TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade.

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1.5 - Tarefa 1

Por meio da leitura da Unidade, você aprende a diferença entre os conceitos de governança e de governabilidade (VEJA APOSTILA, ÚLTIMO TÓPICO DA UNIDADE 1). Com a leitura do TEXTO COMPLEMENTAR 1: (BRESSER-PEREIRA, L. C. Getúlio Vargas: o estadista, a nação e a democracia. In: Bastos, P. P. Z. e Fonseca, P. C. D. (Ed.). A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p.93-120.), você tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o período da revolução ou golpe de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder e promoveu mudanças significativas que impactam até hoje.

Baseando nisso, a atividade consiste na elaboração de duas respostas, com suas próprias palavras, após ler TEXTO COMPLEMENTAR 1, acerca das seguintes questões:

Como você analisa os principais desafios de governabilidade enfrentados por Getúlio Vargas?

Buscando uma análise mais detalhada dos desafios enfrentados por Vargas no que diz respeito a governabilidade, podemos referenciar as três dimensões básicas deste termo comparando as ações realizadas pelo ex presidente, fazendo um paralelo entre elas. Podemos começar pela primeira destas dimensões que faz referência à capacidade do governo para identificar problemas críticos e formular as políticas apropriadas ao seu enfrentamento. Podemos ver nesta parte que Getúlio Vargas teve uma visão de coragem para promover a industrialização no Brasil, porém não significando que ao chegar a presidência tivesse ele uma visão completa do que enfrentaria em sua missão, pelo contrário, sua visão era fragmentada onde foi completando aos poucos por tentativas e erros, corrigindo o rumo ao sabor das oportunidades e dos obstáculos. Vargas compreendeu que o Brasil precisava construir-se como verdadeira nação e definir uma estratégia nacional de desenvolvimento que implicava a formação de um grande pacto político popular e nacional e a rejeição dos conselhos e pressões que vinham do Norte.

A segunda destas dimensões diz respeito à capacidade governamental de mobilizar os meios e os recursos necessários á execução destas políticas, enfatizando além da tomada de decisões, também os problemas ligados ao processo de implementação. Sabemos que neste quesito, Vargas, ao adotar esta política econômica de promover a industrialização no Brasil, agia em parte intuitivamente e em parte copiando a experiência de outros países que haviam se industrializado depois da Inglaterra. Ele compreendeu, já no seu primeiro governo que o Brasil estava ficando secularmente para trás no processo de desenvolvimento econômico, e que a única forma de recuperar o atraso era a industrialização. O ex presidente entendeu que o desafio era construir uma nação e um Estado. Era formar um verdadeiro Estado-nação independente, em vez de aceitar a permanente subordinação ao Norte.

A terceira e última das dimensões situa-se na capacidade de liderança do Estado sem a qual as decisões tornam-se inócuas. Nesta parte, Vargas compreendeu que não bastava adotar uma perspectiva e reforçar o ideário nacional que desde o início do século vinha ganhando força no país. Era preciso realizar três tarefas para cumprir com esta missão: 1º. Dotar a nação de um Estado capaz ou efetivo; 2º. Torná-la política e socialmente mais coesa ou integrada; e em 3º. Promover sua industrialização ou seu desenvolvimento econômico.

Como você analisa os principais desafios de governança enfrentados por Getúlio Vargas?

De acordo com Matias-Pereira (2008), uma boa governança na administração pública requer a adoção de quatro princípios: a construção de relações éticas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com