TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa mais bem conceituada e conhecida no ramo de atuação

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

ANEXO 10

REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa é sem dúvida uma tarefa complexa e recheada de desafios únicos, que envolvem a obtenção de informações e a tomada de decisão. Administrar é controlar, gerenciar e mensurar estando sempre atento aos riscos e oportunidades que possam surgir em seu negócio, afim de se buscar sempre os objetivos previamente traçados.

Diante de tamanho desafio, o administrador moderno precisa ter em sua volta ferramentas que o auxiliem e tornem sua atividade mais fácil. A intervenção do administrador é vital para o bom funcionamento da empresa e para que a mesma mantenha-se no caminho correto. Porém, essa gestão precisa ser feita com atenção e munido dos recursos necessários, uma vez que é o gestor o responsável por indicar qual caminho deve ser trilhado pela empresa.

Nesse trabalho analisaremos a empresa Servimeq que atua na prestação de serviços e consertos de eletrodomésticos em geral. Ao final esperamos ajudar a empresa a identificar seus pontos de melhoria e apresentar um diagnóstico que a ajude a ter resultados mais eficientes. 

2. DESENVOLVIMENTO

Administração Estratégica e Gestão de Negócios.

Matriz SWOT

Forças Fraquezas

-Assistência doméstica.

- Empresa mais bem conceituada e conhecida no ramo de atuação.

- Baixo Custo

-Serviço de Qualidade

- Pouco investimento em melhorias

- Falta de gerenciamento moderno e planos estratégicos.

- Falta de parcerias com empresas.

Oportunidades Ameaças

- Falta de concorrentes na região.

- Interesse das seguradoras/marcas em terem representantes autorizados em diversas cidades.

- Aumento na contratação de seguros assistenciais que cobrem serviços de conserto.

- Novos entrantes no mercado.

Analisando a empresa e fazendo a coleta de dados através de observação e entrevistas com os colaboradores, podemos afirmar que a empresa possui forte ligação e identificação com seu público-alvo sendo a sua escolha quase que unanime pela população. As principais forças da empresa são a assistência doméstica, baixo custo na prestação de serviço e satisfação do cliente com o resultado entregue. A empresa conta com um cenário favorável com oportunidades amplas, uma vez que não possui grandes concorrentes e há um elevado interesse por parte das seguradoras e fabricantes em possuírem representantes autorizados espalhados pelas cidades.

Em um contexto negativo, vimos que a empresa ainda pode melhorar, investindo mais em reformas, ampliação da estrutura comercial e desenvolvimento de seus colaboradores. Isso diminuiria suas ameaças como, por exemplo, um novo entrante no mercado.

Com base na matriz SWOT e na aplicação do diagnostico a organização precisa formalizar e sistematizar suas operações para tanto é necessário primeiro investir em estruturação do ponto comercial e treinamento da equipe, afim de melhorar a imagem e operações da empresa. Ou seja, profissionalizar o aspecto empresarial que envolve a organização. Para isso o principal recurso necessário é o de capital e o prazo para execução de seis meses. O cronograma se baseará no desenvolvimento e implementação de um sistema de avaliação e reforma do ponto comercial.

Proposta de Intervenção

Objetivo do trabalho

Apresentar uma proposta de intervenção para a empresa Servimeq, afim de potencializar e profissionalizar suas operações, estrutura comercial e imagem diante da sociedade.

Método para realização do trabalho

Será desenvolvido e implementado um sistema de aperfeiçoamento que permita a interseção dos funcionários com as operações rotineiras da empresa, mas que busquem a melhoria nesses processos. Para isso será criado um sistema de metas e padronização da execução das tarefas e serviços da empresa para que a mesma traga profissionalismo e dinamismo a organização.

Cronograma

Mês Tarefa Responsável

Janeiro - Início da reforma do ponto comercial.

- Apresentação e treinamento dos funcionários para padronização das tarefas e serviços.

- Dono da loja.

- Consultoria externa.

Fevereiro - Monitoramento da execução dos novos procedimentos. - Consultor externo.

Março - Aplicação de correções e direcionamento. - Consultor externo.

Abril

Maio

Junho - Termino da Reforma do ponto comercial.

- Avaliação das propostas implementadas. - Dono da loja.

- Consultoria externa.

Pessoas envolvidas

Nesse projeto é necessária a participação e envolvimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com