TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialização em Empreendedorismo e Inovação

Por:   •  19/4/2023  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        [pic 2][pic 3]

Curso: Especialização em Empreendedorismo e Inovação

Modalidade: Educação a Distância

Ano: 2023

Semestre: 1º

Módulo: I

Disciplina: Fundamentos do Empreendedorismo Inovador

Carga Horária: 30 h

Duração: 4 semanas

Início: 20.03.2023

Término: 15.04.2023

Endereço Eletrônico: denilson@ifpi.edu.br

Professor Conteudista/Formador: Denilson Pereira da Silva

Coordenadora do Curso: Marcelo Ricarte Pinho

Coordenador Geral: Raimundo Nonato Meneses Sobreira

Tutora Presencial: Carla Gabryela Resende Fonseca 

Cursista: Antonio Evanildo Bandeira de Oliveira

Atividade - Semana 03

1. Leitura do artigo “O papel das aceleradoras para o desenvolvimento das startups e do empreendedorismo no Brasil” e elaborar resenha de até 03 laudas.

Garcia Arcentales, J. J., Sena, P. M. B. & Araujo, N. C. de (2021). O papel das aceleradoras para o desenvolvimento das startups e do empreendedorismo no Brasil. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(3), 1 – 11. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i3.80186.

Resenha por Antonio Evanildo Bandeira de Oliveira.

O referido artigo tem como objetivo analisar a situação atual das startups e o impacto das aceleradoras no ecossistema de empreendedorismo.

Os autores afirmam que os empreendedores precisam se capacitar para gerir bem seu empreendimento, conhecer o ambiente do seu negócio, os investimentos necessários e seu público-alvo além de políticas adequadas que ajudam a implementar um ambiente saudável e estimulante para o empreendedorismo.

Segundo SEBRAE (2016), dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor evidenciam que 25% das empresas criadas no Brasil encerraram suas atividades antes de completar um ano, e 50% delas encerraram suas atividades antes de completar quatro anos. Diante desse cenário desestimulador surgem as startups, como empresas recém-criadas, até mesmo rudimentares ou ainda em período de composição, que contam com projetos promissores, relacionados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras com custos iniciais baixos, com alta perspectiva de escala, apresentando expectativa de crescimento quando se concretizam de fato.

Os autores mostram algumas definições de startups que é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.

Dentro da pesquisa dos autores, tomaram como base a Abstartups que tem como a missão de fomentar o ecossistema empreendedor no Brasil. Foi formada em 2011 por um grupo de empreendedores, a associação tem atuado nesses últimos anos em várias frentes de fomento. Destaca-se o trabalho que desenvolvem os aceleradores de startups dentro do processo de crescimento e expansão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com