TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrategia Empresarial

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5
  • Síntese

Resposta:  

No artigo “As profundezas da improdutividade”, o economista Claudio de Moura Castro, comenta sobre a improdutividade no Brasil.

No artigo do Jornal “Estadão” o economista diz que é muito importante conhecer o aspecto macro de uma empresa, porem para se conhecer o macro, primeiramente deve se conhecer o aspecto micro, afirma que a improdutividade nasce nas oficinas e nos escritórios e quando alguém não sabe utilizar alguma ferramenta (artefato), neste ponto que nasce o trabalho mal feito, como na frase “para entender é preciso descer lá embaixo, ao chão da fábrica”, ou seja, tem um fosso gigante entre o dono da empresa à um estagiário, e é necessário conhecer todos os processos de uma empresa para que não ocorra improdutividade e este fosso gigantesco contribui para a baixa produtividade dos economistas.

Na frase “ O gesseiro suja tudo e o pintor deixa a tinta pingar. Se cobrissem tudo com cuidado, economizariam trabalho. O gesseiro ignora o local dos pontos elétricos, obrigando o eletricista a adivinhar”, realmente o economista está correto, pois atualmente ninguém liga para ninguém, e está difícil encontrar bons profissionais no mercado de trabalho, se os profissionais fizessem um serviço bem feito e se destacassem por extras que vão além da sua profissão, como um simples caso de um pintor cobrir o chão para não pingar no mesmo, não precisaria limpar depois ou deixar a sujeira para o seu cliente limpar, o que economizaria tempo, poderia poupar tempo para fazer mais serviços ou até mesmo descansar e precisamos reinventar cotidianamente para melhorar nosso desempenho e com isso virar uma pessoa produtiva.

Um fato interessante do artigo é que informa que em construções, estima-se 30% de desperdício de material, pois ocorrem diversos fatores, como por exemplo quando cai um parafuso no chão, o funcionário invés de pegar o próprio parafuso que caiu no chão, prefere pegar um novo, com isso o dono provavelmente irá gastar mais do que esperado, uma simples atitude desta pode fazer com se tenha prejuízo em uma empresa.

O artigo conta diversos casos, como a falta de equipamentos de segurança em obras de construção civil, que acarretam em acidentes; a falta de planejamento na obra, faz com que quando se tenha desperdício de materiais e quando não se tem o material, simplesmente compre outro; manuais de instalação de telhas metálicas que não são lidos, e com isso simplesmente o telhado vazou; todos estes casos que o Claudio cita faz com que tenha que refazer todo o trabalho que havia sido feito, ou seja, todos os casos são exemplos reais de improdutividade, na frase “E, de grão em grão, o somatório é catastrófico” quer dizer que aos poucos, de erro em erro, pode levar a uma falência de uma empresa e que cada gesto deveria ser repensado.

“O maior desafio da formação é o ato delicado de identificar e preparar o candidato certo para um emprego que existe”, ou seja, algumas escolas e faculdades são falhas em muitos casos, mas em muitos casos o candidato a um emprego, esquece os valores de persistência, responsabilidade, qualidade, pontualidade, e estas competências são essências hoje em dia, estes traços comportamentais, assim como os estudos estão lado a lado e são muito importantes.

Para finalizar o economista destaca “A empresa pequena espelha o dono”, ou seja, a improdutividade de um dono de empresa ao analisar e ter uma visão equivocada de algum assunto, pode tornar a empresa mais improdutiva ainda, e se o dono dar empresa for assim, o que esperar da empresa? Terá prejuízos? Será uma boa empresa para se trabalhar?

 

  • Como o tema “As profundezas da improdutividade” está ligado a estratégia?

Resposta:  

O tema está ligado diretamente a estratégia, com a estratégia, a produtividade poderia melhorar 100%. Definindo as prioridades das tarefas, faz com que não se tenha dúvida do que deverá ser feito primeiro, se é o item A ou o item B, uma simples planilha contendo um controle de atividades que deveriam ser feitas, ajudará imensamente na produtividade e isto economizará tempo nas atividades. Ao ensinar os seus funcionários o jeito correto de fazer as coisas e a gerenciar o seu tempo, fará com que aprendam métodos, ferramentas e utilização muito mais rápido, o que ajudará na produtividade e também no controle de tempo do seu funcionário, o que pode fazer com que tenha mais tempo hábil para executar mais tarefas ou itens de menos prioridades, agilizando todo o processo, ou seja, capacitação de competência de um funcionário é realmente importante. Em um processo onde tenha ocorrido algum erro e você identifica está falha, faz com que você crie estratégias para melhorar a produtividades no circuito, ou seja, não irá mais acontecer o problema, você automatizará um processo e com isso pode até economizar gastos extras. A comunicação dentro de uma equipe está completamente ligada a estratégia, pois é vital para que não deixe as coisas subtendidas, pois com informações precisas a tarefa ou trabalho será bem executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (347 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com