TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA x ESCOLA PARCERIA À LUZ DO DESENVOLVIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  28/11/2018  •  Monografia  •  5.964 Palavras (24 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 24

FAMILIA x ESCOLA PARCERIA À LUZ DO DESENVOLVIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Joserlene Silva Bezerra de Araújo1

                                                                           José Neudson Oliveira Castelo Branco2

RESUMO

No contexto atual têm-se discutido bastante quanto a participação da família no espaço escolar, considerando a sua relevância para a motivação e o desenvolvimento da aprendizagem e alfabetização da criança. Neste estudo, apresenta-se em caráter significativos com base em autores que tratam do tema, que a participação ou não da família na escola impactam diretamente na aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, considerando ainda,, que  alfabetização é um processo importantíssimo para o caminho da aprendizagem e desenvolvimento da vida do ser humano na sociedade, no qual as duas entidades mais presentes na vida da criança – escola e família – devem estar presentes de maneira a se completarem, visando o futuro das crianças.

Palavras-chave: Família; Escola; Parceria; Alfabetização; Criança

ABSTRACT

In the current context, there has been much discussion about the participation of the family in the school space, considering its relevance to the motivation and development of the child's learning and literacy. In this study, it is presented in a significant way based on authors who deal with the theme, that the participation or not of the family in the school have a direct impact on the student's learning and development, considering also that literacy is a very important process for the way learning and development of the life of the human being in society, in which the two most present entities in the life of the child - school and family - must be present in order to complete, aiming the future of the children.

Keywords: Family; School; Partnership; Literacy; Child

INTRODUÇÃO

         Atualmente a ausência da família nos contextos escolares tem-se crescido significadamente, ora por desconhecimento acadêmicos, ora por comprometimentos em outras ações do dia-a-dia, deixando a total responsabilidade da educação das crianças por parte da escola. Dessa maneira, compreende-se que a família exerce um papel fundamental, pois é a Instituição responsável pela transmissão de valores e sua participação na alfabetização das crianças.

O presente estudo intitulado: Família x escola parceria à luz do desenvolvimento na alfabetização da criança, trata-se uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de reunir as informações acerca do tema abordado, elaborado com o objetivo de analisar a importância da relação escola e família no processo educativo das crianças, pois educar no sentido amplo não é só da escola, é de ambas. Nessa abordagem justifica-se a importância de realizar este estudo de como se dá ou não a articulação entre família/escola, com intencionalidade na formação integral do sujeito, para que este possa ter uma educação de qualidade, nessa concepção a família também deve contribuir.

Neste trabalho relata-se sobre: Como a família pode ajudar a criança a ler escrever; O que a escola pode fazer para melhorar a participação da família no ambiente escolar e Como o professor pode conciliar a relação escola e família para ajudar no processo de ensino e aprendizagem do aluno, baseados nos postulados teóricos de: CHINOY (2008) onde enfatiza que a família tem como função social transmitir a criança normas e condutas, valores e crenças; FREDDO (2004) relata sobre os laços afetivos, apego, família e educação constituem os pilares sobre os quais a criança configura sua estrutura emocional; LIBÂNEO (2000) que trata da definição da educação; TIBA (1996) defende as responsabilidades: a família teria a responsabilidade pela formação do indivíduo, e a escola, por sua informação, dentre outros autores.

COMO A FAMILIA PODE AJUDAR A CRIANÇA A LER E ESCREVER

Toda e qualquer instituição de ensino tem por objetivo a aprendizagem do aluno, pois é nele que as práticas escolares se realizam de forma positiva ou negativa. Assim, a família também desenvolve um importante papel, podendo ou não contribuir para a aprendizagem de seus filhos, tanto no contexto familiar como no escolar com vistas a desenvolver a sociabilidade, a afetividade e o bem estar físico dos mesmos.

Nessa abordagem, contemplando que a instituição família é um espaço educativo, Libâneo define educação como:

Conjunto de ações, processos, influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupo na relação ativa com o ambiente natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais. (LIBÂNEO, 2000, p.22).

Dessa forma, o que muitas vezes acontece é a família atribuir responsabilidades que sobrecarregam a escola e os professores, dificultando dessa maneira o processo de aprendizagem das crianças. As responsabilidades ao invés de serem transferidas, devem ser compartilhadas, pois ambas precisam ser parceiras, e a escola por mais esforços que faça nunca dará conta de substituir a família.

Para compreender o conceito de família Chinoy define como:

Uma instituição formada por pais e filhos que moram ou não juntos na mesma casa, ou um grupo de pessoas ligadas pelos laços de sangue podendo incluir tios, tias e primos, como também todos os indivíduos que procedem de um progenitor comum. (CHINOY, 2008, p.545).

Corroborando com o autor, para que haja uma articulação entre a família e a escola, é preciso antes de mais nada saber sobre o que pensam os pais sobre seu papel no processo de escolarização dos seus filhos, e assim tentar sensibilizá-los da sua importância no processo do aprendizado, e essa participação poderá auxiliar na prática pedagógica dos professores, e juntos família e escola serão responsáveis pela inserção do sujeito na sociedade, fazendo com que o mesmo seja autônomo e crítico em relação ao contexto em que está inserido.

É fundamental refletir sobre as diferentes configurações e dinâmicas familiares, para desta forma compreender os discursos de participação dos pais na vida escolar dos filhos. As famílias se constituem e existem de diferentes maneiras, portanto, para pensar a relação família/escola, também é preciso aprofundar um pouco sobre as funções e etapas ou ciclos das famílias.

A criança aprende a falar, a selecionar o que gosta de comer, as regras, os valores e as crenças religiosas por meio da educação não formal que é transmitida pela família, e esta por sua vez acontece a partir das vivencias e é baseada no bom senso familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (578.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com