TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos

Por:   •  22/12/2020  •  Monografia  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Antonio Batista de Oliveira Neto

Curso: Engenharia de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos

Disciplina: Eletrônica Analógica e Digital

Na disciplina Engenharia de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos, que faz parto do curso de pós-graduação de Engenharia de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos da União Brasileira de Faculdades, foram estudados três artigos em PDF sobre o tema de eletrônica analógica e um artigo de eletrônica digital, foram eles:

  • Eletrônica analógica imita reações em células vivas - Larry Hardesty – MIT
  • Curso Eletrônica Analógica
  • Laboratório de Eletrônica Analógica para Mecatrônica – Escola Politécnica da Usp departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos
  • Introdução à Eletrônica Digital – Vinícius Luis Trevisan de Souza

Também foi indicado a leitura de dois livros:

  • Eletrônica digital – Celso Araujo, Eduardo Cesar Alves Cruz e Salomao Choueri Júnior
  • Eletronica analógica básica - Cesar Alves Cruz e Salomao Choueri Júnior

O material citado acima tem como objetivo a compreensão dos seguintes temas:

  1. Conceitos básicos de circuitos elétricos.
  2. Aplicação, polarização, funcionamento, técnicas de medição e cálculos de tensão e corrente dos diodos e transistores.
  3. Construção de circuitos retificadores, filtros capacitivos, amplificadores operacionais
  4. Conceitos principais da eletrônica digital, tais como níveis lógicos, entrada e saída(input/output), portas logicas e tabela da verdade.

Nas apostilas inclusas nas leituras complementares, o primeiro texto, “Eletrônica analógica imita reações em células vivas” de Larry Hardesty, traz uma curta comparação dos circuitos digitais e analógicos com as células do corpo humano, o artigo traz a opinião do professor Rahul Sarpeshkar que afirma que os sinais das células não são “uns e zeros”. Para ele os circuitos analógicos tem uma precisão notável em relação aos comportamentos das células, porem fazem com muito menos transistores do que um circuito digital exigiria.

Já na segunda apostila, “Curso Eletrônica Analógica”, trata-se de um material mais completo com foco na teoria de circuitos analógicos, aprofundando os conceitos dos diodos e transistores. Esta apostila também traz todo o conceito básico de circuitos elétricos como por exemplo os conceitos de corrente elétrica, de tensão de pico e tensão eficaz, diferença entre tensão continua e alternada, Lei de OHM e lei de Kirchorff.

Na terceira apostila, “Laboratório de Eletrônica Analógica”, é mais a parte prática da eletrônica analógica, onde ensina a montar circuitos largamente utilizados na pratica. Ele também demonstra como utilizar um osciloscópio e uma fonte de alimentação, fundamentais para se fazer uma análise do que está acontecendo com o circuito.

Por fim, a última apostila, “Introdução a Eletrônica Digital” de Vinicuis Luis Trevisan de Souza, traz uma introdução básica aos conceitos de eletrônica digital, tal como traz um principio das principais portas logicas, seus símbolos e níveis lógicos de eletrônica digital.

As apostilas em geral possuem um bom embasamento teórico para ir assimilando e reforçando o vasto conteúdo de circuitos analógicos e digitais. Além de contar com um importante material de montagem de circuitos na pratica, que é deveras importante para um engenheiro. As apostilas apesar de não terem tudo sobre os diferentes e principais circuitos de analógica e circuitos digitais, isso pode ser facilmente suprido com os livros indicado na biblioteca virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com