TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa de Produtos Tecnológicos da Análise Estratégica em Gestão de Pessoas

Por:   •  28/5/2023  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Uniritter

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Análise Estratégica em Gestão de Pessoas

Professor: Jeremias de Araújo

Aluno:

Case N1: Empresa de Produtos Tecnológicos

O proprietário de uma empresa de produtos tecnológicos precisa elaborar um planejamento que o direcione para tomadas de decisões pertinentes e inteligentes para ampliar e atingir outras localidades com a abertura de novas lojas. No entanto, formar uma equipe de alta performance implica investir no capital humano para conquistar os resultados de excelência com o projeto de expansão dos negócios.

Nesse sentido, como esse projeto de expansão deve ocorrer para seu desenvolvimento?

Em um ambiente cada vez mais diverso, exigente e competitivo, decisões relacionadas à expansão devem ser muito bem estudadas e estruturadas.

No case apresentado, não há verba projetada para novas contratações, porém há verba destinada para o aumento de desempenho da equipe atual. O que inicialmente pode parecer uma desvantagem, pode ser revertido em uma injeção de ânimo e motivação na equipe, pois certamente novas posições serão abertas nesta expansão, sendo uma excelente oportunidade de crescimento de carreira para os funcionários atuais.

Entretanto, a expansão precisa ser sustentável e os profissionais escolhidos precisam estar aptos para assumir este desafio. Segundo o case, esta situação não ocorre, pois a equipe está com baixo desempenho.

Foi elaborado e apresentado pelo proprietário e pelo gerente de controladoria e finanças uma planilha com bonificações e premiações como plano de correção deste baixo desempenho.

Seria a remuneração o motivo do baixo desempenho?

Somente esse plano de bonificações será suficiente para corrigir o baixo desempenho?

É inegável que o fator recompensa é um impulsionador de desempenho, mas não é o único e poderá ter seu resultado significativamente comprometido caso a equipe não esteja qualificada tecnicamente para desempenhar tais funções. Portanto, antes de iniciar uma política de premiações e bonificações o ideal seria conciliar com a expansão, um projeto de qualificação e avaliação 360° na empresa. Desta forma será garantido o diagnóstico dos motivos deste baixo desempenho e medidas para a correção poderão ser tomadas de forma embasada e assertiva.

Outro fator importante na formação de equipes de alta performance é a seleção dos integrantes desta equipe. Mesmo com a seleção para as novas posições seja interna, um processo de seleção bem estruturado, com regras e pré-requisitos claros e bem estabelecidos trará transparência e segurança aos funcionários. Estas ações irão diminuir a chance de insatisfações, aumentando a adesão e o senso de pertencimento dos envolvidos nesta expansão.

Por fim, analisando a empresa como um todo, será necessário uma reavaliação das funções e atribuições dos funcionários que ficam na unidade anterior, pois como haverá uma migração de parte da equipe atual para a expansão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com