TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Período Vargas

Artigo: Economia Período Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 12

Vargas, ao chegar ao governo, enfrentava problemas internos no seu governo e problemas externos das forças de oposição. Um dos maiores problemas internos que teve que enfrentar foi contra as forças do tenentismo. Os tenentes o ajudaram a chegar ao governo com a revolução de 30, mas tinham ideias diferentes das suas. Apesar das diferenças nunca houve luta armada, tudo ficou apenas nas disputas políticas.

Vargas obteve triunfo contra as forças tenentistas, muitos tenentes se integraram as forças de Vargas, outros se integraram a movimentos radicais, alguns saíram do exército.

A elite paulista não foi bem tratada no início de seu governo, suas reivindicações não eram atendidas. Isso causou desgaste nas relações do governo e essa foi a principal causa da revolução constitucionalista de 1932, quando a elite de São Paulo passou a incitar a população a se rebelar contra o governo federal. Houve luta armada por vários meses, as forças paulista contra as forças do exército federal.

A revolução constitucionalista reivindicava a criação de uma assembleia constituinte para a criação de uma nova constituição e o fim da ditadura de Vargas, que ele chamava de "governo provisório".

Apesar de São Paulo ter perdido na luta armada contras as forças federais, ela venceu ao chamar a atenção para a necessidade da criação de uma nova constituição.

Em 1933 Vargas convocou eleições para a criação da assembleia constituinte, em 1934 foi criada a nova constituição federal. Nesta nova constituição foram implantadas inúmeras leis trabalhistas: jornada de 8h diárias, proibição de trabalho para menores de 14 anos, repouso semanal remunerado obrigatório, férias remuneradas, etc.

Com essas novas leis de cunho populista, Vargas ganhou a simpatia do proletariado, e passou a controlar os sindicatos, tendo grande influência dentre as forças trabalhistas. Ele praticamente acabou com o sindicalismo autônomo do Brasil, os trabalhadores não tiveram mais como se organizar de forma autônoma para reivindicar direitos, isso inibiu manifestações e movimentos políticos por parte dos trabalhadores e sindicatos.

Mas, do ponto de vista político, uma das coisas mais importantes da nova constituição foi a instituição do voto secreto.

A mesma assembleia que criou essa nova constituição, essas leis que aumentaram a influência de Vargas e o voto secreto, usaram este voto secreto para eleger "democraticamente" Vargas como presidente do Brasil por voto indireto.

Do ponto de vista econômico. Do início dos anos 30 ao fim, o Brasil teve uma capacidade produtiva de café muito maior do que a demanda internacional era capaz de absorver, devido às crises desse período (1929, a grande recessão). O governo de passou a comprar a oferta excedente dos produtores nacionais e queimar, sem criação de nenhum estoque. Dessa forma ele manteve artificialmente o preço do café em alta, no mercado interno e externo.

Outro movimento econômico importante deste período foi a expansão da produção de algodão que, neste momento de crise, apareceu como uma salvação para as exportações brasileiras e para a balança comercial. Esse crescimento foi influenciado pelo fortalecimento da Alemanha, que se tornou uma grande compradora do algodão brasileiro em larga para a produção de tecido.

A crise mundial criou as condições que deram o impulso inicial da revolução industrial brasileira nos anos pós 30. Devido à desvalorização do mil réis, ficou muito difícil importar produtos industrializados e manufaturados. Além disso, a queda nas exportações, devido à crise mundial, diminuiu a renda, tornando a importação mais difícil, se o Brasil não conseguia vender ele não ganhava dinheiro para comprar o que precisava.

Essa dificuldade de importar incentivou o país a gerar uma indústria própria interna. Foram criadas ferrovias, rodovias e portos para escoar a produção nacional. Nesse período, a demanda por mão de obra para os grandes centros industriais cresceu. Essa demanda foi suprida pela imigração dos nordestinos para o sudeste, não houve grande imigração de estrangeiros para o Brasil desta vez, com exceção dos japoneses que foram em grande quantidade para São Paulo. Os nordestinos foram para a atividade da construção civil e industrial, principalmente.

Getúlio iniciou um programa de incentivo a educação no ensino técnico, para suprir a mão de obra técnica especializada no setor industrial. Ele também promoveu uma melhora nos níveis de ensino, e padronizou o ensino nos níveis fundamental, médio e superior para todo o brasil.

Nesse período houve um aumento no número de movimentos sociais e protestos. Esses movimentos tinham como base duas ideologias principais. Uma de estrema direita, com ideais fascistas totalitarista (queriam um único partido), chamado de movimento integralista, e outra de extrema esquerda, com ideais comunistas.

Os fascistas eram liderados por um jornalista paulista, Plínio Salgado. Eles apoiaram Vargas por muito tempo, pois acreditavam que com isso poderiam chegar ao poder. Vargas tolerou esses grupos, deu alguns privilégios e se aproveitou de seu apoio por muito tempo.

Em novembro de 1937 houve o golpe de estado novo, os fascistas foram marginalizados, alguns tentaram um golpe de estado que não deu certo. Assim o movimento deixou de ter destaque político.

Já os comunistas, eles tinham outra estratégia. Preferiram ir para o enfrentamento e fizeram oposição acirrada ao governo. Vargas reagiu fechando a Aliança Nacional Libertadora (como era chamado o partido comunista) criou a lei de segurança nacional como forma de repressão contra esses grupos e assim colocou os comunistas na ilegalidade, como marginais e terroristas. Os comunistas pegaram em armas para tentar uma revolução em novembro de 1935, a chamada Intentona Comunista, na qual as tropas atacaram o palácio onde Vargas estava com sua família, o exército reagiu e o movimento foi severamente reprimido.

Esse ataque deu a Vargas pretexto que ele precisava para iniciar uma repressão no país e preparar o caminho para um novo regime militar. Com isso, em novembro de 1937, ele usou de um golpe militar e criou o Estado Novo, um novo regime autoritário. O congresso foi fechado por forças militares, eleições foram suprimidas, partidos foram fechados e praticamente não houve resistência.

Neste período ele controlou os meios de comunicação, e os utilizou para enaltecer suas realizações e as vantagens do Estado Novo. Tudo foi utilizado como ferramenta de propaganda, jornais, rádio, cinema, etc.

___________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com