nos cartões falavam sobre dons da vida, amizade, mística, amor. E para complicar, escolheu um nome para a sua empresa que remetia aos hippies da época, que valorizavam a natureza foi muito ousado nessa parte.

Em 1974 a natura começa suas vendas diretas, começa a passar seus produtos para as consultoras venderem diretamente nas casas dos clientes, com isso ela não precisaria abrir mais lojas pra poder atender todos seus clientes e sim talvez fazer dessas consultoras vários Luiz SEABRA.

Mas hoje, Luiz SEABRA, co-fundador da Natura Cosméticos é ainda o mesmo “louco”, por ter umas ideias  grandes naquela época, as pessoas os chamam de visionário porque e ele é o tipo de pessoa que enxerga oportunidades de desenvolver algo e de ver crescimento onde outra pessoa nenhuma conseguiria enxergar.

O que o Brasil precisa é de mais brasileiros assim que são loucos pelo País e pela sua história e que decidem de uma maneira ou de outra tentar contar um pouco do nosso pais, são pessoas assim que mostram como nosso pais pode crescer e evoluir muito basta ter vontade e querer e seguir enfrente, lutar por seus objetivos.

Ele acreditou no potencial das relações e no poder da cosmética como ampliadora de consciência, fazendo as pessoas se conscientizar e dar mais valor ao seu próprio corpo, fazendo com que tivesse mais saúde mais beleza pra se mostrar. Essa forma de pensar e agir se expressa em nosso comportamento empresarial alinhado à promoção do desenvolvimento sustentável, e com isso na criação de produtos e conceitos que promovam o bem estar de nossos consumidores.

           

             Países onde a natura atua, clientes e colaboradores

Fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano. 

A natura é hoje, a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Com nossa sede em Cajamar (SP), temos forte presença na América Latina, com operações em (Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França). Por meio de distribuidores, nossos produtos também chegam à Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição no País e seis nas Operações Internacionais que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos de CNs por dia. 

Em 2013, a natura compra a marca de cosméticos australiana Aesop, que propõe uma nova dimensão da beleza, com um toque mais urbano, atuando em espaços de mercado nos quais a ainda não estavam presente. 

A natura é líder em preferência dos consumidores no segmento de higiene, perfumaria e cosmética, com índice de 44%. Nas Operações Internacionais, registramos evolução em conhecimento e preferência em todos os países onde temos operação. Nos últimos cinco anos, registrou a evolução na receita líquida a um ritmo médio de 13% ao ano e ampliação da rede de vendas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com