TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho e a Escola na Construção da Identidade dos alunos da EJA

Por:   •  28/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.830 Palavras (20 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X

VERÔNICA ALVES SANTOS

O Trabalho e a Escola na Construção da Identidade dos alunos da EJA

TEIXEIRA DE FREITAS

2013

VERÔNICA ALVES SANTOS

O Trabalho e a Escola na Construção da Identidade dos alunos da EJA

Projeto de Conclusão de Curso apresentado à Universidade do Estado da Bahia como exigência parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação de Jovens e Adultos

Orientadora Drª Maria Nalva Rodrigues de Araujo.

Teixeira de Freitas

2013

SUMÁRIO

         
01- INTRODUÇÃO.......................................................................    3 

0 2-JUSTIFICATIVA......................................................................  .5 

03- OBJETIVOS ...........................................................................   8

3.1 – GERAL   ..............................................................................   8

3.2 – ESPECÍFICOS ....................................................................   9

04-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................    9
     4.1.  Trabalho e Cidadania  ....................................................    9

     4.2. Educação e Memória ......................................................   12

     4.3. Trabalho e identidade .....................................................   15

        4.3.1. Forças produtivas  ......................................................  15 


05- METODOLOGIA...................................................................... 17 

06- CRONOGRAMA...................................................................... .18 

07- BIBLIOGRAFIA........................................................................ .19 

 


“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

01. INTRODUÇÃO

Este Projeto de pesquisa tem como objeto de investigação a relação do Trabalho como construção da Identidade do aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos), no âmbito do CEMAS, Centro Educacional Machado de Assis, situado no bairro São Lourenço, sem número, praça da República, em Teixeira de Freitas – Bahia,  no turno noturno. A perspectiva principal será a atuação dos estudantes em relação às suas escolhas no mundo do Trabalho e como a família contribuiu em suas escolhas ou não-escolhas. Além disso, serão considerados aspectos norteadores de lembranças que servem de referencia para tomada de decisões e autobiografias na tentativa de resgate e valorização de memórias individuais, coletivas, sociais, entre outras que determinam formas de reflexões e lembranças do novo e do velho, como forma de transformações sociais de modo gradativo, ressaltando QUINTANEIRO (2009, p. 9): "as grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estão imersos". Nesse sentido, pode-se dizer que a história humana reflete várias transições processuais atreladas também a necessidade humana de aprender a sobreviver, de se fazer como homem, revelando assim, a sua formação, a sua construção.

De acordo com SAVIANE (2007) "a origem da educação está ligada ao processo formativo do homem e o trabalho com a necessidade em que o mesmo tem de transformar o meio em que vive". A relação trabalho-educação está intimamente ligada. Logo, a identidade cidadã virá à tona, em partes, na medida em que esses discentes revelarem as contribuições da escola e da família nesse processo. Uma vez que o homem para sobreviver precisa transformar o meio em que vive, adaptá-lo a suas necessidades, isso também está diretamente relacionado às relações ontológicas. Assim, as decisões tomadas na formação de identidades representaram um resgate de memória familiar? A busca do conhecimento científico no âmbito escolar serviu como forma de mudanças ou permanências nas escolhas para o mundo do trabalho? Como os estudantes estão concebendo o processo de conhecimento para o mundo do trabalho? Conhecimento empírico e/ou Conhecimento científico?

FREITAS (1996) corrobora afirmando:

O trabalho como todas as formas de atividade humana pelas quais o homem se relaciona com a natureza com o objetivo de transformá-la, aprendendo, compreendendo e transformando a realidade que  o cerca sendo, neste processo transformado por ela. O trabalho é um ato exclusivamente humano, e poe ele o homem se diferencia e se distingue dos animais. (FREITAS 1996.p.36). 

Diante de tantas inquietações escolhi como questão norteadora para este Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: O acesso à educação escolar formal para o aluno da EJA no CEMAS revela-se como espaço intrínseco à condição de cidadania? Até que ponto o processo de ensino-aprendizagem contempla a diversidade sócio-política e econômica na construção e desenvolvimento de identidades e memórias individuais nas aulas de histórias?

Para melhor investigar esta relação: trabalho X Educação, caminhar-se-á em direção aos dados coletados durante essa pesquisa, análises das fontes bibliográficas relacionadas aos conceitos sobre a formação de identidade do aluno da EJA para o mundo do trabalho e os confrontos evidenciados que perpassarão esta pesquisa de cunho exploratório, qualitativo e bibliográfico.

Este projeto investiga uma estratégia didático-pedagógica de caráter sociológico, na disciplina História, e sistematiza conhecimentos relacionados à educação e trabalho no âmbito escolar, entendidos como expressões de construção de identidade, que envolva o individual e o coletivo. Além disso, a valorização das experiências pessoais relembradas nos registros de relatos pessoais também será analisada como parte no processo de formação de um cidadão crítico, reflexivo e consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (332.2 Kb)   docx (368.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com