TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DA EMPRESA/PRODUTO/SERVIÇO

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 14

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA/PRODUTO/SERVIÇO
A Ous&Abuse é uma empresa de pequeno porte do segmento têxtil, e em especial do ramo de moda intima que tem como produtos principais lingeries, modapraia, fitness, plussize, homem, infantil e produtos eróticos.
A identidade visual é a cor Rosa – cor da ternura, do romance e da mulher.
Temos consciência de que boa aparência e estilo são essenciais e que vestir deixou de ser uma necessidade e transformou-se numa forma de expressão, de diferenciação e definição de personalidade.


3.1 Missão
Vender romance - produzindo e comercializando peças com qualidade e ousadia; valorizando nossos clientes e colaboradores com a responsabilidade sócia ambiental.


3.2 Visão
Visão é conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Nesse contexto a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão apresenta o que a empresa quer ser (REBOUÇAS, 2003, p. 88).


Ser uma marca reconhecida como uma empresa que tem beleza, qualidade e inovação, buscando as tendências da moda e despertando sempre o desejo íntimo de toda mulher.


3.3 Valores
• Ser diferente através da excelência no atendimento;
• Valorização e qualificação dos recursos humanos;
• Oferta de produtos adequados para cada tipo de corpo com qualidade e conforto
• Crescimento e aprimoramento contínuo.




3.4 Princípios
• Responsabilidade social e ambiental;
• Qualidade de nossos produtos para que o valor pago pelo cliente seja sempre satisfatório;
• Valorização de nossos colaboradores e incentivo ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.


3.5 Objetivo
Agregar valores e obter lucro, pois isto se torna fundamental para o crescimento empresarial que é o nosso foco.


3.6 Localização
A Ous&Abuse fica localizada na Rua José Camilo de Camargo, 161 - Loteamento Remanso Campineiro, no centro da cidade de Hortolândia, São Paulo CEP: 13184-494.
Definiu-se a localização da empresa, devido estarpróximo ao centro comercial (escolas / shopping / supermercados / bancos); local de fácil acesso e grande fluxo de pessoas.


3.7 Identificações do Publico Alvo
Nossa loja oferece peças destinadas ao sexo feminino a partir dos 10 anos e de varias classes socioeconômicas. São peças feitas exclusivamente para a mulher feminina, vaidosa, mãe, filha, amiga, esposa, amante, profissional e acima de tudo ousada.


3.8 Estruturas / Aspectos Técnicos
A estrutura de nossa loja será dividida em:
• Loja (pavimento inferior)
• Produção (pavimento superior)


Na loja serão distribuídas 02 (duas) prateleiras, 02 (dois) balcões; 01 (um) conjunto de sofá para espera, 01 (uma) mesa de agua e café, 02 (dois) provadores, 02 (dois) espelhos, 01 (um) banheiro, 02 (dois) manequins, 02 (dois) computadores, 01 (uma) impressora, 01 (um) telefone/fax.
Na produção serão distribuídas as maquinas de costura (máquina de costura reta, máquina de zigue-zague, máquina de elástico e máquina de overloque), 01 (uma) mesa de corte, 01 (um) deposito de matéria-prima, 01 (uma) mesa de agua e café, 01 (um) banheiro.
A estrutura será representada de forma simples, pois estaremos em processo de implantação e os recursos financeiros ainda não são suficientes para compor uma estrutura mais complexa; portanto contrataremos duas costureiras (corte e montagem das peças) e uma ajudante (acabamento e embalagem). Com relação às atividades Administrativas, Comerciais e Financeiras e Criação e Design; estas serão executadas no domicílio de cada uma das responsáveis com um sistema de escala, pois todas terão que exercer também a função de vendedora.












































4. ANÁLISE DE MERCADO


O principal elemento de diferenciação da Ous&Abuse está relacionado com a equipe profissional que será composta por pessoas qualificadas e produtos diversificados.
Outro diferencial será representado pelo atendimento personalizado; onde as atendentespoderão até o cliente fora da loja, levando peças que adéquam ao perfil do cliente.

