TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Saúde Ocupacional

Por:   •  21/5/2017  •  Dissertação  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Estudante: Márcia Christyne de Lima Araújo

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Disciplina: Ergonomia e Saúde  Ocupacional

Professor: Cynthia Andrade

Polo: CT Agreste

Caruaru, 02 de fevereiro de 2016

Para iniciar esta e qualquer discussão sobre satisfação e motivação é importante conhecer as definições de cada uma: Satisfação pode ser definida como o sentimento positivo do homem em relação a algo que supre uma necessidade sua, neste caso, em relação a seu emprego. Já a Motivação é, como diz a própria origem da palavra, uma “força”, ou um estímulo, que leva à ação em busca de algo que satisfaça uma necessidade.

Compreendendo a diferença entre ambas, pode-se trabalhar melhor a necessidade de cada trabalhador dentro da empresa. A motivação é um processo interior ao homem que pode, entretanto, ser estimulado por fatores externos. Cabe, no contexto da empresa, aos líderes e ao TST, entender como a motivação se dá em cada indivíduo e desenvolver metodologias que impulsionem a motivação dos empregados.

O colaborador que tem suas necessidades pessoais e profissionais supridas pela empresa tende a tornar-se um funcionário satisfeito. Contudo, quando ele sente seus interesses relacionados ao trabalho ignorados ou desvalorizados, esse trabalhador apresenta um estado de insatisfação com seu emprego.

Visto que satisfação está diretamente relacionada ao desempenho do empregado em suas funções, percebe-se que um trabalhador insatisfeito está mais propenso a desatenção, descuido ou distração, que podem desencadear acidentes no ambiente de trabalho ou improdutividade.

Nestas situações, é função do TST, junto com os líderes da empresa, estudar as necessidades dos seus funcionários e determinar medidas que possam reverter esse quadro de insatisfação. Lembrando sempre que, tratando-se de satisfação e motivação, cada indivíduo tem seu próprio tempo de resposta assim como a particularidade de ações que conseguem ou não lhe motivar e satisfazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com