TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrategia Empresarial

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discente Efetiva (ADE)

Rosilda Vieira Costa - RA 20698721

1) Quando falamos sobre inovação em sala de aula, comentamos três conceitos. Explique-os:

 - Vantagem Competitiva

R: Vantagem competitiva é o que gera valor percebido para a empresa sob o ponto de vista dos públicos-alvo a serem atingidos. Ajudando-os a escolherem a marca X e não a Y.

A busca por vantagens competitivas podem se dar por diversas trilhas estratégicas, mas destacaremos apenas cinco: 1.Pioneirismo 2.Dificultosa replicação do produto/serviço 3.Mercado sustentável 4.Superior à competição 5.Aplicável a múltiplas situações

 - Destruição Criativa

R: Conceito criado pelo economista Joseph Shcumpeter em 1942 no clássico livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia”. Para o autor, o potencial inovador dos mercados cria ambientes de sobreposição onde, ciclicamente, novos mercados são criados em detrimento da decadência de outros.  Aplica-se ao empreendedorismo, dentro do processo empreendedor, na medida que pode ser a base para justificar o potencial de determinado plano de negócio tendo em mente maturidade do mercado de atuação e pontos a serem inovados buscando angariar vantagens competitivas que tragam novas dinâmicas competitivas.

 - Oceano Azul

R: Teoria criada por W. Chan Win em 2005 e que parte do princípio que para a criação de negócios inovadores o requisito básico é busca por mercados ainda não explorados  ou mesmo criá-los de modo a tornar a concorrência irrelevante.

Parte do viés da inovação como pedra fundamental para atingir esses mercados. Via de regra a concepção de mercados “de oceano azul” tende a se viabilizar a partir do foco no uso de recursos e métodos de produção já conhecidos, mas de maneira ainda não detectada. Parte de uma Matriz de inovação sustentada por:

 1 - Eliminar complexidade do produto/serviço;

 2 - Adaptação de características do produto/serviço;

 3 - Elevar a percepção de valor do produto/serviço;

 4 - Criar experiências de consumo inéditas.

 2) Foram apresentadas em aula duas teorias que giram em torno de uma decisão estratégica de internacionalização. Explique-as:

- Modelo Diamante de Porter

R: É a conscientização de que características nacionais podem estimular uma vantagem competitiva internacional.  O autor ressalta que quem realmente compete são as empresas, e não nações ou indústrias. Serve para buscar características decisivas de uma nação que permitem às suas empresas criar e manter a vantagem competitiva em determinados campos, isto é, a vantagem competitiva das nações.  Identificar as razões pelas quais determinadas áreas geográficas se especializam e se sobressaem na competição internacional, explicando o que leva um país a estabelecer vantagem competitiva.

Referindo-se das condições dos fatores, como mão de obra, territórios, recursos etc; Das condições de demanda como compradores exigentes, das indústrias correlatas e de apoio e das estratégias de rivalidade.  Este sistema pode ser encarado como: um sistema de reforço mútuo, em que o impacto de um ponto em geral depende do estado dos demais.

 - Uppsala

R: A escola de Uppsala propõe um modelo que considera o aumento gradual do nível de internacionalização, através da obtenção de conhecimento sobre novos mercados e comprometimento de recursos. Mudanças no ambiente de negócios e releituras teóricas   levaram ao reconhecimento da influência das redes de negócio sobre os processos de aprendizagem e obtenção de conhecimento. A escolha dos mercados a serem atendidos pautados pela percepção de distância cultural, iniciando-se a ação internacional pelos mercados culturalmente mais próximos , os métodos que a sociedade utiliza para resolver os seus problemas, levando em consideração a linguagem do país, práticas de negócios vigentes,  ambiente econômico, sistema politico-legal, e a infraestrutura de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com