TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aproveitamento pedagógico durante o processo de ensino e aprendizagem influência no desenvolvimento dos professores e alunos da escola secundária de Guru

Por:   •  26/2/2018  •  Monografia  •  5.292 Palavras (22 Páginas)  •  5.488 Visualizações

Página 1 de 22

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

1.1. Breve Contextualização

O processo de avaliação é uma componente muito importante no que tange o controlo do aproveitamento pedagógico do aluno, é no contorno disso que é possível entender e decifrar as dificuldades e facilidades do aluno em dominar uma disciplina; contudo, é imprescindível que os responsáveis desses processos sejam rigorosos no que tange o controlo de planificação e actuação dos professores nas salas de aulas mediante os alunos, para fim perceberem se as metodologias adoptadas pelos professores são adequadas ou não com os alunos tendo em conta as metas estabelecidas pela direcção da Escola.

Para Vasconcellos (1995), Avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente, tendo como propósito observar se o aluno aprendeu ou não, podendo assim reflectir sobre o nível de qualidade do trabalho escolar, tanto do aluno quanto do professor, gerando mudanças significativas. Por sua vez, a inspecção dos gestores escolares é muito importante para poder determinar esses dois factores, que são o aproveitamento pedagógico dos alunos e a metodologia adoptada pelos professores.

O presente trabalho concentra-se integralmente na Escola Secundária de Guru, localizada no distrito do mesmo nome na província de Manica; Onde pretende-se perceber sobre o braço de ferro existente na Escola acima supracitada, entre as disciplinas da secção de ciências ( Matemática, Biologia, Física e Química) e os alunos, tendo em conta o elevado nível de chumbos e notas baixas nas mesmas disciplinas; é pertinente nesse trabalho o aspecto de averiguar as possíveis falhas que por ventura possam existir entre os alunos e professores da escola secundária de Guru.

É sabido que nunca foi uma tarefa fácil para os gestores escolares criarem accões antecipadas com o intuito de prevenir possíveis erros futuros no que concerne ao fracasso dos alunos ou até mesmo dos professores. É possível nesse trabalho explicar de uma forma clara e objectiva através do marco teórico o funcionamento do processo de avaliação do aluno e o posicionamento dos gestores escolares no âmbito de avaliar a avaliação feita pelo professor para o aluno e avaliar o próprio professor. A função do director é muito complexa, abrangendo os aspectos de autoridade escolar: o de educador e o de administrador. (Dias, apud, Meneses, 1998). Como autoridade escolar, o director é o responsável por tudo o que acontece na escola, sendo seu representante legal e a pessoa que personifica a instituição. O director como educador deve conhecer a atividade técnica executada pela equipe que esta sob o seu comando e também participar das atividades-fim de sua instituição.[1]

1.2. Problematização

O processo de avaliação do aluno é sem dúvidas uma prática geral nas escolas nacionais independentemente do nível escolar lecionado, mas uma das muitas preocupações é que é notável que elevado número de professores não tem usado correctamente o processo de avaliação para com os alunos, resultando assim em elevado número de reprovações e aprovações com notas lamentáveis. Apesar de não ter uma pesquisa ou dados sistemáticos e até mesmo dados nacionais sobre esta situação; abraça-se a escola secundária de Guru tendo em conta os dados fornecidos sobre elevados números de reprovações da 10ª Classe na secção de ciências durante os anos 2014 a 2016, pondo em causa a qualidade de ensino por parte dos professores, pedagógicos e directores da escola; entretanto, neste trabalho através desses factores já mencionados procura-se responder a seguinte questão:

Ate que ponto o processo de avaliação do aluno para o controlo do aproveitamento pedagógico durante o processo de ensino e aprendizagem influência no desenvolvimento dos professores e alunos da escola secundária de Guru?

1.4 Justificativa

Em nosso quotidiano, estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processo de interacção, mesmo que muitas vezes não os percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino do sujeito.

No que diz respeito à motivação da escolha do tema, deveu-se ao facto do autor ser professor e verificar que alguns professores não usam todos os tipos de avaliações existentes e ou técnicas avaliativas com base na didáctica de ensino. Também por verificar a existência de notas muito baixas nas avaliações finais de cada trimestre.

E da necessidade de buscar resposta para o problema ora levantado neste estudo, leva a uma análise da contribuição e o tipo de avaliação exercidas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, na busca de mudanças e possíveis verificações dos problemas que as escolas detêm em particular a escola secundária de guru. Este será relevante para fazer conhecer o papel da utilização deste instrumento tão importante, proporcionando o desenvolvimento das mudanças na aprendizagem, visando melhor e mais eficiente desempenho das actividades, e obviamente a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, poderá assim contribuir com certos conhecimentos do papel da avaliação sistemática e permanente nas actividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a actuação da avaliação.

Assim, espera-se para com o trabalho, contribuir para o fortalecimento da prática contínua e dinâmica da avaliação como um instrumento necessário para impulsionar programas de mudanças do desempenho do professor e de forma a contribuir um saber pertinente por parte dos actores do sistema educativo, levando a cabo a verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência dos objectivos propostos, dai orientar a tomada de decisões em relação às actividades do professor em relação à prática avaliativa.

Relevância Social

Este trabalho é importante para a sociedade em geral, pois tendo em conta a situação real que se vive na escola secundária de guru, é pertinente não só para o aluno, mas como também para o encarregado de educação pela problemática constatada naquela instituição de ensino.

Relevância profissional

É importante que os profissionais desta área leiam este trabalho, pois apresenta possíveis soluções para as falhas constatadas na escola secundária de guru, não só como também apresenta um teor muito importante no que tange ao processo de avaliação do aluno.

Relevância Acadêmica

É importante pelo simples facto de aplicar as regras metodológicas exigidas na elaboração de monografias, também pelo conteúdo aqui apresentado, onde poderá ser útil nas pesquisas dos estudantes como docentes de qualquer instituição de ensino.

Delimitação do estudo

Este trabalho foi realizado com base nos dados recolhidos através de entrevistas, foram realizadas na escola secundária de guru, com objectivo de Compreender o processo da avaliação do aluno para o controlo do aproveitamento pedagógico ao longo do processo de ensino e aprendizagem na escola secundária de guru no período de 2014-2016, onde num universo de 201 alunos foram selecionados 67 alunos como amostra; Entretanto, a análise dos dados recolhidos foi feita na base do software Microsoft Office Excel, por ser um software de fácil operacionalização e eficaz para o alcance dos resultados necessitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (100.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com