1. Pontos Fracos:
• Necessidade de capital de giro;
• Poucos clientes fidelizados
• Administração amadora
• Produtos Semelhantes (concorrente)


2. Pontos Fortes:
• Variedade das peças
• Conforto e beleza
• Giro rápido
• Apelo sexy.


3. Oferta e Demanda
As roupas íntimas, até pouco tempo atrás, eram peças que estavam destinadas a ficar no esquecimento, escondidas debaixo das roupas, desprovidas de atrativos, e nem sempre proporcionavam o conforto necessário a quem as estivesse usando.
Nos dias atuais a lingerie deixou de ser uma compra obrigatória para tornar-se mais uma forma de estar na moda; e é por este motivo que a Ous&Abuse oferece coleções diversificadas para cada estação, criando assim oportunidades e transformar momentos em histórias inesquecíveis.
Este mercado cresceu significativamente no que diz respeito ao número de homens que compram lingeries para presentear, além de ser comum a procura por cuecas diferenciadas.
Trata-se de um segmento interessante, mas está sujeito às oscilações do poder aquisitivo e demanda dedicação intensiva.

4. Concorrência / Estratégia de Marketing
No centro de Hortolândia, há poucas lojas especializadas apenas no ramo de moda intima; faltando muitas vezes opção de produtos para os clientes. Contudo identificamos algumas lojas especializadas em lingerie, como segue abaixo:




Isabel Camargo Moda Intima
Endereço: Rua Luiz Camilo de Camargo, 145 – Loteamento Remanso Campineiro - Hortolândia / SP.








Peccatu Lingerie
Endereço: Rua José Camilo de Camargo, 5 - Remanso Campineiro – Hortolândia / SP.









Estes concorrentes no centro de Hortolândia não têm fabricação própria e não oferecem divulgação e exposição ampla de seus produtos


4.5 Oportunidades e Ameaças
Oportunidades
Estamos localizados em um ótimo ponto no centro da cidade, além de termos umexcelente layout;
Oferecemos produtos com excelente qualidade, além de diversificações em cores e modelos;
Trabalhamos com preços que atendem tanto asnecessidades da empresa quanto as dos clientes, oferecendo assim mais variedades com preços mais acessíveis que os concorrentes.
Oferecemos também condições de pagamentos impraticáveis pelos nossos concorrentes;
Realizamos campanhas de marketing que beneficiam a empresa juntamente com os clientes;
Entendemos que os funcionários são peças fundamentais para o bom desempenho da empresa e os clientes são a base essencial do sucesso.


Ameaças
A falta de experiência no ramo;
O tempo de mercado que os concorrentes estão atuando;
A estruturação da empresa ainda está em andamento;
Alterações climáticas


Segundo Spulber (1999) “As empresas ganham constituindo pontes de acessão ao mercado criando inovações que unam seus clientes e fornecedores”. Por isto estamos sempre buscando inovar e qualificar nossos produtos para prestar um serviço excelente mantendo a fidelidade e a credibilidade de novos clientes para nos estabelecermos e nos tornarmos lideres futuramente.





























