TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrategia Empresarial

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

        

PLANO ESTRATÉGICO SIMPLIFICADO

09/2020

[pic 2][pic 3]

        

        

Matriz de trabalho final

        

Elaborado por:         Felipe Abdalla Gordinho Schultz & Aline Mazeto Mendes

Disciplina:                 Estratégia Empresarial

Turma:                 PÓS-ADM 32


1. Nome da empresa

        Neste trabalho, iremos produzir um relatório estratégico simplificado da maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e aços especiais nas Américas, a Gerdau.        


2. Histórico da empresa

        Criada em 1901 por João Gerdau e seu primogênito Hugo, essa empresa nasceu com o nome de Fábrica de Pregos Pontas de Paris, na cidade de Porto Alegre-RS. Durante quase 45 anos, ela cresceu e prosperou no ramo da siderurgia e no ano de 1946, Curt Johannpeter que é genro de Hugo, assume a direção da empresa. A troca de direção em 1946 cunhou grande importância para a empresa, pois logo em 1947 a nova direção decidiu abrir o capital da empresa na bolsa de valores. A abertura de capital possibilitou a empresa adentrar no nível de empresas mundiais e já no ano seguinte da abertura, 1948, a Gerdau já produzia seu próprio aço advindo do minério bruto, um salto sólido para confirmação de um futuro brilhante. Sua produção continuou a crescer na cidade da matriz e em 1969 foi dado o primeiro passo da expansão da empresa, alcançando o nordeste e sudeste do Brasil. Com essas novas unidades fabris, a empresa também entrou no segmento de distribuição de aço a nível nacional. Todos passos anteriores foram essenciais para contruir uma base sólida, advindo desta solidez, em 1980 a empresa realiza sua primeira internacionalização, atendendo via exportação diversos países da américa do Sul. Outro passo importante foi dado em 1989, com a aquisição da Courtice Steel, nos EUA, adentrando assim em um dos maiores mercados de aço do mundo. Com essa entrada em mercado americano foi exposta a necessidade de se abrir capital também na maior bolsa americana de valores, a NYSE, feita em 1999. A partir deste ponto a empresa despontou em aquisições e criações de unidades fabris na Colombia, Argentina, Republica Dominicana. A Gerdau completa 120 anos de existência em 2021, tem receita liquida de R$ 40 bilhões de reais e já opera com uma mineração de ferro própria em terras brasileiras. Hoje conta com mais de 40 mil colaboradores e possui mais de 200 unidades industriais e comerciais, além de quatro joint ventures e duas empresas coligadas, o que faz com que esteja presente no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Peru, no Uruguai, no México, na República Dominicana, nos Estados Unidos, no Canadá, na Espanha, entre outros.

3. Definição do negócio

Para entendermos o posicionamento da empresa, primeiro precisamos entender o mercado na qual ela está inserida. Atualmente o mercado brasileiro conta com 3 empresas de aço que se destacam no setor. São elas: Arcelor Mittal, empresa indiana, Votoraço, outra brasileira e a Gerdau.

Dentre estas três empresas, a marca Gerdau detém melhor percepção dos consumidores em relação a seus produtos. Essa percepção se concretiza no cliente via entrega de um aço de melhor qualidade frente aos concorrentes, fator alvo definido e alcançado na gestão estratégica da empresa. Devido á esta percepção positiva, poderia ser adotado uma estratégia de preço premium.

Porém, no quesito de preço, a Gerdau cunhou sua estratégia para ter uma percepção intermediária entre as três marcas, sendo a marca Indiana a mais barata.

Outro fator importante que se observa, é uma certa vantagem da marca Gerdau em relação às demais no fator atendimento ao cliente, sendo o mesmo feito de forma ativa e apresentando via colaboradores que possuem um bom relacionamento com os clientes, além solucionar sempre problemas ocasionais em curtos espaços de tempo. Isso consolida um prazo de entrega onde o cliente estabelece as condições da entrega e recebe-as pontual por parte da empresa, aumentando ainda mais sua percepção de valor.

A Gerdau é dividida em vários setores dentro do mundo siderúrgico e cada setor apresenta um cliente alvo, dentro de uma mesma empresa. O setor de aços longos (vergalhões, barras, perfis, arames, pregos, telas, etc) tem como alvo a indústria de construção civil. A parte de aços especiais tem como alvo a construção mecânica, ferramenta e inoxidáveis, sendo que 80% das vendas desta divisão vão pro setor automotivo. A terceira divisão da empresa é focada no setor agropecuário, representando a menor parte de seu faturamento.

Logo, podemos concluir que os clientes da Gerdau têm suas necessidades como prazo e preço plenamente atendidos pela empresa, evitando assim possíveis dores como paralização de obras e linhas de produção, defeitos estruturais no aço das construções, partes de carros frágeis ou arames farpados estourando, deixando todo gado fugir.


4. Visão

Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor.


5. Missão

O Grupo Gerdau é uma empresa com foco em siderurgia que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade.


6. Valores Corporativos

   - Segurança

        Nenhum resultado é mais importante do que a vida das pessoas.

  - Fazer o certo

        Ética e respeito são essenciais, em tudo que fazemos.

  - Cada cliente é único

Agimos para fazer o negócio do nosso cliente prosperar, impulsionando o sucesso conjunto.

  - Abertura

        Nós não sabemos tudo e acreditamos que um time sempre alcança melhores resultados que o indivíduo.

  - Ambiente diverso e inclusivo

        Criamos um ambiente diverso e inclusivo em que há espaço para que todas as pessoas sejam ouvidas, respeitadas e tenham oportunidades. Respeitamos e valorizamos a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (635.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com