TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Produtos Alfa, Beta e Gama. Durante o mês de maio, sua produção foi a seguinte:

Por:   •  5/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 6

        
[pic 1][pic 2][pic 3]

Participante:

(Nome completo)

Leonardo Antonio Lima Vacari

Assinatura:

Leonardo Vacari

Turma:

PGGN SP T20

Professor:

Luciana Marques Pimenta

ORIENTAÇÕES PARA A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - VA

  • A VA é realizada INDIVIDUALMENTE e tem duração de 1h30min.
  • O entendimento das questões faz parte da avaliação.
  • Plágio, cópias de livros ou internet não são permitidos, ficando o(s) participante(s) envolvido(s) com nota zero.
  • Lembre-se de numerar as respostas de acordo com a respectiva questão.

Bom Trabalho!

  • Leia o caso abaixo:

Caso: ATRIBUIÇÃO DE UMA TAREFA[1]

Edson Pardini supervisionava onze assistentes de contabilidade no departamento de orçamento e planejamento de uma grande fabricante de computadores. Nenhum dos assistentes possuía graduação em contabilidade, mas todos eram muito habilidosos nas operações com registros e números. Eles essencialmente preparavam os planos e as análises orçamentárias para os departamentos operacionais.

Os dados de inputs eram obtidos nos departamentos e nos registros da empresa. Pardini designava projetos para os assistentes com base em seus interesses e habilidades. Alguns projetos eram mais cobiçados que outros, em virtude de seu prestigio, desafio, dos contatos requeridos ou outros fatores; dessa forma, havia conflitos ocasionais em torno de qual assistente deveria receber um projeto cobiçado. Sonia Ferreira era a assistente que parecia especialmente sensível a essa questão e reclamava constantemente.

Em uma ocasião, Pardini recebeu um projeto cobiçado e o destinou a um assistente chamado Joel Madeira. Sonia ficou particularmente abalada, pois acreditava que deveria ter recebido a tarefa. Ela ficou tão angustiada que decidiu vingar-se, paralisando seu trabalho atual e colocando-o de lado em sua mesa. Sonia, então, apanhou um livro sobre sua mesa e começou a lê-lo. Como todos os assistentes ficavam juntos na mesma sala, muitos deles passaram a observar suas ações. Ela anunciou para um deles, em um tom alto o suficiente para ser ouvida pelos demais: “ninguém por aqui nunca me oferece uma boa tarefa”.

Pardini, ouviu os comentários de Sonia e olhou para sua mesa para verificar o que estava acontecendo. Pardini estava irritado e sentou-se à sua mesa por cinco minutos, pensando no que fazer. Enquanto isso Sonia continuou a ler seu livro.

Em relação ao caso, responda às questões:

  1. Que questões de liderança foram levantadas por esse estudo de caso?(12,5 pontos - mínimo 15 linhas)

No estudo de caso “Atribuição de uma tarefa”, temos uma situação desafiadora para o gestor de equipe Edson Pardini e uma das integrantes de sua equipe. Este acontecimento suscita algumas questões sobre liderança, são elas:

  • A forma de atribuição de tarefas adotada por Pardini é a partir dos interesses e habilidades da sua equipe. Aparentemente, trata-se de um critério próprio e pessoal que não necessariamente está sendo compartilhado com a equipe, apesar de parecer ser o mais lógico a ser utilizado.
  • Além disso, este critério de atribuição, com base no que foi passado no texto, poderia ser uma forma de direcionamento de evolução de carreira do time; isto é, não basta utilizar critérios de interesse e habilidade, é necessário olhar para o próximo passo de cada uma daquelas pessoas e como certas entregas podem impulsionar sua carreira.
  • Há uma presença clara de conflitos e, posteriormente, confrontos dentro da equipe liderada por Pardini e esses parecem ser bem focalizados, tanto em pessoa quanto em temática. Aqui, assim como nos pontos anteriores, surge uma questão de transparência e conversa franca da liderança sobre algumas decisões tomadas.
  • O confronto ou desrespeito de Sônia com o próprio líder e com o resto da equipe acaba escancarando uma situação que, de acordo com o texto, já vinha se desenhando há algum tempo. Neste ponto, vale comentar a aparente ausência de poder de mobilização de Pardini com sua equipe. Ademais, a ausência de outras lideranças internas, que poderiam ajudar a manter um ambiente coeso de equipe, preocupa e faz questionar qual o nível de autonomia dado pelo gestor.
  • Há uma necessidade de liderança extremamente diretiva com Pardini.

  1. Discuta quais medidas Pardini deveria adotar. Considere o modelo de liderança situacional antes de tomar sua decisão.(12,5 pontos - mínimo 15 linhas)

Considerando o modelo de liderança situacional, Pardini deve primeiro avaliar qual o nível de maturidade de Sônia – sobretudo olhando a posição que ocupa. Aparentemente, temos uma liderada que busca, à sua maneira, desafios, mas que não está sabendo vocalizar esse desejo para seu líder. Ou seja, está localizada dentro da matriz do modelo no estágio D3 – se sente capaz de fazer tarefas complexas, mas ainda não é reconhecida para isso e apresenta nível de compromisso variável, que muitas vezes flerta com o baixo compromisso dadas as suas ações e comentários.

Entendido o nível de maturidade do liderado, cabe a Pardini avaliar seu próprio perfil de gestão para com Sônia. A idéia aqui não é fugir do acontecido, mas buscar trazer para a conversa uma visão ponderada e equilibrada da atuação da liderada e de sua atuação como líder. Apesar de ter uma liderada que já apresenta um nível mais alto de competência e compromisso variável, Pardini ainda atua como um líder E1; isto é, é extremamente diretivo, dá instruções, define planos e prazos específicos e monitora de perto a atuação da equipe. Claramente, a insatisfação de Sônia vem dessa incongruência de abordagens e também de uma imaturidade por parte dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (307.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com