5. ESTUDO DA VIABILIDADE E PESQUISA DE CAMPO



5.1 Viabilidades mercadológicas
5.1.1 - Produto: Trabalhamos com o fornecimento do produto, foco principal é lingeries, femininas e masculinas, além disso, tem produtos voltados para área de sex shop.
5.1.2 - Mercado Alvo: o público alvo é homens e mulheres, porém existe uma tendência de mercado que geralmente é voltada para mulheres, pois em tese são mais consumidoras.
5.1.3 - Tamanho do mercado-alvo: Hortolândia esta inserida na região metropolitana de Campinas, região muito populosa e com ótimo poder aquisitivo, pesquisas confirmam que estamos em constante desenvolvimento, note:
Hortolândia é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregiãode Campinas, [...]. Em 2011 sua população foi estimada pelo IBGE em 195 775 habitantes, (grifo nosso) sendo que em 2010 era o 40º mais populoso de São Paulo.
Com relação ao poder aquisitivo mencionado é importante destacar:
Hortolândia foi fundada em 1991, desmembrando-se de Sumaré, sendo que alocalização privilegiada e a proximidade com grandes polos industriais do país fizeram com que o município passasse por um rápido desenvolvimento demográfico e industrial, [...]. Essas atividades fazem com que o município tenha o 89º maior PIB brasileiro.
Mediante tais informações, é claro e notório afirmar que o tamanho de nosso mercado alvo é muito amplo.
5.1.4 - Situação da oferta e demanda: Tendo em vista o amplo público que temos a disposição na região, procuramos oferecer um produto de qualidade e com preço acessível, e principalmente variedade, trabalharemos com diversos fornecedores, além disso, oferecemos ambiente agradável, climatizado e com mão de obra qualificada em atendimento ao cliente.
5.1.5 - Concorrência: A região escolhida para instalação conta com poucas lojas do seguimento, abaixo listamos algumas delas, bem como suas características.
• Isabel Camargo Moda Intima: loja anexa ao supermercado Paulistão, loja teoricamente pequena com público limitado devido sua localização, são apenas loja e não fabricante, além disso, a mesma tem horário de funcionamento diretamente ligado ao do supermercado.
• Peccatu Lingerie: loja localizada dentro ao novo Shopping de Hortolândia ganhou mais visibilidade quando o centro foi alterado.
5.1.6 - Práticas de Marketing: Focalizamos nosso marketing principalmente na parte visual da loja. Como nosso público alvo são mulheres, desenvolvemos esse quesito com mais ênfase. Na parte externa da loja será confeccionado o nome Ous&Abuse em letra caixa com chapa de aço escovado, agregando beleza. A nossa cor temática é o rosa, cor marcante de romance, além disso, na inauguração planejamos distribuição de folhetos nossemáforos próximos a loja e oferecemos um “coffee break”, a fim de atrair pessoas para conhecer a loja. Em longo prazo, pretendemos promover ativamente a loja em redes sociais, com promoções e sorteios, mais uma vez com o intuito de que as pessoas visitem a loja.


