TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e a Família são as Bases para o Desenvolvimento do Aluno

Por:   •  24/5/2020  •  Artigo  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Eligia Malta dos Santos1

Ramona Lopes Ramirez2

Vania Sofia Ravasqueira dos Santos Barreiro3

Maria Elizabeth Rafain Amancio4

RESUMO

O presente trabalho intitulado escola e Sociedade, teve como objetivo de compreender a ligação da família com a escola, e o impacto que ela causa na sociedade. Para isso tivemos que analisar se a família de cada criança está presente no dia a dia de seus filhos na escola. A metodologia aplicada foi fisicamente a campo, também baseada nas pesquisas sobre o direito da criança e adolescente ECA.Contudo objetivo foi atingido, mas entendesse que as famílias na área rural, são mais ausentes na educação de seus filhos e netos.

Palavras-chave: Escola. Sociedade. Alunos.

  1. INTRODUÇÃO

A Escola e a Família são as bases para o desenvolvimento do aluno

A pesquisa de campo foi realizada na Instituição de Ensino da área rural, a Escola Municipal Ariano Suassuna, localizada no município de Sidrolândia, MS. Tendo seu CNPJ 03.501.574/0001-31. Realizada através de perguntas com o objetivo de alcançar as respostas desejadas em relação aos acompanhamentos dos alunos na área rural. A escola está em plena atividade na direção de Elizabete Pereira da Silva, com cento e cinquenta e cinco, alunos. A escola contém uma sala de vídeo e informática, uma sala de reforço, quatro salas de aula convencionais, uma sala de professores, uma secretaria, uma sala do(a) diretor(a), uma cozinha e dois banheiros para alunos, um masculino e outro feminino, dois banheiros para professores, também um masculino e outro feminino.

A prefeitura fornece a escola Ariano Suassuna o contrato de um inspetor, quatro ASG, duas auxiliares de sala de tempo integral, cinco professores regentes, da pré-escola ao quinto ano das séries iniciais, sendo dois concursado e mais seis professores de matérias específicas do ensino fundamental, tendo um currículo de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências da Natureza, Agroecologia, Artes, Mediação e Educação Física. Não tem refeitório e quadra de esportes. Na instituição há alunos especiais, que são atendidos no ensino regular, a escola dispõe de uma auxiliar de sala para acompanhar esse aluno em suas atividades que são propostas pelo professor de cada disciplina. Os materiais são confeccionado pela própria equipe pedagógica, e ajuda no desenvolvimento desses alunos.

        A comunidade apoia a metodologia para a inclusão dos alunos especiais, pois compreende a necessidade de cada um, mesmo que nem toda família participe ativamente ou acompanha seus filhos no desenvolvimento escolar.

Na qualidade do ensino, a escola busca alternativas para superar a crise política- econômica e atender as necessidades pedagógicas e dos alunos para cada vez mais ter um ensino de qualidade, tanto como na busca por projetos ou recursos que garantirão melhores condições pedagógicas operacionais para o desempenho de um bom trabalho

Na área rural, o ensino influencia diretamente na comunidade, pois conhecendo as políticas públicas adequadamente e o enfrentamento das questões fundiárias e ambientais, a área rural pode se transformar em importante espaço de geração de emprego e renda, passando a ter novas relações sociais, o uso consciente da natureza e principalmente a inclusão e cidadania.

A responsabilidade de educar um indivíduo, quando ainda criança, é dos pais ou responsável pelo mesmo. Ensinar o básico da vida pessoal e educar para ter bom caráter. Nos tempos atuais, encontramos crianças que nas responsabilidade dos pais, ou dos avós, poucos tem a mesma dedicação aos menores, antes de frequentar o ensino fundamental. Nota-se que, esse acompanhamento fica a desejar ainda na fase da educação infantil. A responsabilidade de educar é da família e a de ensinar é da escola. Muitos confundem a educação escolar, esperando que a escola faça o papel dos pais ou dos responsáveis. É simples assim, educação vem de casa.

Através da pesquisa realizada e do material coletado, ficou claro que a escola tem sido algo primordial na construção de uma educação popular pautada em uma prática com valores e princípios dos sujeitos participantes. A escola ajuda na inclusão do aluno na sociedade, mas todos precisam ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades de acesso, permanência e aproveitamento na escola, ser respeitado em suas diferenças culturais e sociais, dando assim a oportunidade de participarem ativamente na escola e na comunidade. Ela também compreende que alunos com dificuldades de aprendizagem não são incapazes de aprender, deve-se promover maior integração do aluno com a comunidade e escola.

A escola junto com os professores deve adaptar a metodologia de ensino para ajudar os alunos com dinamicidade e inovação na sala de aula, integrando atividades lúdicas e adotando ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino. Sempre contar com equipes responsáveis pelo diagnóstico para um acompanhamento multidisciplinar. A família deve caminhar junto à escola para apoiar o desenvolvimento do aluno independente se a família é ou não alfabetizada. Ela pode contribuir com a educação do aluno na cobrança de seus filhos em relação as atividades escolares e participar ativamente das decisões tomadas na comunidade escolar. E não esquecer que a família é exemplo para seus filhos, pois a ausência dos pais na vida dos filhos influencia no aprendizado do aluno, porque uma parcela da aprendizagem terá que acontecer fora da escola. Se não houver parceria a aprendizagem não acontecerá por completo. Hoje em dia, a relação entre a escola e família não está fácil, pois cada vez mais a escola tem assumido papéis que são da família, ficando sobrecarregada e as vezes falhando em suas tomadas de decisões.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os principais pontos teóricos que identificamos na investigação, e que muitas das vezes não existe uma parceria entre escola e família. Tendo como único objetivo de formar pessoas conscientes para uma sociedade com valores éticos e morais. A família pode participar mais ativamente na vida de seus filhos verificar e acompanhar tarefas da escola estipuladas pelo docente responsável pelo mesmo, definir horários de estudo entre outros. Cabe à escola arregaçar as mangas e escrever sua própria história usando como estandarte o coração, pois não existe educação sem paixão por ensinar. “Dos corações, que o mundo se refaz. E, já que a educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças sociais”. (FREIRE, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (358.9 Kb)   docx (493.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com