5.2 Viabilidades Técnica
5.2.1 - Tecnologia: Optamos trabalhar com maquinário de qualidade a fim de aumentar a competitividade, máquinas para corte, teares de fios, tinturaria, máquina para bordados e rendas.
5.2.2 - Fonte de tecnologia: A princípio, utilizaremos maquinas de origem brasileira, que são de excelente qualidade, tendo em visto que de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT, 2011), o Brasil é hoje o 7º maior parque têxtil mundial e conta com mais de 30 mil empresas formais, participando com, aproximadamente, 4,4% do PIB nacional e com faturamento anual de US$ 33 bilhões ( dados de 2006).
5.2.3 - Matérias-primas: Utilizamos diversas matérias-primas, explicaremos um pouco sobre cada, a produção começa a partir de fibras e fios.
• Fibra: Estruturas muito finas e alongadas, como filamentos, que podem ser contínuos ou cortados, as fibras fiadas, formam fios, linhas ou cordas e dispostas em manta produzem papel, feltro ou outros produtos. As fibras usadas na manufatura são classificadas conforme sua origem, que pode ser natural, artificial ou sintética.
• Fibras Naturais: são as fibras retiradas prontas da natureza exemplos: Algodão, lã, seda, linho, rami, juta, sisal, coco e bambu.
• Fibras Artificiais: são produzidas pelo homem, porém utilizando como matéria-prima produtos da natureza, como a celulose exemplos: Viscose, acetato, lyocel e modal.
• Fibras Sintéticas: são fibras produzidas usando produtos químicos como matéria-prima. Em geral, derivados do petróleo ou, mais recentemente do amido de milho, exemplos: Poliéster, poliamida, acrílico e elastano.
• Fio: Fibra fiada e torcida, na produção têxtil é utilizada como elemento básico para confecção dotecido. O tecido é um pano preparado no tear, à trama criada com fios, e através de diversas composições são criados vários tipos de tecidos alguns exemplos:
• Elastano: Nome do tecido feito de poliamida e elastano (popularmente conhecido como Lycra). Vale citar que LYCRA® é a marca registrada de um fio de elastano e não um tecido. O elastano é um tecido liso, com toque sedoso, elasticidade e brilho.
• Algodão: Tecido de fibra de algodão 100% natural, mais utilizado para fundo de calcinhas com tratamento especial antibactericida.
• Cotton elástico: O cotton é a mistura de algodão com 5 a 8% de elastano, dando assim elasticidade ao algodão sem perder o conforto.
• Tule elástico: Tecido muito leve, com transparência e elasticidade, além de muito sensual, feminino fresco e principalmente gostoso de usar.
• Bordados: A maioria é feita sobre tule, destacando beleza do desenho sobre a transparência, existe ainda bordado sobre jérsei e o bordado que forma o matelassê, é um material que confere luxo, exclusividade, beleza e sensualidade.
• Rendas: É uma construção tipo tule com desenhos compostos (laise) e definidos, possui orla desenhada e recortada com diferentes larguras, podem ser elásticas ou não.
5.2.4 - Infraestrutura e instalações: Nosso projeto é ser uma loja da fábrica, pois além de comercialização faremos a parte de confecção das peças, para tal escolhemos locais distintos, sendo um para comercialização, ou seja, a loja, e outro para fabricação. A loja será instalado no centro da cidade de Hortolândia especificamente na loja galeria de loja próxima ao shopping, a localização foi escolhida a fim de ganharmos mais visibilidade, já o salão para fabricação será instalado no bairro Remanso Campineiro, também na cidade de Hortolândia a localização do bairro foi escolhido para ser mais ágil a reposição na loja. Por sermos uma empresa iniciante optamos por manter infraestrutura e instalações simples, porém modernas o suficiente para suprir as necessidades de imediato.
5.2.5 –Localização: Como já mencionado a localização da loja será no centro de Hortolândia especificamente na Rua Luiz Camilo de Camargo 161. Trata-se de um novo empreendimento chamado Galeria Popular, mas precisamente é um pequeno centro comercial que contará com lojas, restaurantes e lanchonetes. Essa localização nos favorece, pois a mesma ainda não foi inaugurada gerando um maior interesse da população em geral. Já nosso salão para confecção fica no bairro Remanso Campineiro, a vantagem que obteremos é na questão de aluguel já que por ser bairro o valor é mais acessível.
5.2.6 - Habilidades: A disposição das funções que cada sócio irá exercer foi criteriosamente estudada para que cada um pudesse colaborar eficazmente, empregando suas habilidades naquilo que tem “paixão” em realizar. Consideramos que isso será um diferencial na nossa trajetória, profissionais engajados e competentes.
5.2.7 - Custos: Para dar início as atividades, elaboramos uma previsão de custos, esta foi pesquisas conforme preço médio de mercado praticado:


Quadro 1- Previsão de custos para instalação e funcionamento da empresa.

|PREVISÃO DE CUSTOS |
| Aluguéis |R$ 1.150,00 |
| Materiais escritório |R$ 1.000,00 |
| Máquinas e equipamentos |R$ 70.000,00 |
| Móveis |R$ 5.000,00 |
| Equipamentos de informática |R$ 4.500,00 |
| Matéria-prima |R$ 30.000,00 |
| Total |R$ 111.650,00 |Fonte: autoria própria.

3. Viabilidade Administrativa e organizacional
O projeto que apresentamos é audacioso, inovador e principalmente possível, procuramos através dos sócios da empresa desenvolver cada habilidade apresentada por cada um, contamos com profissionais competentes, com capacidades de liderança e organização. Cada sócio sabe perfeitamente o quanto o seu desempenho resultará na totalidade de sucesso da empresa, cada um se engajou em sua aérea de afinidade, temos em mente que o sucesso coletivo dependente da união do grupo, buscaremos sempre um diferencial de mercado, nosso alvo esta no pensamento de que: Os grandes empreendedores são conhecidos pelas suas realizações e o impacto positivo que causam na sociedade[...] proporcionado aos que tomam a dianteira e colocam sua idéias criativas na prática, inovando e melhorando o mundo onde vivemos. (Dornelas, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Elsevier Brasil, 2008.)


4. Viabilidade financeira
1. -Custo do projeto: Estimados o custo de R$111.650,00.
2. - Fontes de financiamento: Entramos em contato com o sistema de financiamento do BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), o mesmo é um órgão federal que visa não somente lucros, mas sim no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas. O apoio do BNDS se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços, a prioridade do banco é com o desenvolvimento, a inclusão social, criação de emprego e renda e geração de divisas. Em relação aos tipos de financiamentos oferecidos temos: As modalidades de financiamento do BNDES se dividem em Produtos, de acordo com a finalidade do empreendimento. Os Produtos definem as regras gerais de condições financeiras e procedimentos operacionais do financiamento. A cada Produto se aplicam Linhas de Financiamento, que se destinam a beneficiários, setores e empreendimentos específicos e, por isso, podem trazer regras particulares, mais adequadas aos objetivos da linha. Outros mecanismosde financiamento disponíveis são os Programas, de caráter transitório, voltados para um determinado segmento econômico; e os Fundos, também destinados a setores específicos de atividade. Enquadramos-nos nesse tipo de cliente: Pessoa jurídica de Direito Privado, sediada no Brasil, cujo controle efetivo seja exercido, direta ou indiretamente, por pessoa física ou grupo de pessoas físicas, domiciliadas e residentes no Brasil, e nas quais o poder de decisão esteja assegurado, em instância final, à maioria do capital votante representado pela participação societária nacional. Neste caso estamos habilitadas a conseguir o crédito para o início o empreendimento.
3. -Lucratividade: Em relação à lucratividade aplicaremos uma comissão de 200% acima do valor do custo da mercadoria, como exemplo segue uma perspectiva:



Quadro 2 – Perspectiva de lucratividade.

|LUCRATIVIDADE |
|Produto |Custo |Valor de revenda |Lucro bruto |
|Calcinha básica |R$ 2,00 |R$ 6,00 |R$ 4,00 |
|Conjunto renda |R$ 15,00 |R$ 45,00 |R$ 30,00 |
|Camisola linha noite |R$ 25,00 |R$ 75,00 |R$ 50,00 |
|Cueca adulta |R$ 3,50 |R$ 10,50 |R$ 7,00 |
|TOTAL |R$ 45,50 |R$ 136,50 |R$ 91,00 |


Fonte: autoria própria.





































6. DADOS DE VIABILIDADE (quadros)


6.1 Marketing









| |Informações Necessárias|Possíveis Fontes |Prazos |
|Demanda de Produtos |Quantidade de peças / preço A | | |
| |Quantidade de peças / preço B |Pesquisas |Mensalmente |
| | |realizadas. | |
|Mercado-alvo | | | |
|(consumidores) |Mulher |Mulher |Mensalmente |
| | | | |
|Concorrentes |*Peccatu Lingerie |Pesquisas realizadas|Mensalmente |
| |*Isabel Camargo Moda Intima | | |
|Fornecedores |Ouse e Abuse |Confecção Própria |Mensalmente |
| |Promoção, Forma de pagamentos, | | |
|Prática de Mercado |design visual da loja externo e |Consultoria |Constantemente |
| |interno, propaganda e marketing. | | |





































6.2 Técnicas


| |Informações Necessárias |Possíveis Fontes |Prazos |
|Tecnologia de Produtos |Maquinas para cortes, maquina para |Maquinas de origem | |
| |rendas e bordados, tinturaria, teares|brasileira|Anualmente |
| |de fios. | | |
|Matérias-Primas |Algodão, renda, seda, poliéster, | |Anual |
| |elastano, |TDB Tecidos |R$30.000,00 |
| |Lycra, modal e outros. | | |
|Equipamentos |Maquinas mesa de corte, balcão de | | |
| |atendimentos, matérias diversos e |Equipaloja |R$70.000,00 |
| |outros. | | |
|Mão de Obra Especializada |Costureira, Modelagem, Recepcionista,| | |
| |Vendedor, etc. |Terceirizada |R$4.000,00 |
| |Elétrica, Hidráulica, |Eletricalmed | |
|Instalações |Pintura, Decoração, Iluminação. |Fiares Pinturas |R$7.500,00 |
| |Energia Elétrica, Água, Funcionário, |Fontes próprias e | |
|Custos de Produção |Telefone, Internet, Manutenção dos |fornecedores. |R$5.000,00 |
| |equipamentos, Impressora e outros. | | |























6.3 Organização e Administração



| |Informações necessárias |Possíveis Fontes |Prazos|
| |Setores, Departamentos com | | |
|Forma de Organizações |objetivos e metas e relatório |Própria e Consultoria. |Mensal |
| |administrativos. | | |
| |Contrato social, atas de | |Única vez para Estadual e Federal e |
|Licenças e Autorizações |reuniões, deliberações, Cadastro|Esfera Federal, Estadual e|Anual Municipal (Alvará de |
|Necessárias |Nacional da Pessoa Jurídica, |Municipal. |Funcionamento.). |
| |Alvará de Funcionamento e nota | | |
| |fiscal, inscrição Estadual. | | |
|Regulamentos governamentais |Alvará de Funcionamento, | | |
|políticas e prioridades |Impostos Sobre Serviços, estar |Órgãos públicos e |Mensal e Anual. |
| |de acordo com o Código de Defesa|governamentais. | |
| |do Consumidor. | | |























6.4 Financeiro



| |Informações necessárias |Possíveis Fontes |Prazos |
| |Alugueis Matérias de Escritório, | | |
|Custo do Projeto |Maquinas e equipamentos Móveis. |Fonte de |R$ 111.650,00. || |Equipamentos para Informática e |Financiamentos (BNDS).| |
| |Matérias- prima. | | |
| |Aplicação de comissão de 200% acima do|Autoria Própria com | |
|Lucratividades |valor do custo da mercadoria |parceria a |R$ 10.000,00. |
| | |Consultoria. | |
|Custo |Matéria-Prima entre outros gastos. |Lucratividade |Mensal |
| |Valor financiado 111.650 Prazo 48 | | |
| |meses. Taxa de juros 2%AM = valor |Escritório contábil. |48 meses |
| |prestação do investimento = 3639,99 | | |
|R.O.I |Lucro = 10.000 – 3639,99 = 6360,01 | | |
| |representando 274% de lucro em cima da| | |
| |prestação financiada. | | |
| |Custos do projeto / investimento = | | |
|Payback |R$111.650 / Entradas de caixa do |Contabilidade |48 meses |
| |período = 480.000 = 0.232 | | |
|V.P.L |R$6360,01|Contabilidade |48 meses |














CONCLUSÃO


O processo pelo qual as pessoas iniciam e desenvolvem um negócio é conhecido como empreendedorismo. Esse conceito é muito mais amplo e aborda vários aspectos, tendo como base a antecipação dos fatos e a visão futura do negócio. Antes de montar um negócio, é necessário mapear e obter o perfil dos compradores, fornecedores e concorrentes. Elaborar um plano de negócios com o maior número de detalhes possíveis e verificar sua real viabilidade é fundamental para o sucesso do futuro empreendimento. Acrescenta-se ainda que não se possa falar em empreendedorismo sem falar de empreendedores, pois, são estas ações de pessoas que não tem medo de inovar e arriscar que possibilitam desenvolvimento para a organização e em conseqüência para a sociedade. E quanto maior o risco do empreendedor, maior será o lucro.
No decorrer do trabalho tivemos muitas experiências, aprendemos como ter lucro e ser bem sucedido no negócio. Passamos por várias etapas, desde o processo administrativo até a parte da produção de nossos produtos. Trabalhamos sempre em equipe para melhor desempenho no mercado de trabalho. Vimos também como aplicarmos uma porcentagem para termos maior lucratividade e crescemos com o nosso desenvolvimento e aprendizagem. Passamos por experiências de termos concorrentes e tivemos que lidar com isso para não nos afetar financeiramente, então criamos várias maneiras acessíveis para atrairmos nosso público. Nosso trabalho foi bem desenvolvido e planejado para sermos bons empreendedores e sermos bons nos negócios.




















BIBLIOGRAFIA



• REBOUÇAS, D.  Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

• SPULBER, Daniel F. Criadoras de Mercados - Como Lideres Criam e Conquistam Mercados. Negocio Editora - Grupo Elsevier, 1999.

• Disponível em . Acesso em: 21/05/2013.

• Disponível em . Acesso em: 21/05/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com